Na pista certa: após crise, 'True Detective' retorna com enredo cativante

De sensação em 2014, 'True detective' se tornou, no ano seguinte, um grande fracasso

por Estado de Minas 11/01/2019 08:20
HBO/DIVULGAÇÃO
O oscarizado Mahershala Ali e Stephen Dorff são a dupla de atores da nova temporada da série policial (foto: HBO/DIVULGAÇÃO)
De sensação em 2014, 'True detective' se tornou, no ano seguinte, um grande fracasso – a série antológica (com histórias independentes) teve uma segunda temporada confusa e soporífera, que levou boa parte da audiência a abandoná-la pela metade. Pois, três anos e meio mais tarde, a criação de Nic Pizzolatto está de volta, em forma.

Pelo menos é o que aponta a crítica internacional para o terceiro ano da série. Com oito episódios, 'True detective' estreia na madrugada de domingo (13) para segunda. A partir da meia-noite, a HBO exibe os dois primeiros capítulos.

“Como um meio para os atores brilharem, poucos programas são melhores, e com (Mahershala) Ali à frente, a nova temporada atrai facilmente o interesse, apesar de trazer um mistério sem brilho”, descreveu o Hollywood Reporter. Para a Variety, o terceiro ano “tira o melhor do que veio antes e o reinventa de forma simplificada e descomplicada”. Já a Rolling Stone afirmou que a nova história “é descaradamente estruturada como uma espécie de greatest hits da primeira temporada”.

VIETNÃ A trama, assim como a de 2014, protagonizada por Matthew McConaughey e Woody Harrelson, traz dois detetives em três momentos temporais. Em 1980, Mahershala Ali (vencedor do Oscar de ator por Moonlight e, desde o último domingo, dono de um Globo de Ouro de coadjuvante pelo ainda inédito no Brasil 'Green book – O guia' – cuja estreia está prevista para o próximo dia 24) é o policial do Arkansas Wayne Hays, veterano do Vietnã que tenta esquecer as experiências de racismo e guerra.

Na cidade de Ozarks, o desaparecimento de duas crianças, crime investigado por Hays e seu parceiro branco Roland West (Stephen Dorff), permanece sem solução ao longo das décadas. No segundo momento, nos anos 1990, Hays surge como um homem de família querendo ressuscitar sua carreira. Já em 2015, ele é um viúvo aposentado.

O mote da história é um documentário sobre crimes reais conduzido por uma jornalista de índole duvidosa, Elisa Montgomery (Sarah Gadon). Em 2015, Hays, já idoso, tenta, por meio de seu depoimento, expiar seus sentimentos de culpa por não ter conseguido desvendar o caso. A história se complica porque ele está sofrendo de demência e a memória está lhe escapando.

TRUE DETECTIVE

• A terceira temporada, com oito episódios, será lançada domingo (13), à meia-noite, na HBO. Serão exibidos os dois primeiros episódios. Os demais serão apresentados sempre aos domingos, no mesmo horário.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV