Os cuidados da cirurgia plástica pós-parto

O ideal é que a paciente espere pelo menos três meses após o fim da amamentação para se operar

Pixabay
(foto: Pixabay)
A gestação é um dos momentos mais especiais e bonitos da vida de uma mulher. Trata-se de um período também em que o corpo dela passa por inúmeras transformações e, algumas vezes, deixam marcas indesejadas, como flacidez, estrias e alterações no músculo do Abdomen.

Diante disso, fica o desejo e o questionamento: quanto tempo depois do parto é possível se submeter a uma cirurgia plástica? Como ter certeza sobre quais os procedimentos que podem ajudá-la a se sentir  bem com seu corpo de novo?

O ideal é que a paciente espere no mínimo três meses após o fim da amamentação ou seis meses depois do parto, no caso de não estar amamentando para fazer qualquer cirurgia plástica. Assim, há tempo para o organismo se recuperar e desinchar. 

Uma mulher que acabou de ter filho está inchada, e, por isso, não existem parâmetros exatos para a realização de uma plástica bem-feita. Por exemplo, como saber o tamanho ideal dos seios se eles estão cheios de leite? Colocar a vaidade acima de tudo e fazer um procedimento estético antes do indicado pode, além de tudo, trazer sérios problemas físicos e emocionais. Em uma cirurgia dessas, a paciente perde água, sangue e calorias. Isso afeta a amamentação, podendo secar o leite ou alterar seu sabor, com o risco do bebê rejeitá-lo. 

Muitas mulheres se sentem constrangidas por não estarem felizes com o próprio corpo após o parto. Afinal, como sentir isso depois de terem dado à luz a uma das pessoas mais importantes da vida? Saiba que é um processo normal. Primeiramente, é necessário compreender como todas essas mudanças afetaram sua vida. Novas responsabilidades, nova rotina, muitas vezes causam ansiedade.

Dialogue com seu médico, esclareça dúvidas e evite agir por impulso e precocemente. Afinal, o principal de tudo isso é que você se sinta bem e com saúde. Uma é inerente à outra. A escolha do cirurgião plástico também é fundamental, pois ele entenderá suas insatisfações e apresentará soluções seguras e eficazes para o seu bem - estar e a sua segurança.

Valorize cada momento, e a maternidade sem duvidas é um dos mais ímpares e belos que a mulher, apenas ela, pode experimentar.

E, por último, se possível, deixe para operar após ter todos os filhos desejados. Isso porque uma nova gestação poderá trazer grandes repercussões na cirurgia já realizada. Converse também sobre isso com o seu cirurgião.

Se você tem dúvidas sobre este tema ou quer mandar sugestão de assunto para a coluna, envie email para alexandremeira@gmail.com