Você sabe o que é fibromatose plantar?

PxHere
(foto: PxHere)

O nome pode parecer muito diferente, mas é uma doença que acomete a sola dos pés de muitas pessoas e pode ser causa de muito desconforto. Hoje a coluna é feita a pedido de um leitor, que sofre com esse problema.

A fibromatose plantar, ou doença de Ledderhose, é uma condição benigna, caracterizada pela formação de nódulos fibrosos nas solas dos pés. Ela acomete mais comumente homens, com cor da pele clara, e pode ser tão simples, como na existência de um nódulo único, ou grave, como no acometimento de grande parte da sola do pé.

A causa exata dessa doença não é completamente determinada, podendo estar relacionada a fatores genéticos e também a fatores ambientais, como o trauma repetitivo e o diabetes. Existe associação com fibrose de outras áreas, como nas mãos (doença de Dupuytren) e no pênis (doença de Peyronie).

O diagnóstico da doença é clínico, feito no consultório ortopédico, e confirmado com auxílio de ressonância magnética, que ajuda a excluir outros diagnósticos e dizer da gravidade da lesão.

Esta doença não tem potencial de malignidade, ou seja, não vira câncer, e os pacientes assintomáticos, que descobriram a lesão por acaso podem tranquilamente ser tratados de forma conservadora ou expectante.

Caso a lesão passe a incomodar, causa da dor ou sensação de formigamento nos pés, o tratamento cirúrgico pode ser indicado para a retirada da lesão. Por se tratar de uma cirurgia com corte na planta do pé, ela deve ser planejada e conduzida de forma cautelosa, evitando-se assim complicações locais como infecção, problemas na pele ou até mesmo a recidiva da lesão.

Em casos mais graves, até mesmo algumas sessões de radioterapia pós-operatória podem ser consideradas a fim de se evitar que a lesão volte. 

Em resumo, se você sofre com a fibromatose plantar, não é algo para que você se preocupe, achando que há possibilidade de uma lesão com potencial maligno, fique tranquilo, esse é o primeiro passo. Feito isso, procure seu Ortopedista de confiança e decida sobre o melhor tratamento para você.

Fiquem bem!

Um abraço a todos (da minha casa).
 
Se você tem dúvidas sobre o tema ou quer sugerir assuntos para a coluna, envie email para tiago.baumfeld@gmail.com 

Dr. Tiago Baumfeld - Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e do Tornozelo. Membro do corpo Clínico do Hospital Felício Rocho e Vera Cruz. Mestre e Professor na UFMG.