Saiba qual é a relação entre poluição atmosférica e doenças cardiovasculares

Fenômeno de áreas urbanas e industrializadas ocupa 9ª posição dos fatores de risco, mais importante que sedentarismo, dietas com muito sódio e colesterol elevado

Pixabay
(foto: Pixabay)

Existe uma preocupação crescente nos países de primeiro mundo em relação aos danos cardiovasculares ocasionados pela ação da poluição atmosférica, levando ao aparecimento de lesões que podem ocasionar morte.

Essa ação lesiva dos poluentes do ar é muito semelhante à que ocorre com a injúria induzida no endotélio vascular (camada mais íntima dos vasos sanguíneos, que está em contato com o sangue) provocada pela hipertensão arterial, pelo tabagismo e também pelo colesterol elevado, sendo o resultado final as tromboses dentro das artérias e principalmente a morte em decorrência do infarto do miocárdio ou derrame cerebral.

A poluição atmosférica ocupa a 9ª posição entre os fatores de risco modificáveis, sendo mais importante que o sedentarismo, dieta com alto teor de sódio e mesmo colesterol elevado.

São várias as ações dos poluentes do ar que geram as lesões. Esses poluentes causam uma inflamação no endotélio, como também interferem na coagulação, tornando as células do sangue, as chamadas plaquetas mais propensas a se agregarem e formarem coágulos dentro dos vasos sanguíneos e originando as chamadas tromboses .O sistema que regula essas plaquetas, chamado de sistema fibrinolítico, também está desregulado em consequência da ação desses poluentes.

São conhecidos de nós os vários poluentes que causam essas lesões vasculares. O mais comum é o monóxido de carbono seguido pelo dióxido de enxofre, dióxido de azoto e os compostos orgânicos voláteis como o benzeno.


Dentre as principais fontes poluentes temos a emissão industrial, o trânsito e o aquecimento residencial seja com óleo ou seja com madeira.
 
Existem praticamente dois tipos de partículas que podem ser inaladas e que vão lesar o endotélio vascular, que são as partículas menores que 2,5 micras, que podem viajar distâncias longas maiores que 100 km, e as partículas ente 2,5 e 10 micras que são as mais grosseiras.

Temos que lembrar no dia a dia como reduzir a exposição aos poluentes atmosféricos.

Algumas dicas importantes para reduzir a poluição e ajudar a manter a saúde:

- Quando possível, deslocar-se a pé, de bicicleta e transporte público;

- Evitar andar a pé ou de bicicleta em ruas de tráfego intenso, principalmente no horário de rush;

- Fazer exercícios ou caminhadas em parques ou jardins, longe de tráfego intenso.
- Evitar contato com os poluentes do ar em horários de alta incidência de poluição, especialmente os idosos e aqueles com alto risco de doenças cardiovasculares.


E por falar em poluição atmosférica, o câncer que mais matou no nosso país em2017 foi de pulmão. Muito provável também que esses venenos inalatórios estão por trás dessa mortalidade por canceres.

 

Se você tem perguntas a fazer, mande para evandrocardiol@gmail.com