Agora vou de Bike! Febre do esporte também exige cuidados

Pedalar é atividade empolgante mas muitos ciclistas ultrapassam os próprios limites e caem na armadilha de iniciar atividade sem preparo ou com overtraining

Upslon/Flickr
(foto: Upslon/Flickr)

O ciclismo tomou conta do mercado. Diversas pessoas resolveram entrar neste esporte e o transformaram em uma “febre”, principalmente nestes últimos meses onde as academias estão fechadas.

Este esporte melhora o astral, promove um verdadeiro ciclo de amizades e pode ser praticado por iniciantes e atletas de todas as idades. Ele pode ser praticado dentro das cidades ou em ambientes abertos em meio a paisagens naturais de tirar o fôlego.

Temos certeza de que benefícios dessa prática esportiva são diversos. Vão da perda de peso e aumento do condicionamento físico até a prevenção de doenças crônicas como colesterol alto e hipertensão.

Pedalar é uma atividade que pode ser empolgante. Por este motivo, muitos ciclistas acabam ultrapassando seus próprios limites e caindo na armadilha de iniciar a atividade sem preparo ou exagerando na dose causando overtraining. Esta síndrome acontece quando a pessoa faz mais exercícios do que o corpo pode aguentar. Em qualquer destas situações pode ocorrer sobrecarga dos músculos, articulações, sistema imunológico e sistema nervoso central. 

Para os iniciantes, é importante saber escolher a bicicleta ideal para o terreno escolhido e ajustá-la ao formato do seu corpo. Isso se chama Bike fit ou ajuste ergonômico corpo/bicicleta. Parece simples, mas não é. Erros na altura do banco ou distância do quadro podem levar a dores lombares, tendinites, cervicalgia e até mesmo modificar a performance esportiva. Por este motivo, recomendamos uma avaliação profissional para iniciar a atividade com segurança e com menor risco de lesões.

Para os mais experientes, os cuidados estão relacionados à tentativa incansável de melhorar a performance, atingir novas metas e desafios. Estes também precisam se preparar. Devem coordenar gasto com ingestão calórica, hidratação, capacidade física progressiva e até mesmo acidentes de percursos como quedas e lesões por estresse.

Ninguém nega os inúmeros benefícios que o uso da bike proporciona. Mas também não se pode negar o fato de que, animados com a prática e o alcance dos resultados pretendidos, seja de desempenho, seja de emagrecimento, ciclistas podem apresentar sinais de overtraining. É preciso prudência para evitar riscos à saúde. O alerta vale especialmente para quem é iniciante, para aqueles que buscam performance ou aqueles que treinam por conta própria. É preciso ter em mente que não se pode manter um ritmo acima do normal por muito tempo. Não há esporte e treino saudável que não preveja preparo e descanso.

O ideal é contar com orientação profissional para adaptação inicial à bicicleta e estabelecer um treinamento que preveja uma recuperação adequada. Pedalar estimula a romper barreiras e se superar, principalmente no início. Mas há um alerta importante: o aumento de desempenho não deve ser só exponencial. É preciso respeitar o organismo. Mesmo quem tem boa forma física deve ter períodos de destreino, pedalando com menor carga e controlando as metas.

Agora é só seguir as orientações, subir na bicicleta e pedalar! 
 
Se você tem dúvidas sobre a coluna ou quer enviar sugestão de temas, mande email para danielbaumfeld@gmail.com