Pesquisa mostra que assinantes da Netflix assistem a 60 filmes por ano

Retrospectiva indica maior fidelização ao serviço, com assinantes dedicando mais tempo diante das telas

por Estadão Conteúdo 13/12/2017 09:06

Ken Jacques/Netflix/Divulgação
'Ingobernable', produzida pelo serviço de streaming no México, foi a série mais 'devorada' pelos brasileiros. (foto: Ken Jacques/Netflix/Divulgação)

O serviço de streaming Netflix divulgou dados sobre o consumo dos brasileiros das séries e programas originais da plataforma entre o período de 1º de novembro de 2016 a 1º de novembro de 2017. A divulgação foi em forma de uma ''retrospectiva'' separada por temas, mostrando a preferência dos brasileiros. A pesquisa também indica maior fidelização ao serviço, com assinantes dedicando mais tempo diante das telas.

As séries que foram assistidas por mais de duas horas por dia foram identificadas como “séries devoradas”, enquanto as séries que foram vistas em períodos de menos de duas horas por dia foram identificadas como “séries saboreadas”. A pesquisa também apontou as séries que são consideradas “para assistir em família”, em que foram escolhidas Stranger things, 13 reasons why, Desventuras em série e Gilmore girls: um ano para recordar.

As informações são fruto de uma pesquisa realizada com mais de 60 mil pessoas entre assinantes da Netflix que assistiram aos programas de TV em casal e em família em 32 países, entre os dias 24 a 30 de outubro. Há alguns meses, a Netflix havia divulgado que o Brasil ocupa o 10º lugar no ranking das nacionalidades mais maratonistas de série e que o revival de Gilmore girls foi a série mais “maratonada” mundialmente.

A mesma pesquisa, feita entre agosto e setembro, mostra que 67% do público entrevistado não sente vergonha alguma em assistir aos títulos favoritos em público. Dos brasileiros entrevistados, 49% assistem no avião, 45% no ônibus, 50% no trajeto diário e 39% em filas. Os brasileiros também admitiram que bisbilhotam as telas alheias, com 61% observando as telas alheias.

 

Os assinantes ao redor do mundo assistiram a mais de 140 milhões de horas por dia, ou mais de 1 bilhão de horas por semana. O dia em que a Netflix foi mais assistida em 2017 foi logo no primeiro dia do ano de 2017, 1º de janeiro. Já no Brasil, o dia com mais maratonas no ano foi 20 de agosto. O México teve a maior quantidade de assinantes a assistirem num mesmo dia, enquanto o Brasil ficou com o sexto lugar neste ranking mundial.

Um brasileiro registrou um feito impressionante, assistindo ao filme Ratatouille 344 vezes. Em média, um assinante assiste a 60 filmes por ano na Netflix. Outro dado curioso mostra que os brasileiros nem sempre são fiéis aos seus parceiros no que diz respeito a assistir às séries. De acordo com pesquisa do serviço de streaming, Narcos foi a série que os brasileiros mais assistiram sem a presença dos seus respectivos neste ano.

Séries devoradas pelos brasileiros em 2017
1. Ingobernable
2. Greenleaf
3. American vandal
4. Ultimate beastmaster Brasil
5. Suburra: sangue em Roma
6. Anne with E
7. Travelers
8. Glow
9. The keepers
10. The OA

Séries saboreadas pelos brasileiros em 2017
1. The crown
2. Big mouth
3. Cara gente branca
4. Disjointed
5. Neo yokio
6. Eu tu e ela
7. Desventuras em série
8. The confession tapes
9. Amigos da faculdade
10. Atypical

MAIS SOBRE SERIES-E-TV