Cirurgia plástica no nariz: 'É preciso respeitar o contorno e a harmonia facial'

'Toda e qualquer cirurgia terá seus riscos, e quanto maiores os cuidados e prudência nas cirurgias, menores serão suas chances de intercorrências'

Holding/Divulgação
(foto: Holding/Divulgação )
A cirurgia plástica do nariz, ou simplesmente rinoplastia, é mundialmente conhecida para melhorar a aparência da face através da modelagem do nariz. Mas o que não podemos esquecer é que a principal função do nariz é auxiliar na respiração, e não apenas ser bonito. Desta forma, ao realizar a rinoplastia, o principal objetivo é respeitar a parte funcional, tornando-a melhor. 

Outro importante foco nesta cirurgia é a naturalidade, respeitando o contorno e harmonia facial. Não queremos e não podemos reproduzir resultados iguais em pessoas diferentes. Para o sucesso da cirurgia, uma boa avaliação  das alterações funcionais e estéticas devem ser ponderadas e esclarecidas ao paciente, através do exame clínico e de imagens, como a tomografia.

Na primeira consulta, o médico já deve esclarecer sobre todos estes aspectos, não deixando o paciente alimentar falsas expectativas que não irão condizer com seu biotipo, sua realidade.

Exames pré operatórios de rotina devem ser realizados para avaliar o risco cirúrgico, esclarecendo sobre doenças prévias, alergias, usos de medicamentos já em uso e os que devem ser evitados antes da cirurgia.

A cirurgia, preferencialmente deve ser realizada sob anestesia geral para melhor proteção das vias aéreas, sempre em ambiente cirúrgico adequado, sob supervisão de um anestesiologista capacitado para esta função.

O uso de tempões eventualmente é necessário, podendo permanecer por um a três dias, ou mais,
dependendo da técnica utilizada e do trans operatório. Os roxos na face são comuns, principalmente quando se faz a osteotomia (fratura) dos ossos nasais. Assim como o inchaço.

Os roxos tendem a desaparecer com 10-15 dias, assim como o inchaço mais grosseiro. E normalmente usamos uma microporagem no nariz por 20-30 dias. O contendor plástico (slplint) ou gesso são usados por 7 dias nos casos de fratura.

O nariz permanecerá inchado também na parte interna, tornando a respiração nasal mais dificultada nas primeiras semanas . O resultado definitivo nunca será observado com menos de um ano, sendo que mesmo após este período, ao longo de 3-5 anos, observamos em alguns casos ainda uma acomodação da pele e dos tecidos nasais.

Toda e qualquer cirurgia terá seus riscos, e quanto maiores os cuidados e prudência nas cirurgias, menores serão suas chances de intercorrências. 

Quando o resultado almejado não é conquistado, o prazo mínimo ideal para se aguardar para nova cirurgia é de um ano.
Isto deve ser sempre avisado ao paciente já na primeira consulta.

Lembrar que cada caso é único, e sempre a avaliação inicial deve ser objetiva e clara. Evitando contratempos  e transtornos durante e após a cirurgia em função de falará de informações necessárias, tanto por parte do paciente quanto do médico assistente.