Sucesso na 'temporada' 2020, Rafa Portugal volta com tudo ao BBB21

Globo vai repetir a fórmula de sucesso e a nova temporada do CAT BBB estreia hoje (26/01)

Frederico Gandra* 26/01/2021 18:12

Globo/Victor Pollak
Rafael Portugal foi um dos grandes destaques do BBB 20 (foto: Globo/Victor Pollak)
 

Mesmo ausente do jogo, o comediante Rafael Portugal foi um dos grandes destaques do BBB 20. Uma das novidades da edição histórica, o quadro CAT BBB, divertia as noites tensas de Paredão, misturando música, humor e memes. A Globo confirmou que vai repetir a fórmula de sucesso e Rafael Portugal estreia hoje (26/01) sua participação na nova temporada do reality.

Com raízes humildes, Rafael Portugal é natural de Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Desde novo, estuda teatro e começou a carreira de sucesso gravando vídeos para a internet ao lado de vizinhos.



Após passagens pelo canal Parafernalha e o Prêmio Multishow de Humor 2015, o carioca foi contratado pelo grupo de humor Porta dos Fundos e pelo programa “A culpa é do Cabral”, onde segue até hoje.

Contando com prestígio de rafael entre os internautas, a Globo resolveu investir no comediante para comandar o quadro humorístico do BBB 20, após anos de fracasso. Rafael Cortez, Monica Iozzi e Rodrigo Santana foram alguns dos comediantes que não cativaram o público em edições anteriores e acabam deixando a emissora.

A Central de Atendimento ao Espectador do BBB 20 (CAT BBB) surgiu em uma mudança do foco na produção do reality. Visando se apropriar das narrativas construídas nas plataformas digitais - como Twitter, Facebook e Instagram - Rafael Portugal reagia de forma descontraída às opiniões dos espectadores sobre a trama, utilizando termos, piadas e recortes compartilhados na web.

Todas as terças-feiras, o quadro trazia um pouco de descontração aos espectadores nas noites de Paredão do BBB 20. Rafael, logo, conquistou a todos ao comentar sobre os participantes e a dinâmica do programa de forma bem-humorada.

Fazendo um apanhado dos melhores momentos da semana, o humorista ridicularizava situações ocorridas no reality e as opiniões inflamadas dos internautas, tendo como base a Central de Atendimento ao Espectador da Globo.

Em comunicado enviado pela emissora na tarde de hoje (26/01), Rafael avalia que os fãs do reality se sentiram representados nos episódios, já que algumas inspirações para as piadas vinham do público. “Eu me sentia falando muita coisa que eles gostariam de falar – memes criados na internet e que eu acabei levando para o quadro, por exemplo”, observa.

Rafael Portugal também apostou em composições musicais autorais e criativas em torno do programa. No último mês de reality, ele cantou uma canção que questionava “como vai ser viver sem o BBB na quarentena”, lamentando o final da temporada, mas sem deixar de provocar alguns dos ex-BBBs, para delírio do público.



"Será que a gente não estende (a temporada) mais um pouco? Ou de repente começa tudo de novo. Avisa que eram falsos todos os Paredões... menos o do Daniel", destacou.


Já na semifinal, o comediante fez uma paródia com a retrospectiva de todos os Paredões, homenageando a temporada. Mas não deixou de enviar seu recado final: “No fundo, eu to mal de saber que quem não vai ganhar sou eu, Rafael Portugal”, brincou.

Na grande final, o CAT BBB foi ousado e conservou com todos os ex-BBBs da temporada de forma remota. Mesmo em clima descontraído, os comentários ácidos do comediante não ficaram de fora.

"Quando tu tava na casa, muita gente ligava aqui pro CAT para perguntar: gente, o que o Hadison tem na cabeça? Eu respondia: calvície", contou a Hadison, pivô da grande briga do BBB 20 que rachou o elenco entre homens e mulheres.

O resultado do novo formato foi extremamente positivo. Impulsionado pela edição histórica, que quebrou recordes de audiência e votação, o quadro se tornou um sucesso nas redes sociais durante a exibição do reality. Ao todo, foram exibidas 13 edições do CAT BBB que somaram mais de 40 horas no Trending Topics do Twitter.

A repercussão contribuiu para o aumento da popularidade de Rafael Portugal, conforme explicou o artista em entrevista ao Gshow.

“As minhas redes sociais cresceram absurdamente depois do quadro. Esse foi um BBB com um envolvimento e uma força vinda da internet muito grandes, votações recorde, números muito bacanas. Fazer parte de tudo isso foi sensacional. Estou colhendo os frutos com uma repercussão muito boa do quadro, convites de trabalho e novas oportunidades”, relatou o comediante, em abril de 2020.

“Me diverti muito fazendo o quadro e acho que o sucesso veio disso”, acrescentou.

Em vídeo enigmático publicado no Twitter, o Big Brother Brasil confirmou a volta do CAT BBB na noite de hoje (26/01).

 

 


Novamente à frente do quadro, Rafael Portugal faz suspense sobre a nova temporada e não revelou spoilers, mas adianta que pretende continuar contando com os fãs de BBB.

“Adoro interagir com o público e nesta edição vou contar com a ajuda deles mais uma vez”, adiantou.

Na expectativa para a estreia, o comediante conta que a espera pela próxima edição vem de longa data. “Você não está entendendo que eu estou ansioso desde o momento em que a Thelminha ganhou. Eu já estava pensando no BBB 21 naquele dia”, destaca.

Agora que já conhece os participantes, Portugal acredita que não vai faltar história para contar nesta edição. “Estou na torcida para que as plantas sejam apenas as do jardim e que o parquinho não pare de pegar fogo nunca mais (risos)”, brinca.

 

*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz

MAIS SOBRE SERIES-E-TV/REALITIES