Congresso de endocrinologia vai divulgar guia sobre desreguladores endócrinos

O documento será lançado no Brasil durante a conferência de uma das autoras do guia, a norte-americana Michele Andrea La Merri

por Estado de Minas 22/08/2019 16:52
Reprodução/Internet/Autimates
(foto: Reprodução/Internet/Autimates)

Até o dia 24, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) realiza o Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia (CBAEM), em Florianópolis (SC). O evento vai abordar as principais novidades e diretrizes da especialidade, com destaque para a divulgação do Guia de Disruptores Endócrinos (substâncias que atrapalham o funcionamento dos hormônios no organismo), feito pela Endocrine Society, dos Estados Unidos, juntamente com a Organização Não Governamental IPEN (www.ipen.org).

O documento, traduzido pela SBEM, será lançado no Brasil durante a conferência de uma das autoras do guia, a norte-americana, Michele Andrea La Merril, “Global health impacts of exposure to endocrine-disrupting chemicals” (Impactos globais na saúde causados pela exposição à substâncias químicas desreguladoras do sistema endócrino). O tema também será debatido por outros especialistas da SBEM que avaliam os impactos na tireoide e no sistema reprodutivo, por exemplo.   

“O tema desreguladores endócrinos é, hoje, um dos mais importantes para a saúde pública no Brasil e no mundo. A discussão deve envolver médicos, pacientes e, principalmente, governos. Com a integração de todos, podemos contribuir com medidas mais efetivas. Por isso, nosso congresso está trazendo uma conferencista norte-americana e vamos debater e divulgar este guia para a sociedade”, ressaltou Rodrigo Moreira, presidente da SBEM.

Já no primeiro dia do evento, haverá uma mesa especial para discutir as atualidades e particularidades do câncer de tireoide, doença que tem aumentado muito na população entre 20 e 49 anos. Outros simpósios abordarão temas como vigorexia (obsessão pelo “corpo perfeito”); testosterona e disfunção sexual nas mulheres; novas drogas usadas como moderadores de apetite no combate à obesidade; o uso de anabolizantes e termogênicos. “Vamos falar sobre os novos e mais modernos tratamentos, com menores efeitos colaterais em pacientes com sobrepeso e obesidade. Também vamos abordar a chegada de novos medicamentos no país, como a Lorcaserina e a Liragluitda”, destaca Alexandre Hohl, presidente do congresso e ex-presidente da SBEM.

O CBAEM contará com a participação de palestrantes de diversas regiões do Brasil e outros internacionais, dos Estados Unidos e Portugal. São mais de 3 mil especialistas inscritos participando de simpósios e palestras sobre os principais temas de Endocrinologia e Metabologia, como o Diabetes, a suplementação alimentar e esporte, obesidade, osteoporose, disfunção sexual masculina e feminina, metabolismo ósseo, andrologia. “Vamos discutir os temas que estão em destaque na mídia e todos poderão desfrutar e dividir novos conhecimentos para a prática clínica da endocrinologia”, finaliza Rodrigo Moreira.   

Serviço

Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia (CBEM)
Data: de 21 a 24 de agosto de 2019
Local: Centro de Convenções CentroSul – Avenida Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis - SC
Realização: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
Site: https://cbaem2019.com.br/