Sedentarismo e a falta de atenção

A pesquisa descobriu que ficar sentado regularmente por longos períodos está relacionado ao aumento da mortalidade e doenças cardiovasculares

Pixabay
(foto: Pixabay)

Pesquisadores usaram acelerômetros para monitorar os níveis de atividade física diária por uma semana em 89 adultos com obesidade ou sobrepeso e, realizando uma série de testes, mediram sua capacidade de realizar multitarefas e manter a atenção apesar das distrações.

O estudo revelou que indivíduos que passam mais tempo sedentário em episódios de 20 minutos ou mais foram menos capazes de superar distrações.

Vários estudos examinaram a relação entre diferentes tipos de comportamentos sedentários, como assistir a TV e funções cognitivas em crianças e adultos. As relações que observaram variaram com o tipo de comportamento sedentário. Esses estudos mediram principalmente os comportamentos sedentários durante o tempo de lazer.

A pesquisa descobriu que ficar sentado regularmente por longos períodos está relacionado ao aumento da mortalidade e doenças cardiovasculares. Pessoas que não praticam pelo menos 60 minutos por dia de atividade física moderada a vigorosa e ficam sentadas por oito horas ou mais têm um risco aumentado para a saúde.

Outros estudos sugerem que períodos prolongados de sedentarismo, com duração de 20 minutos ou mais, afetam negativamente os níveis de açúcar no sangue após uma refeição.
Sabemos de pesquisas anteriores que pessoas com obesidade ou excesso de peso não se saem tão bem em certos tipos de tarefas cognitivas.

Essas tarefas envolvem funções cognitivas que são importantes para raciocinar e manter o foco em um objetivo. Alguns estudos descobriram que intervenções de atividade física de longo prazo em crianças pré-adolescentes ou adultos mais velhos podem melhorar essas funções.

Os pesquisadores coletaram informações básicas de todos os participantes, testaram sua capacidade cognitiva e calcularam o índice de massa corporal e o percentual de gordura corporal de cada pessoa.

Os participantes usaram acelerômetros na cintura durante as horas de vigília por sete dias. Eles também completaram tarefas cognitivas e medidas da função cerebral em um ambiente de laboratório.

Uma análise estatística do sedentarismo dos participantes em relação à sua velocidade e precisão em uma tarefa que mede a distração encontrou uma relação entre os dois.

A principal descoberta foi que as pessoas que passam mais tempo em episódios de sedentarismo prolongado se distraíram mais facilmente.

Os resultados sugerem que se você puder quebrar seu tempo sentado com breves sessões de atividade física, isso poderia reduzir o quão distraído você ficará. Tais achados são de suma importância para aquelas pessoas envolvidas em funções que requerem muita atenção e concentração durante sua execução com potencial redução nos riscos de acidentes provocados por falha humana.
 
* Médico especialista em Pneumologia, Medicina do Esporte e do Sono