BBB21: psiquiatra explica déficit de atenção, transtorno sofrido por Fiuk

Comportamento do ator na Prova do Anjo abriu discussão sobre TDAH nas redes sociais; entenda o transtorno

Ana Raquel Lelles* 12/02/2021 22:22
reprodução Rede Globo
Comportamento de Fiuk chamou atenção no BBB 21 (foto: reprodução Rede Globo)
O comportamento do ator e cantor Fiuk na Prova do Anjo, nesta sexta-feira (12/02), no Big Brother Brasil 21, chamou a atenção dos internautas. A dinâmica era seguir as setas no chão e encontrar um card. Logo depois, o participante deveria apertar um botão vermelho. O brother ou sister que concluísse a prova com menos tempo, venceria. Com 89 segundos, 
o fazendeiro Caio ganhou o título de "Anjo".

Fiuk, no entanto, foi eliminado logo no início da dinâmica, com menos de 5 segundos de participação no jogo. Assim que entrou na prova, o cantor não seguiu as setas e foi desclassificado pelo apresentador do BBB, Tiago Leifert. Veja o momento:



Nas redes sociais, as reações ao comportamento de Fiuk foram mistas. De um lado, 
um grupo zoava a ação do ator por ter errado algo considerado por muitos “fácil”. 

Do outro lado, os internautas abriram uma discussão sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Na noite desta sexta-feira, a sigla TDAH ficou entre os tópicos mais falados no Twitter, junto ao nome "Fiuk". 

Os administradores das redes sociais oficiais do ator afirmaram que o transtorno seria a principal razão para ele ter errado na prova do anjo. “TDAH o nome, amigo!”, respondeu o perfil @Fiuk no Twitter. 





Em conversa com o Portal Uai, a psiquiatra  Jaqueline Bifano confirmou que esse comportamento de Fiuk na Prova do Anjo pode ser explicado pelo TDAH. “É típico do desatento. Ele lembra de tudo, mas esquece de detalhes. Então, com certeza, é justificável”, disse a médica, que trabalhou no Núcleo de investigação da impulsividade e atenção (NITDA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com triagem e atendimento de crianças com TDAH.

Guilherme Breder
'Não existe uma causa específica, mas é comum que o TDAH seja um quadro genético', disse a psiquiatra Jaqueline Bifano (foto: Guilherme Breder)
Essa não é a primeira vez que Fiuk fala sobre o transtorno. No dia 26 de janeiro, o cantor admitiu o diagnóstico de TDAH em conversa com o brother Projota. “Fui crescendo e quis saber o que era isso que eu tenho, fui ficando inquieto. Será que minha cabeça é limitada?”, contou. 

O cantor relatou que sofreu durante a infância por causa da doença: “Eu sempre tinha que me isolar, sentar no canto da sala. Moleque me dava tapa na cabeça, eu sempre sofria muito bullying (...) Não era uma coisa positiva na escola, os moleques acabavam comigo. Eu não conseguia ser amigo de ninguém. As meninas sempre ficavam com dó, mas até a minha pré-adolescência foi brabo”. 

Durante a conversa, o ator revelou que, assim que teve o diagnóstico, procurou saber mais sobre a doença. No dia 29 de janeiro, com Fiuk no confinamento do BBB21, os administradores do perfil oficial do cantor no Instagram abririam uma live com a Tribo TDAH e a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva para falar sobre o Transtorno. 


Mas, afinal, o que é TDAH? 


“O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno do neurodesenvolvimento. Não existe uma causa específica, mas é comum que seja um quadro genético, ou seja, mais de uma pessoa na família com TDAH”, disse a psiquiatra Jaqueline Bifano. 

Manifestação do TDAH

Segundo a psiquiatra, o transtorno pode se manifestar, ainda na infância, de três formas:

* Uma criança hiperativa e desatenta. Porém a desatenção sobressai a hiperatividade

* Uma criança hiperativa e desatenta. Porém a hiperatividade sobressai a desatenção

* Uma criança muito hiperativa e muito desatenta. 

A doutora completa que é comum que a escola identifique o transtorno. “É uma criança que não consegue ficar sentada. Ela pede para ir ao banheiro ou beber água o tempo inteiro. Ela não consegue assistir uma aula inteira sentada. Ou então é uma criança que conversa muito. Eles podem ser muito inteligentes, então eles acabam rapidinho o que tem para fazer e vai conversar e, sem querer, atrapalhar os outros coleguinhas”, explicou. 

Apesar de ser comum de identificar na infância, a psiquiatra lembra que também é possível que a pessoa seja diagnosticada na vida adulta. “Pode ser um adolescente indisciplinado ou adulto que tenha dificuldade de morar sozinho. Ele pode esquecer de pagar as contas, o que causa consequências", explicou. 

“Tem uma impulsividade muito grande: então na hora que percebe, já fez ou falou. Geralmente, não aceitam regras”, completou. 

Características: 

Desatenção

Desorganização

Agitação psicomotora 

Hiperatividade 

Facilidade para esquecer 

Relação com a depressão 

A psiquiatra explica que pessoas com TDAH têm mais chance de ter depressão. “Muitas vezes, eles ficam desestimulados. Eles tentam e não conseguem concentrar. Estudam por horas, mas não adianta pois eles perdem o foco. Vivem no ‘mundo da lua’. O pensamento está em outro lugar”, comentou.

Assim, a criança ou adolescente começa a perder o interesse pelos estudos e leitura e desenvolver um quadro depressivo. Já na vida adulta, pode ser que não consiga ficar muito tempo em um emprego e acabe desenvolvendo a depressão.

Fiuk também revelou, no BBB 21, que sofre com depressão. Em conversa com a sister Thaís, o cantor disse que sente vontade de chorar o tempo todo. “Eu tenho crise de ansiedade, que aciona a depressão. Eu preciso ficar sozinho do nada. Tudo isso aqui dentro (do BBB), tem uma outra administração. Em casa, eu sabia mais ou menos como lidar. Então é fod@!, contou. 



Tratamento 

O tratamento para TDAH não é medicamentoso e deve começar na infância, para que a criança desenvolva uma disciplina e não tenha problemas futuros. É importante ter um acompanhamento psicológico para aprender a controlar o comportamento. “Conforme a criança vai crescendo, ela vai aprendendo a ter disciplina, que ela tem uma agenda, que ela tem que verificar aquela agenda”, explicou. 

Porém, a psiquiatra afirma que pode ser necessário que a pessoa com TDAH use uma medicação prescrita.  “Com a terapia cognitiva comportamental, a criança pode conseguir ficar sem a medicação. Talvez, ela precise voltar a usar em momentos pontuais como no vestibular, em um concurso, ou em outros momentos que precise de mais atenção”, completou.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV/REALITIES