Correr com o melhor tênis de corrida é o que vai fazer correr mais rápido?

Disciplina, foco, treino, sono, alimentação e periodização são os fatores mais importantes para a melhora da sua performance

esbrasil.com.br/Reprodução
(foto: esbrasil.com.br/Reprodução)
Assunto polêmico, mas que eu realmente gosto de discutir. A procura no consultório de pacientes que querem uma indicação de tênis é grande e nem sempre existe uma resposta pronta ou mágica para essa escolha.

A indústria do tênis e os diversos players desse mercado entre influenciadores, grandes redes e pequenas lojas dão inúmeras informações, mais ou menos baseadas em ciência, que tentam ajudar o corredor a escolher o melhor tênis. Mas será que essas informações ajudam mesmo?

Todas as grandes marcas, nike, addidas, aesics, mizuno, hoka, on, entre outras, “nicham” os seus melhores tênis com as “melhores tecnologias” pelo preço. Os “supertênis” são salgados para o bolso do consumidor e podem chegar a custar perto de R$ 2 mil. Mas será que comprar um desses modelos é o que verdadeiramente fará a diferença?

Usarei aqui um paralelo que ouvi do meu cardiologista, Marconi Gomes, quando conversavamos sobre a possibilidade de troca de um componente da minha bicicleta para diminuir o peso da bike.

Ele me disse: “Tiago, você tem certeza que vai investir todos esse dinheiro nesse equipamento por causa de 200 gramas? Não seria mais adequado concentrar melhor em seus treinos ou até mesmo abaixar 200 gramas do seu peso corporal?” Para encurtar o final desse diálogo: eu decidi perder 200 gramas, afinal o que ele falou realmente faz muito sentido.

Penso o mesmo quando se trata de escolha de tênis para corrida. Não tenham dúvida meus caros leitores, é a sua disciplina, foco, treino, sono, alimentação e periodização os fatores mais importantes para a melhora da sua performance.

Uma ferrari nos seus pés não é nada sem os SEUS pés. Aliás, não tenho nenhuma dúvida que um fusca nos pés do Eliud Kipchoge (Primeiro corredor a correr uma maratona abaixo de duas horas) vai bem mais rápido do que uma ferrari nos pés de qualquer um que aqui me lê, risos.

Do outro lado da moeda, o tênis de corrida deve trazer conforto ao corredor e deve agregar sim tecnologia, mas nunca desprezando os outros aspectos do treinamento. E, se no final das contas, um desses “supertênis” forem te dar um estímulo a mais e couberem no seu bolso, por que não? Só tenha em mente que eles não vão correr por você!

Cuidem dos seus pés, são eles que te levam cada vez mais longe!

tiago.baumfeld@gmail.com