Programa do SBT critica Globo por falta de negros em novela

Apresentadores do 'Fofocalizando' discutiram a polêmica em torno da novela 'Segundo sol'

por Estado de Minas 02/05/2018 11:05
TV Globo/Divulgação
Giovanna Antonelli, Emílio Dantas e Deborah Secco são os protagonistas de 'Segundo sol'. (foto: TV Globo/Divulgação)
A edição de terça-feira (1º) do programa Fofocalizando, do SBT, foi marcada por uma série de alfinetadas à emissora concorrente, a TV Globo. Durante a atração, os apresentadores discutiram a polêmica em torno da novo folhetim das 21h do canal, Segundo sol, que ganhou as redes sociais por conta da falta de atores negros

''Está acontecendo racismo ou não está acontecendo racismo na seleção de elenco da nova novela? Que simplesmente está sendo rodada onde? Na Bahia. Onde temos um povo todo moreno, negro, um povo cheio de dendê. Por quê?'', comentou Mara Maravilha. 

''Aliás, ouviu Cartolano, vou dar minha opinião direta e reta: eu não acho que só esse elenco tenha racismo não, eu acho que existe racismo em todas as esferas da sociedade. Eu particularmente vejo deste jeito'', completou a apresentadora. 

De autoria de João Emanuel Carneiro, a novela tem data de estreia prevista para o dia 14 de maio. A polêmica, no entanto, começou quando os primeiros vídeos de divulgação de Segundo sol começaram a rodar durante a programação da Globo. 

O assunto gerou a campanha ''Eu poderia estar na novela O segundo sol'', nomeando mais de 50 atores negros que poderiam estar na produção. Em menos de três dias, mais de 25 mil pessoas curtiram a publicação no Facebook

O texto do movimento ainda destaca: ''Se no mundo de alguns, os atores negros se resumem aos maravilhosos Lázaro Ramos e Taís Araújo. Tá aí, alguns outros atores também talentosos que poderiam ter sido escalados para Segundo sol! Agora se você não vê problema na escalação de uma novela que retrata um estado com 80% da população negra e a escalação tem 80% de brancos, aí o problema é totalmente seu: se vire com seu preconceito!''. 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV