COVID-19: com a flexibilização, acidentes voltaram e estão bem graves

Um número maior de pessoas está nas ruas, estradas e trilhas praticando esportes ao ar livre, como bicicleta e corrida; com isso, as lesões reapareceram

Pixabay
Acidentes com bicicleta podem ser muito graves (foto: Pixabay)

Os traumatologistas, grupo no qual me incluo, viveram um apagão de atendimentos durante os últimos meses. Para quem estava acostumado a tratar todas as semanas diversas fraturas diferentes, a pandemia parecia ter extinguido os acidentes de moto, carro, bicicleta, entre outros. Mas esse cenário já mudou.

Com a flexibilização progressiva do isolamento social e com o maior número de pessoas praticando esportes ao ar livre, como bicicleta e corrida, os acidentes retornaram e estão bem graves. O que relato aqui é uma impressão pessoal, mas que é compartilhada por vários colegas ortopedistas com quem tenho conversado. Somente essa semana (até esse momento na terça-feira, 9:30) operei três traumas complexos, 02 oriundos de acidente motociclístico e 01 oriundo de um acidente de bicicleta. Esse é realmente um retorno à “normalidade”, dado a ausência quase completa desses acidentes nos últimos meses.

Esta situação é motivo para reflexão de todos nós. O enclausuramento relativo que vivemos sem dúvida trouxe e está trazendo repercussões psicológicas em todos nós, que em certo grau podem estar influenciando o aparecimento desse traumas graves. A ansiedade por estar de volta ao mundo real deve ser controlada, o mundo ainda está aí para que nós possamos desfrutá-lo, obviamente assim que o mesmo estiver seguro para isso e que as autoridades sanitárias permitam.

Além de acidentes, devemos nos preocupar com possíveis lesões. O número de pessoas que iniciou atividades ao ar livre como a corrida e a bicicleta, inclusive em trilhas, na prática do Mountain Bike e do Trail Running, é visível nas ruas. O fechamento das academias está gerando uma busca mais acelerada por essas atividades. Minha opinião aqui não será relativa a se as pessoas deveriam ou não estar fazendo essas atividades nas ruas, mas é direcionada às pessoas que decidiram fazer essas atividades e precisam de orientações sobre prevenção de lesões.

O início ou o retorno à prática de qualquer atividade requer planejamento. Preparo osteomuscular e cardiovascular requer treinamento. O treinamento excessivo ou muito acelerado pode predispor a acidentes, fraturas por stress, estiramentos musculares, fadiga entre outros problemas. Procurar ajuda especializada é sempre recomendado, com profissionais de educação física, fisioterapeutas esportivos, ortopedistas e médicos do esporte são um grupo de profissionais que podem auxiliar nesse processo.

Vamos ter cuidado, nossa saúde deve vir sempre em primeiro lugar.

Grande abraço!
 
Se você tem dúvidas sobre esse tema ou quer enviar sugestão de tema para a coluna, envie email para tiago.baumfeld@gmail.com