Robôs vão 'aprontar' na nova temporada de 'Westworld'

Segunda temporada estreia neste domingo (22)

por Mariana Peixoto 20/04/2018 08:00
HBO/divulgação
O brasileiro Rodrigo Santoro diz que muitas surpresas aguardam os fãs da série da HBO (foto: HBO/divulgação)
“Ainda mais do que na primeira temporada, a segunda de Westworld é uma aproximação bastante verossímil (e cara) de Game of thrones, com pedaços de O Senhor dos anéis, O exterminador do futuro e Guerra nas estrelas.” É dessa maneira que a revista Variety definiu o segundo ano da superprodução da HBO, que será lançado domingo (22). Aposta do canal para substituir GoT, que se despede do público em 2019, traz elenco e ficha técnica estelares.

Vencedora de cinco Emmy, Westworld, baseada no filme escrito e dirigido 45 anos atrás por Michael Crichton (autor de Jurassic Park, entre vários outros), traz Jonathan Nolan (roteirista de Amnésia, Batman e Interestelar) como criador e J. J. Abrams como um dos produtores executivos. A produção aborda o despertar da consciência artificial e o nascimento de uma nova forma de vida na Terra por meio da saga de vários personagens (humanos ou não) que convivem num parque temático.

Na primeira temporada, os robôs que compõem o elenco inanimado do parque Westworld, onde abastados pagam fortunas para viver como no Velho Oeste americano, começam a apresentar estranhas anomalias. Essas disfunções criam uma certa consciência nos androides, algo que parece impossível para representantes da indústria da inteligência artificial, intrigando o criador do projeto, o excêntrico Robert Ford (Anthony Hopkins), e seu fiel assistente, Bernard Lowe (Jeffrey Wright).

Na segunda temporada, de 10 episódios, as destemidas robôs Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) e Maeve Millay (Thandie Newton), com a ajuda do fora da lei Hector Escaton (Rodrigo Santoro), prometem desestabilizar a hermética estrutura da administração do parque, causando distúrbios para seus executivos.

“Agora que têm livre-arbítrio, o que (os androides) farão com os humanos, que eram seus captores?”, comenta Nolan, já revelando a premissa dos novos episódios.

“A primeira temporada era só a ponta do iceberg”, afirmou Santoro. “Há muito a explorar: o que existe no parque, o que está além do parque e a empresa Delos, que controla o parque. É bem mais amplo. Se você acha que viu muito na primeira, o escopo é completamente diferente na segunda”, acrescentou.

Uma das novidades é Shogunworld, o setor do parque que conta até com samurais. O bandido Hector se reencontrará com Maeve, que, no episódio final do ano anterior, desistiu da oportunidade de sair de Westworld para procurar a filha.

Enquanto isso, Dolores, que descobriu ter personalidade misturada à do cruel Wyatt (Sorin Brouwers) e atirou nos humanos numa festa da Delos, sai em busca de seu destino de autodeterminação ao lado de seu fiel Teddy (James Marsden). Pelo menos isso é o que ela acha, pois há chance de tudo ser parte de outra narrativa criada pelo doutor Ford (em princípio, Anthony Hopkins não volta para esta temporada).

Ainda sobre os novos episódios, a Variety avaliou que a série está melhor do que no primeiro ano, pois não busca nada além de entreter: “É essencialmente um seriado de ação e aventura. Poucos programas na TV parecem tão espetaculares.”


WESTWORLD
A segunda temporada estreia domingo (22), às 22h, na HBO

MAIS SOBRE SERIES-E-TV