GoT: entenda a profecia sobre o grande momento do terceiro episódio da 8ª temporada

Arya e Melisandre já haviam se encontrado no passado e a sacerdotisa antecipou o que aconteceria

por Estado de Minas 29/04/2019 14:44

HBO / Reprodução
Melisandre (Carice Von Houten) e Arya (Maisie Williams) on capítulo que foi ao ar domingo (foto: HBO / Reprodução)
 

O TEXTO CONTÉM REVELAÇÕES SOBRE O ENREDO DO TERCEIRO EPISÓDIO DA OITAVA TEMPORADA


Arya: “Eu conheço você, você disse que nos encontraríamos de novo.”
Melisandre: “E aqui estamos, no fim do mundo”
Arya: “Você disse que eu fecharia muitos olhos para sempre. Você estava certa sobre isso também”.
Melisandre: “Olho castanhos. Olhos verdes e… olhos azuis”.
(O barulho do exército dos mortos se aproximando aumenta)
Melisandre: “O que dizemos ao Deus da Morte?”
Arya: “Hoje não”.

Antes de surpreender o Rei da Noite (Vladimir Furdik), quando este se preparava para executar Bran (Isaac Hempstead-Wright), e cravar uma adaga no vilão encerrando a Batalha de Winterfell, Arya Stark (Maisie Williams) teve uma importante conversa com Melisandre (Carice Von Houten) que ajuda a entender porque a jovem se tornou a principal heroína da história até agora. Ainda na terceira temporada, as duas se encontraram, quando Arya fugia de Porto Real e procurava pelo restante de sua família. Na ocasião, a misteriosa sacerdotisa olhou a garota nos olhouma s e profetizou: “Eu vejo escuridão em vocês. E nela muitos olhos olham de volta. Olhos castanhos, verdes e azuis. Olhos que você fechará para sempre. Nós nos veremos novamente”.


Melisandre passou toda a trama pregando sobre os horrores da chamada Longa Noite, tomando inclusive decisões controversas sob alegação de servir ao Senhor da Luz. Já Arya passou por um intenso treinamento, até se tornar uma poderosa assassina. Porém, pouca gente esperava o desfecho mostrado no terceiro episódio da oitava temporada, o maior da história da série, em que o Rei da Noite foi finalmente derrotado. A maioria dos fãs imaginava que Jon Snow (Kit Harington)  ou Daenerys (Emilia Clarke), entre outros palpites menos populares, fosse o responsável por dar fim àquele que pretendia impor ao mundo uma eternidade de trevas. Talvez por isso, a profecia feita pela “Mulher Vermelha” não tenha ganhado importância, ainda que fizesse referência aos olhos azuis dos white walkers e do líder deles, como ficou claro agora.

A fala exibida no último capítulo ainda apresenta dois elementos do passado. A pergunta sobre “o que dizer ao deus da morte” remonta à uma cena na primeira temporada, em uma das aulas de esgrima que Arya tinha com Syrio Forel (Miltos Yerolemou). O professor ensina essa lição à menina, que desde o início desejava se tornar uma guerreira. Além disso, a adaga de aço valiriano que Arya usou para matar o Rei da Noite foi dada a ela por seu irmão Bran, na temporada anterior. Depois que se tornou a entidade Corvo de Três Olhos, o jovem tem o poder de ver o passado. Será que ele também vislumbrou que a irmã o salvaria do Rei da Noite? Talvez os últimos capítulos possam explicar. Com o fim da ameaça dos white walkers, as atenções devem se voltar novamente para a disputa pelo Trono de Ferro. O próximo episódio vai ao ar domingo, às 22h.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV