Fake News: Record TV noticia explosão em shopping que nunca aconteceu

Emissora cobre por 5 minutos suposto acidente, fala em feridos, evacuação às pressas, mas nada ocorreu

Reprodução/Record TV
Mariana Godoy e Sérgio Aguiar, âncoras do Fala Brasil (foto: Reprodução/Record TV)
 

A Record TV cometeu um grave erro nesta terça-feira (19/10) no telejornal Fala Brasil . O programa começou a noticiar uma explosão em um shopping de Barueri, São Paulo, que não aconteceu. Com direito a Comandante Hamilton sobrevoando os céus, a 'cobertura' durou mais de 5 minutos e falava de feridos, correria e todo um cenário trágico que não existia.

 

"A princípio seria uma explosão na parte de um gerador, essa ambulância acabou de chegar, uma vítima já está sendo colocada, vítimas com ferimentos na parte do rosto. O fato é que pelo menos sete pessoas feridas nessa grave ocorrência”, afirmou o piloto, enquanto os âncoras, Mariana Godoy e Sérgio Aguiar , cobriam a 'tragédia'.

 

"São trabalhadores do shopping. Nesse horário, faltando dez minutos para nove horas da manhã, ainda não está aberto o comércio para o público em geral. Então são trabalhadores do shopping, que estavam nesse subsolo e são esses trabalhadores que ficaram feridos. Sete pessoas por enquanto, comandante?", perguntou Mariana a Hamilton, que deu mais detalhes:

 

"São trabalhadores, eles foram posicionados aqui no estacionamento, neste momento todo o shopping foi evacuado. Pelo menos quatro nós já acompanhamos que seguiram em direção aos hospitais aqui da região oeste de São Paulo. Lembrando: há pelo menos sete vítimas. Pode ser, inclusive, que a estrutura tenha sido danificada, viu, Mariana? Eles podem ter que fazer o trabalho de remoção dessas vítimas debaixo de escombros", afirmou o comandante.

Reprodução/Record TV
Telejornal cobriu por mais de 5 minutos explosão que não occorreu (foto: Reprodução/Record TV)

Por volta de 8h55, o telejornal foi para o intervalo comercial e disse que voltaria com maiores informações do ocorrido. Na volta, Sérgio e Godoy não tocaram no assunto por mais de 10 minutos. Após a pausa, a bancada explicou que a situação "não era bem assim".

 

"Uma correção sobre o episódio em um shopping da Grande São Paulo. As imagens que nós vimos na verdade não são de uma explosão. O shopping está fazendo neste momento uma prevenção de incêndio com treinamento de funcionários", disse Aguiar, sem se desculpar com a audiência. O assunto viralizou e se tornou motivo de piadas por parte dos internautas.

 

 

 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV