Vacinar contra o HPV é muito importante; entenda por quê

Em casos mais graves, o papilomavirus humano pode evoluir para diversos tipos de câncer, como do colo uterino, anal, da vagina, da vulva e do pênis

Flickr
(foto: Flickr)

Motivo de muita ansiedade de quem vai à consulta ginecológica éinfecção pelo papilomavirus humano (HPV). É  a doença sexualmente transmissível mais comum e cerca de 80% das pessoas entrarão em contato com o vírus em algum momento da vida.  

Atualmente são conhecidos cerca de 200 tipos de HPV e aproximadamente 45 infectam o trato genital. Os tipos de HPV são divididos em baixo e alto risco para câncer de acordo com o potencial de induzir lesões pré-malignas e malignas. Considera-se que praticamente 100% dos casos de câncer do colo uterino são ocasionados pelo HPV e é responsável ainda por cerca de 90% dos casos de câncer anal, cerca de 40% dos casos de câncer de vagina, vulva ou pênis e cerca de 10% dos casos de câncer de orofaringe

Obviamente não é todo mundo que vai evoluir desfavoravelmente pois algumas pacientes podem desenvolver a forma clínica do condiloma ou verruga genital que é benigna, outras terão lesões que poderão desaparecer espontaneamente. Mas, em se tratando de um grande problema de saúde pública, toda a atenção deve ser dada ao diagnóstico das alterações do HPV antes que se tornem lesões precursoras do câncer do colo uterino. Detalhe: as lesões podem demorar anos para se transformarem em câncer.

E aí entra o exame preventivo ou Papanicolaou, nome em homenagem ao inventor do exame feito para analisar as células do colo uterino. Quem não se lembra de ter feito aquela experiência de raspar a parte interna da bochecha com um palito de picolé, fazer um esfregaço em uma lâmina de vidro e olhar no microscópio?

Pois é, o exame de Papanicolaou é, a grosso modo, semelhante só que é feito um raspado do epitélio da parte externa e do canal do colo uterino, colocado em uma lâmina de vidro e analisado no microscópio pelo laboratório de citopatologia após coloração especial. 

A associação com a colposcopia, isto é, visualização do colo uterino com uma lente de aumento, aumenta a eficácia do método detectando lesões que podem ser biopsiadas. Exames de biologia molecular também podem detectar o HPV.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a rotina recomendada para o rastreamento no Brasil é a repetição do exame Papanicolaou a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano. Naquelas com exame alterado o parceiro deverá consultar o Urologista para avaliar lesão no pênis ou bolsa escrotal.

O uso do preservativo masculino ou feminino nas relações sexuais é  importante forma de prevenção do HPV. Contudo, seu uso, apesar de prevenir a maioria das infecções sexualmente transmissíveis, não impede totalmente a infecção pelo HPV, pois, frequentemente as lesões estão presentes em áreas não protegidas pela camisinha (vulva, região pubiana, perineal ou bolsa escrotal). A camisinha feminina, que cobre também a vulva, evita mais eficazmente o contágio se utilizada desde o início da relação sexual.

A vacinação para o HPV é muito importante e é preconizada para mulheres de 9 a 26 anos de idade e meninos de 11 a 14 anos. Recomenda-se que o início da vacinação ocorra, preferencialmente, antes do início da vida sexual . Não há contraindicação para vacinar mulheres até 55 anos pois as vacinas são seguras para várias faixas etárias. 

E estar vacinada não exclui a necessidade do exame de Papanicolaou periodicamente. 

Então, boa prevenção!!!

 

Se você tem dúvidas, mande paramarcoszagury@hotmail.com