Sua saúde: a responsabilidade de escolher um cirurgião plástico qualificado

Fotos com promessas de pós-operatório milagroso são perigosas porque a maioria usa aplicativos de edição de imagens que criam expectativa irreal

Pixabay
(foto: Pixabay)

A cirurgia plástica, como toda especialização médica, requer anos de estudo, preparação e atualização científica constante. Isso porque atua diretamente com a vida humana e precisa garantir o bem-estar e segurança dos pacientes em cada procedimento. Um médico especialista em cirurgia plástica é aquele que graduou-se em Medicina, concluiu dois anos de residência em Cirurgia Geral e três anos de residência em Cirurgia Plástica, totalizando 14 mil horas de treinamento. Além disso, fez as provas para se tornar membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O Brasil tem, atualmente, 6 mil profissionais especializados em Cirurgia Plástica; destes, quase 800 ficam em Minas Gerais. Diante de tal cenário, a SBCP atua fortemente para garantir a qualificação dos especialistas associados à entidade.

O especialista precisa ter transparência com o paciente. Conversar com ele e ponderar sobre os pros ou contras de cada escolha. Fotos com promessas de um pós-operatório milagroso são extremamente perigosas. Primeiro porque milagres não existem e, segundo, pelo motivo de conterem, em sua maioria, aplicativos de edição de imagens e jogos de luz. Esses recursos criam uma expectativa irreal.

Dessa forma, o cirurgião plástico opera em um ambiente devidamente equipado, não trabalha com imagens de pré e pós operatórios e tem total competência para agir em caso de qualquer complicação no processo. Para os procedimentos minimamente invasivos, os dermatologistas também têm qualificação para realizá-los.

Por meio da informação, a entidade acredita ser possível reverter a quantidade de cirurgias mal sucedidas por conta de profissionais não devidamente qualificados. Aqueles que detêm uma formação séria e responsável precisam ter registro de especialidade no Conselho Regional de Medicina (o Registro de Qualificação de Especialista poderá ser pesquisado no site do CRM). Além disso, deverão ser associados à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, uma entidade afiliada da Associação Médica Brasileira, que é a responsável pela formação e titulação do especialista em Cirurgia Plástica.

Fique atento na hora de escolher o especialista na hora de passar por uma cirurgia plástica ou mesmo por um procedimento minimamente invasivo.

A sua vida e sua saúde agradecem!

 

E se você tem dúvidas sobre cirurgias plástica, mande pra mim: alexandremeira@gmail.com