BBB21: Com pandemia, confinamento na casa passou de sacrifício a privilégio

Os 20 brothers e sisters vão aproveitar a temporada numa realidade distante dos perrengues do 'novo normal'

Frederico Gandra* 22/01/2021 16:06

Fábio Rocha/ Divulgação
Misturando estéticas, cores, estilos e propostas, a casa do BBB 21 procura deixar o ambiente lúdico (foto: Fábio Rocha/ Divulgação)
 

Em meio à pandemia da COVID-19 e com o novo avanço dos números de contágio e óbitos no Brasil, o confinamento no BBB 21 passou de sacrifício a privilégio

 

Sem contato com o mundo exterior, os 20 brothers e sisters vão aproveitar a temporada numa realidade paralela distante dos perrengues do “novo normal”. O reality global começa na próxima segunda-feira (25/01) e terá 100 dias de exibição, tempo recorde.

Até há pouco tempo, o período em confinamento na casa mais vigiada do país era visto como uma experiência dura e inusitada. A premissa do programa era dar ao público a chance de ver como a experiência do confinamento desestabiliza os participantes.

 

No entanto, a rotina imposta pelo novo coronavírus mudou essa perspectiva de forma inédita. Com as quarentenas impostas para deter o avanço do novo coronavírus, o público do programa agora tem a experiência de confinamento. 


Em troca da perda de privacidade, o elenco do BBB 21 vai usufruir de uma rotina em isolamento que agora parece invejável


A seguir, listamos oito exemplos de como a vida de BBB se tornou um privilégio e não um sacrifício: 

 

1) Ausência das máscaras:

Quem imagina passar alguns dias sem usar máscaras nos dias de hoje?

O uso do acessório tornou-se obrigatório em diversas localidades ao redor do mundo, após a disseminação da pandemia de COVID-19. Atualmente, o utensílio se agrega à lista de itens essenciais para a população carregar antes de sair de casa, assim como chave, carteira e celular.

Entrar em estabelecimentos públicos sem máscara é somente uma lembrança remota na mente de milhares de brasileiros.

Mas os brothers e sisters do BBB 21 vão relembrar essa sensação. Com todos devidamente testados e isolados, as máscaras estarão ausentes da rotina do reality.

A medida vai permitir um breve descanso aos participantes desse hábito, sem o perigo de contrair o vírus. Já pensou passar 100 dias assim?

2) Duas festas por semana:


Aqueles que estão com saudade de aglomerar e dançar com os amigos devem sofrer no BBB 21. Semanalmente, o reality conta com duas festas bem produzidas, com direito a open bar e shows especiais. Os riscos de dividir o copo não vão incomodar o elenco, e aproveitar a noite vai ser a única preocupação.


3) Paquera sem receio:


A pandemia também mudou as relações amorosas. As restrições de aglomeração limitarm as possibilidades de encontros e o risco de contágio causa receio nas conexões. Os aplicativos de paquera foram uma saída, mas ainda despertam a desconfiança de alguns usuários.

Em confinamento, os participantes do BBB 21 vão poder se envolver romanticamente sem o temor de contrair o vírus. Contando com duas festas por semana, não vai faltar oportunidade para o grupo se relacionar, como nos velhos tempos.

Para facilitar os encontros, o BBB 21 ainda vai contar com um aplicativo exclusivo para paqueras, denominado “Flecha”. É uma das novidades dessa edição e funciona como uma espécie de Tinder para os participantes manifestarem interesse um pelo outro.


4) Longe do “bombardeio” de notícias ruins: 


Sem qualquer notícia do mundo exterior, o grupo pode relaxar e esquecer por um tempo a existência da pandemia de COVID-19. Nenhum deles será informado sobre o número de óbitos diários ou os imbróglios relativos à vacinação no Brasil. Sua única preocupação será com o jogo.

Em vídeos gravados previamente e publicados em seu canal de YouTube, Manu Gavassi defendeu sua participação no BBB 20 como um “retiro espiritual”. Um ano depois, essa justificativa nunca fez tanto sentido.


5) Vivência em uma casa de alto padrão:


A rotina ao ar livre é outra vantagem dessa ediçao. O elenco vai habitar uma casa nada modesta, na qual se pode usufruir de um jardim amplo, com piscina e academia. 

 

Nesta sexta-feira (22/01), a Globo divulgou imagens do novo cenário com diversas novidades.

Misturando estéticas, cores, estilos e propostas, a casa da vigésima primeira temporada do reality abriga cômodos que procuram deixar o ambiente lúdico e divertido.

Longe dos problemas do mundo real, a oportunidade de conviver nesse ambiente moderno e com poucas obrigações pode causar inveja em parte da audiência, enclausurada em casa desde o início da pandemia.


6) Mimos:

Além da oportunidade de conviver protegidos do vírus, os BBBs concorreram a diversos prêmios semanalmente.

Na prova do líder ou em gincanas promovidas pelos patrocinadores, os 20 concorrentes ao prêmio de R$ 1,5 milhão disputam brindes e presentes oferecidos pela produção. Ao final, cada um leva os mimos recebidos para casa.

No BBB 20, Babu Santana não ganhou nenhuma prova e, mesmo assim, foi presenteado com uma caminhonete zero quilômetro, como reconhecimento por sua trajetória no jogo.

Aparentemente, ninguém ali pode reclamar de vida difícil.


7) Longe das filas de supermercado:


Algo antes corriqueiro, as idas ao supermercado se tornaram um desafio. Hoje, o local é considerado zona de alto risco de contágio, tendo em vista a constante circulação de pessoas.

Por ser um serviço essencial, a população teve que se acostumar a adotar medidas de segurança nesses estabelecimentos para evitar a disseminação do vírus. Lavar as compras ao chegar em casa também se tornou uma praxe.

Porém, nada disso vai fazer parte da rotina do BBB 21. A partir de segunda (25/01), os brothers e sisters recebem os mantimentos todos higienizados e cuidadosamente selecionados.

 


A “lista do supermercado”, com certeza, vai ser uma ausência muito bem-vinda.


8) Nada de home-office: 


Desde março de 2020, a rotina doméstica é mesclada com as demandas profissionais e acadêmicas dos brasileiros.

Mesmo após o tempo de adaptação, as aulas e trabalhos remotos seguem atormentando a população. A estabilidade da internet é um problema constante, enquanto o cotidiano longe dos colegas ainda é um desafio.

Mas a rotina de trabalho exaustiva e solitária também não vai ser um problema.

Sem acesso à internet, o elenco do BBB 21 vai lembrar de uma época sem reuniões no Zoom e aulas remotas.

Já pensou passar algumas semanas sem ouvir a frase: “Seu microfone tá mutado”.
Quem dera!

9) Psicólogos à disposição:

Pelo fato de o confinamento ser considerada uma experiência de alta pressão e desgaste psicológico, a produção do programa oferece aos participantes a chance de conversar com um psicólogo sempre que sentirem necessidade de desabafar ou quiserem uma ajuda profissional para resolver seus conflitos. As conversas se dão no confessionário e não são expostas ao público, garantindo seu sigilo.

 

Com a carga imposta pela pandemia à saúde mental da população, poder ser atendido por um profissional da área (e gratuitamente), tornou-se um dos maiores luxos que o BBB oferece aos seus jogadores. 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV/REALITIES