Jimmy Kimmel brinca com a pandemia na abertura do Emmy Awards 2020

Evento que premia os melhores da televisão acontece em modo virtual, novidade para este tipo de cerimônia

AFP 20/09/2020 22:14
Divulgação
(foto: Divulgação)

O Emmy Awards, que premia os melhores da televisão, começou neste domingo em formato virtual, inédito neste tipo de cerimônia. "Bem-vindos aos pandemmyes", cumprimentou o apresentador Jimmy Kimmel, em frente a um teatro lotado, que logo depois se revelou se tratar de uma montagem de transmissões anteriores. De forma irreverente, a plateia foi substituída por imagens de papelão dos artistas.

"Não é que o que está acontecendo esta noite não seja importante. Não vai deter a COVID nem apagar os incêndios, mas é divertido e precisamos nos divertir", continuou Kimmel. "Este foi um ano miserável. Foi um ano de divisão, injustiça, doença, aulas de Zoom, desastre e morte. Fomos colocados em quarentena e trancados. O que encontramos naquele túnel escuro e solitário? Encontramos um amigo que está lá para nós 24 horas por dia, nosso velho amigo, a televisão".

Kimmel foi acompanhado por algumas estrelas, como Jennifer Aniston, que apresentou o primeiro prêmio: melhor atriz de comédia. Antes de anunciar o vencedor, Kimmel encharcou o envelope com álcool e até queimou um pouco antes de anunciar o vencedor: Catherine O'Hara, do canadense Schitt's Creek, sobre uma família rica forçada a morar em um motel. "Obrigado pela oportunidade de interpretar uma mulher de 'certa idade' na minha idade", disse O'Hara ao receber o prêmio.

"Faça um esforço"

O Emmy é um experimento perfeito rumo à temporada de premiações de 2021 de Hollywood, que já foi adiada por alguns meses em função da COVID-19. Na Califórnia, a doença deixou cerca de 15 mil mortos até agora.

Equipes de filmagem acompanharam 138 estrelas, em 114 locais diferentes em dez países: um desafio para essas cerimônias que são transmitidas ao vivo. Kimmel cumprimentou um telão repleto de famosos. Sem tapete vermelho, a produção disse aos indicados: "Venham como quiserem, mas façam um esforço", segundo carta publicada pela revista especializada Variety.

Racismo nos EUA


Independentemente do resultado, a edição 2020 do Emmy é uma sacudida obrigatória e, para muitos, necessária, no formato das cerimônias de premiação. A cada ano, esses eventos perdem mais audiência. Capturando o espírito de protesto deste ano, a minissérie da HBO Watchmen lidera a lista de indicações, com 26. A assombrosa adaptação da história em quadrinhos aborda o racismo histórico da América, bem como a violência policial e até mesmo o uso de máscaras.

Em cerimônia pré-Emmy, que premia categorias técnicas, Watchman já ganhou sete estatuetas, entre fotografia, mixagem de som e figurino. A série de Star Wars The Mandelorian também parte com sete Emmys nessas categorias técnicas - as primeiras para o novíssimo Disney+.

Das mais de 100 indicações para atuação neste ano, mais de um terço foi para atores negros, um novo recorde. A noite também homenageia a carreira de Tyler Perry, o magnata negro do entretenimento que gerou maior diversidade em Hollywood e que, este ano, pagou as despesas do enterro de afro-americanos vítimas da violência policial, como George Floyd.

A luta contra o racismo tem um lugar de destaque neste Emmy, assim como o legado da juíza da Suprema Corte Ruth Bader Ginsburg, que faleceu na sexta-feira (18), aos 87 anos. Também é provável que muitos aproveitem o evento para pedir o voto contra Donald Trump nas eleições de 3 de novembro.

'Schitt's Creek'

A série canadense de comédia Schitt's Creek se consagrou como a grande vencedora do Emmy nas categorias humorísticas. Encerrada em 2020 após seis temporadas, a série criada e estrelada por Eugene Levy e seu filho, Daniel Levy foi a mais celebrada da noite entre as comédias.

Schitt's Creek venceu, além do prêmio de melhor atriz (Catherine O'Hara), nas categorias ator (Eugene Levy), roteiro, direção, ator coadjuvante (Daniel Levy), atriz coadjuvante (Annie Murphy) e, por fim, de melhor série de comédia.

A trama acompanha a vida de uma família de milionários que perde toda a sua fortuna e se vê obrigada a se mudar para uma cidadezinha do interior.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV