Repórter do SBT Rio chora ao ser intimidada por dois homens ao vivo

Supostos funcionários da prefeitura do Rio tentaram impedir Branca Andrade de link ao vivo em terminal público de ônibus

Reprodução/SBT
Branca Andrade (foto: Reprodução/SBT)

Nesta sexta-feira (25/02), ao fazer uma matéria para falar sobre a greve de funcionários no BRT, a repórter Branca Andrade, do SBT Rio, foi intimidada por dois homens ao vivo, que começaram a cercá-la, fizeram uma barreira e desplugaram cabos de seus equipamentos para impedir a transmissão.

 

Branca ficou constrangida e abalada com a situação e, por isso, a profissional começou a chorar e a tremer enquanto pedia respeito aos rapazes. Ela acreditou que se tratavam de funcionários do local, mas logo percebeu que eles estavam sem uniformes e sem identificação, e começou a questioná-los sobre suas identidades.

 

O cinegrafista deu diversas voltas para tentar focar em Branca, mas os dois brutamontes seguiam o movimento, de costas para a câmera e encarando a jornalista, que pedia licença a todo momento. Com a negativa, ela passou a se sentir coagida e ameaçada pelos rapazes, e começou a tremer.

 

"Neste momento estamos tendo a nossa liberdade de expressão cerceada, como você pode ver", disse a jornalista enquanto era encurralada por um rapaz não identificado. "O senhor pode se afastar, por favor? O senhor está atrapalhando o meu trabalho, não é assim que funciona", disse a jornalista ao suposto funcionário, que somente dava ordens, dizendo que ela deveria circular e não poderia ficar parada.

 

"Eles nem estão uniformizados. Eles são dois funcionários... na verdade se dizem funcionários, porque nem usam uniformes da concessionária. Neste momento a minha imagem não aparece porque as costas deste funcionário, que não foi identificado, aparece. Qual é o nome do senhor para eu procurar na concessionária?", continuou Branca.

 

Jornalista se pronuncia nas redes sociais   

Em seu perfil do instagram, a jornalista falou sobre o caso e agradeceu aos seus colegas de profissão: "Versão estendida do #aovivo. Agradeço demais o apoio de todos os meus colegas de profissão, sem o suporte da redação para acionar a polícia teria sido difícil. Agradeço a Isabele Benito que do estúdio ficou tensa e rapidamente conduziu tudo para que minha segurança fosse garantida, ao Carlos Augusto que acionou o comandante do 31BPM e também ao meu diretor Diego Germano que está me apoiando muito também depois do susto. Mas o importante é que nós nunca vamos deixar ninguém obstruir nossa lente, o jornalismo não vai se calar, e é preciso estar atento e forte, e eu estarei, sempre a serviço do que é certo!", disse Branca, que recebeu toda solidariedade de telejornais concorrentes, como o RJ1, além do próprio prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) .

MAIS SOBRE SERIES-E-TV