COVID-19 e isolamento: respostas para as principais dúvidas sobre coronavírus

Especialista esclarece aspectos importantes nesse período de quarentena para se evitar contágio com o vírus

CESAR MANSO / AFP
(foto: CESAR MANSO / AFP)

Escrevo este texto no dia 23 de março de 2020, e quase não há outro assunto, só falamos, lemos e ouvimos a respeito do novo coronavírus, o agente etiológico da COVID-19. O momento atual é tenso e causador de ansiedade e incertezas, mas uma coisa é certa: precisamos nos cuidar como nunca. Como absorver, digerir e promover mudança de comportamento de forma tão rápida, se nem sabemos se podemos confiar nas notícias que recebemos? 

 

Pensando nisso, resolvi responder algumas dúvidas que chegaram até mim. Respondo tendo como base as melhores evidências disponíveis hoje.

 

1) Estou em isolamento domiciliar preventivo, posso sair para caminhar fora de casa?

 

Você não deve sair. A recomendação atual é que os grupos de maior risco de complicação causada pelo novo coronavírus sejam resguardados ao máximo. Ao sair de casa para passear, o risco de exposição ao vírus existe. Os pontos de contato com o ambiente externos são muitos: maçaneta, porta do elevador, botão do elevador e etc. Além disso poderá haver contaminação de suas roupas e sapatos. Para haver um verdadeiro isolamento social, você deve ficar em casa.  

 

2) Como ficam as atividades físicas? Elas não são importantes para nossa saúde? 

 

Sim. As atividades e os exercícios físicos devem continuar, mas devem ser adaptados à atual realidade. Faça exercícios em casa. Peça um programa de exercícios para seu educador físico ou fisioterapeuta ou siga os disponíveis nas redes sociais ou aplicativos. Mantenha-se ativo! 

 

3) O que é pior para a minha saúde, o vírus ou o isolamento? 


Não sei. Mas penso que a forma mais racional de enfrentarmos a situação atual é adaptar o que é possível. O isolamento não deve ser adaptado, mas a sua saúde psíquica vai precisar de estratégias criativas e que incluam a tecnologia. Converse com seus filhos e netos. Se você é filho de um idoso em isolamento, ligue para checar se há alguma necessidade e também conte sobre o seu dia, envie fotos dos netos e de desenhos feitos por eles. Uma boa idéia são as vídeoconferências familiares. Pode ser necessário um apoio psicológico que poderá ser oferecido remotamente. 

 

4) Ver o noticiário é bom ou ruim?

É importante acompanhar as notícias mas isso deve ser feito em horários definidos. Veja o noticiário (seja na TV ou no aparelho celular) durante 1 hora pela manhã e 1 hora no fim do dia. As notícias que estamos recebendo não têm sido boas e assisti-las o dia todo, poderá causar tristeza e ansiedade. 

 

5) Devo manter a funcionária que faz a limpeza da casa dos meus pais idosos? 

 

O ideal é que a circulação de pessoas na casa dos idosos seja a menor possível. Mas, caso estejamos falando de pessoas que necessitam de cuidados no dia a dia, ou que por motivos diversos, não conseguem cuidar da casa sozinhos, será necessário manter o auxílio. Dessa maneira, os funcionários deverão ser triados quanto à presença de sintomas de COVID-19, deverão trocar a roupa e o sapato para entrar na residência, lavar as mãos ou tomar banho e manter uma distância segura dos idosos ou usar máscaras.

 

6) E a vacina da gripe, como me vacinar de forma segura? 

 

O ideal é que isso seja feito em sua própria casa. Em algumas cidades, o SUS distribuirá a vacina dessa forma para todos os idosos, e em outras, apenas os idosos acamados a receberão no domicílio. Na rede privada, é possível contratar a vacinação em casa. Caso você, ou seu familiar, precise ir ao centro de saúde para receber a vacina, faça isso de forma programada. Ligue para o centro de saúde e veja o melhor horário ou veja se há algum ponto de vacinação onde não esteja acontecendo aglomeração de pessoas. Você não deve correr para se vacinar logo, deve planejar a melhor e mais segura forma de fazer isso. 

 

 

Ao sair de casa para se vacinar, tome todas as precauções recomendadas para evitar o contágio:

 

- mantenha distância de 2 metros das outras pessoas;

- evite tocar objetos fora de casa;

- não toque seu rosto antes de lavar as mãos;

- ao chegar em casa tire seus sapatos e suas roupas e as deixe na área de serviço e lave bem suas mãos. 

 

Não sabemos quando terminará o isolamento social, mas para chegarmos bem ao fim desse período difícil, precisamos nos ocupar com atividades saudáveis.

Crie uma rotina, uma agenda de atividades e aproveite seu tempo da melhor forma possível. “Mens sana in corpore sano”.

 

Te espero com saúde na próxima semana!

E se você tem dúvidas ou sugestão de temas, envie para julianacicluz@gmail.com