O distúrbio da Tríade da Atleta Feminina; entenda o que ocorre

Prevenção e intervenção precoce podem reduzir significativamente a morbidade desse transtorno que atinge muitas mulheres no esporte

Alexandra Martins/Flickr
(foto: Alexandra Martins/Flickr)

A tríade da atleta feminina foi reconhecida em 1992 e é definida como um distúrbio com um espectro de três componentes inter-relacionados:

1 - baixa disponibilidade de energia devido a distúrbios alimentares com déficit de nutrição em relação ao gasto calórico;
2 - disfunção menstrual; 
3- e baixa densidade mineral óssea (DMO).

Sua importância tem sido associada ao aumento da participação atlética feminina em eventos esportivos profissionais e amadores.
Um consenso internacional contendo recomendações atualizadas sobre o tema foi publicado em 2014 e os médicos devem estar familiarizados com essas recomendações porque a prevenção e a intervenção precoce podem reduzir significativamente a morbidade desse transtorno.

A incidência da tríade da atleta feminina é mal definida devido à relutância das pacientes em fornecer uma história apropriada. Atletas em maior risco são aquelas que participam de esportes que enfatizam a “magreza”, como por exemplo, ginástica e dança e atividades de resistência como corrida de longa distância e natação.

Os dados mostram que 36% das mulheres atletas do ensino médio têm baixa disponibilidade de energia, 19% a 54% têm características masculinas e 13% a 19% têm baixa DMO.

Em atletas de estética e resistência, 10% a 15% têm pelo menos dois componentes da tríade da atleta feminina. A presença de pelo menos um componente é preocupante e deve exigir uma investigação mais aprofundada.

As consequências imediatas e de longo prazo da tríade atleta feminina incluem: lesões músculo-esqueléticas, infertilidade, baixo desempenho esportivo, fraturas por estresse, distúrbios alimentares crônicos, osteoporose precoce e doenças psiquiátricas. As consequências de curto prazo podem ser emocionalmente devastadoras para as atletas.

A maior prevalência de doença mineral óssea pode ocorrer durante a adolescência ou início da idade adulta, podendo deixar sequelas para o resto da vida.

O diagnóstico da tríade da atleta feminina pode ser difícil porque as características podem ser subclínicas. Atitudes culturais sobre a imagem corporal da atleta e a baixa consciência do distúrbio podem impedir as pessoas acometidas de procurar ajuda.

Há uma incorreta crença em certos esportes de que a amenorreia é um sinal de que a atleta atingiu um ideal de treinamento. O conhecimento sobre a tríade da atleta feminina é baixa entre enfermeiras escolares e apenas 47% dos médicos de atenção primária estão cientes do transtorno.

Recomenda-se o rastreamento do transtorno em atletas do sexo feminino durante o exame de pré-participação esportiva. Um questionário específico está disponível para ajudar a identificar pacientes em risco, como aquelas com baixo índice de massa corporal, alimentação desordenada, menstruação atrasada ou irregular ou histórico de fratura por estresse.

Respostas sugerindo qualquer componente do transtorno justificam investigações adicionais. A avaliação padrão para amenorreia é necessária antes que a amenorreia hipotalâmica funcional possa ser diagnosticada.

O manejo não farmacológico é a terapia de primeira linha para a tríade de atletas femininas. Os objetivos terapêuticos são maior disponibilidade de energia, ganho de peso e retomada dos ciclos menstruais normais. As atletas podem precisar restringir a intensidade da atividade física para aumentar a disponibilidade de energia.

Se um paciente tem pouco conhecimento de seu gasto energético e não está consumindo calorias suficientes, é recomendado o encaminhamento a um nutrólogo esportivo. Aconselhamento psicológico deve se concentrar na modificação de crenças e comportamentos não saudáveis relacionados à alimentação e à imagem corporal.
 
O tratamento farmacológico deve ser considerado apenas se o paciente não apresentar normalização menstrual após um ano da terapia recomendada. Embora os anticoncepcionais orais possam induzir falsamente o sangramento de privação, eles podem melhorar o metabolismo ósseo. O encaminhamento a um endocrinologista ou especialista em doença óssea metabólica é necessário em alguns casos.

Embora os benefícios do exercício regular superem em muito os riscos, a tríade das atletas femininas pode afetar negativamente um número significativo de atletas femininas. Os médicos podem ajudar a mudar a cultura no esporte por meio de uma melhor detecção desse distúrbio e da educação de pacientes, familiares e comunidades.
 
Tem dúvidas ou sugestão de temas? Envie email para silviomusman@yahoo.com.br 

Dr.Silvio Musman
Médico especialista em pneumologia, medicina do esporte e do sono.