Adnight show volta repaginado

Estreia amanhã a segunda temporada do programa, com mais interação com a plateia e esquetes com entrevistados

por Estadão Conteúdo 25/10/2017 08:00


César Alves/Globo/Divulgação
César Alves/Globo/Divulgação (foto: César Alves/Globo/Divulgação)
Não foi apenas o nome do programa que mudou. O Adnight show chega em sua nova temporada a partir de amanhã, com novidades para tentar aumentar a audiência e dar conta das constantes mutações do apresentador Marcelo Adnet. Em vez de um só convidado a cada episódio, Adnet passa a receber mais artistas nas noites de quinta-feira na Globo, interagindo com ele no palco e também participando de esquetes gravados no Projac. Ainda no pacote desta segunda temporada da atração, a bancada para a entrevista foi dispensada. Assim, o apresentador e seus convidados ficam mais livres, em pé, durante a conversa. “Embora não tenha bancada, a gente ainda tem as dinâmicas com os convidados. Temos os esquetes gravados convivendo com os números de palco. A gente não está fazendo talk-show, mas a dinâmica ocorre no palco”, conta Adnet.

“Os convidados trabalham com a gente durante dois dias: um para gravar os esquetes e o segundo dia no palco. No palco é mais imprevisível, a gente brinca, faço perguntas, muitas delas crio na hora, tem número musical, tem interação com a plateia, que está mais presente. E, nos dias dos esquetes, os atores se empenham apenas na gravação dessas cenas. O produto final é a combinação das duas coisas”, completa.

A ideia, segundo ele, é mostrar o lado menos conhecido e mais curioso deles em meio a conversas, improvisos e brincadeiras. Participam desta nova temporada Carolina Dieckmann, Malvino Salvador, Anitta, Ludmila, Joelma, Luciano Huck, Fernanda Gentil, Adriane Galisteu, Karol Conka, entre tantos outros. Adnet descobriu, por exemplo, que Carol Dieckmann tocava ukulele e ele, por acaso, tinha o instrumento no seu camarim. “Às vezes, levo (o ukulele) comigo, é bem pequenininho”, explica ele. “Karol Conka fez esquete de telemarketing. Ela já trabalhou nisso e foi demitida porque ajudava muito as pessoas.”

Além de apresentador e responsável pela redação final, ao lado de Elbio Valente, Adnet retorna ao programa acumulando novas funções: interpreta diferentes personagens e atua em esquetes. E a substituição do nome Adnight por Adnight show marca essas reformulações. “Com Adnight, era a primeira vez que eu estava fazendo um programa como apresentador, com plateia. Então, no ano passado, tive essa experiência supernova que eu nunca tinha exatamente planejado, e, depois de toda a experiência que tivemos na primeira temporada, fizemos ajustes para ficar melhor, para avançar”, explica. “Sempre tive essa característica de estar mudando, por isso, não faria sentido fazer o mesmo programa, a mesma coisa que foi feita no ano passado. Assim, a gente fez alguns ajustes para este ano.”

Na primeira temporada, o programa não alcançou a audiência esperada, e chegou a receber críticas. Isso, de alguma forma, influenciou nas mudanças desta nova temporada? “Não, acho que a crítica é sempre muito bem-vinda. Mas, se fosse ouvir todas elas, eu pararia de trabalhar”, responde Adnet. “O que a gente fez são mudanças naturais de percurso. Você tem as críticas e, por outro lado, tem os elogios também, e nenhum dos dois pode guiar nossas decisões. É quase um alívio não ser unanimidade, ela é algo quase preocupante. Acho natural que haja crítica.”

Apesar das reformulações, o humor ainda dá o tom à atração. Com direção-geral de Emerson Muzeli e direção de Fernanda Telles, a nova temporada, com oito episódios, será mais curta do que a anterior. Segundo Adnet, por uma questão de grade de programação e por estar envolvido em três programas em um semestre. “Tem Escolinha do professor Raimundo, Tá no ar e Adnight show, e ainda escrevo o Tá no ar e o Adnight show como redator final. A Globo me fez uma gentileza muito carinhosa de não encavalar nenhum dia de gravação. Então, quando eu encerrar o Adnight na semana que vem, começam as gravações de Tá no ar”, conta Adnet, que já gravou a nova temporada da Escolinha, em que interpreta o personagem Rolando Lero.

CENSURA

Adnet, que há anos enfrenta o patrulhamento no humor, comenta a onda de censura nas artes, o que motivou a classe artística a criar a campanha #342Artes. Como vê esse movimento conservador atual? “Estamos vivendo um momento muito confuso, muito atrapalhado, de crise e muita incerteza. A gente não sabe aonde isso vai parar, o que será no ano que vem, e isso contamina a gente de cima para baixo. Isso invade nossas vidas, nossos trabalhos, porque hoje, se eu faço um quadro de humor, as pessoas me xingam de fascista ou de comunista, que é um desespero de rotular você de alguma maneira”, pondera Adnet. Para ele, a classe artística está trabalhando e “a arte não está causando uma crise no Brasil, a arte não faz mal”. Ele defende a tomada de postura e o respeito às opiniões: “O momento é tão grave que a gente tem que se expressar, tem que opinar, porque se nos abstivermos agora é algo nocivo, ruim. Temos de incentivar a arte e não apedrejar quem faz arte”. 

Adnight show
Estreia amanhã
Às 23h54 na Globo

MAIS SOBRE SERIES-E-TV