Noites mal dormidas: Ronco e sono na gravidez

São vários os fatores que contribuem para as noites de sono de má qualidade entre as gestantes. À medida que o parto se aproxima, o desconforto se torna maior

Pixabay
(foto: Pixabay)

No período gestacional, em função de alterações hormonais, o corpo da mulher sofre várias mudanças. Embora seja uma fase de grande alegria e realização, nem tudo é fácil. O sono é um grande exemplo disso.

As noites mal dormidas geram sonolência diurna, que afeta as atividades diárias da mãe, deixando-a muitas vezes desmotivada, sem saber exatamente a causa, pois o seu corpo se modifica a cada dia.

São vários os fatores que contribuem para as noites de sono de má qualidade. E, à medida que o parto se aproxima, o desconforto se torna maior.

Durante a gestação, muitas mulheres começam a roncar. Isso se deve especialmente em função do aumento de líquidos e gordura, inclusive na região do pescoço, reduzindo o calibre das vias aéreas superiores.

Além disso, a congestão nasal pode ocasionar desconforto para respirar - muitas mulheres sofrem com o nariz entupido especialmente à noite, quando grávidas.

E quando o ronco vem acompanhado de paradas respiratórias, as apneias, o quadro se complica ainda mais.

O efeito hormonal do estrogênio favorece o aparecimento da rinite gestacional, que provoca entupimento nasal e também reduz a quantidade de sono REM, uma fase importante e restauradora do sono. As contrações uterinas, devido aos picos noturnos de ocitocina, podem ocasionar microdespertares e consequente fragmentação do sono.

As alterações no metabolismo do ferro podem aumentar a movimentação das pernas durante a noite (movimentos periódicos das pernas - MPP - e síndrome das pernas inquietas - SPI).

Três de quatro grávidas sofrem com refluxo gastroesofágico, o que acaba contribuindo para a queda da eficiência do sono. A bexiga também permanece comprimida e, junto ao aumento da necessidade de excreção do sódio (sal), ela vai querer ir ao banheiro várias vezes durante a noite. A posição de dormir também fica comprometida, devido aos desconfortos musculoesqueléticos.

É, o sono das grávidas não é fácil! Alguns tratamentos podem atenuar esses desconfortos, como a desobstrução nasal, o uso do CPAP, um aparelho que ajuda pessoas que roncam a respirar melhor, e orientações sobre a posição correta de dormir e exercícios físicos, proporcionando bons sonhos à nova mamãe.

Procure o seu médico e converse com ele sobre a sua noite de sono!