Conheça 7 brincadeiras para curtir o fim das férias

Nada de computador e de TV: chame os filhos e os amigos para atividades que fogem da rotina e são sucesso entre a criançada de todas as gerações

26/07/2019 14:43
TV Brasil/divulgação
(foto: TV Brasil/divulgação)

 
Na reta final das férias, muitas crianças já voltaram de viagem, assistiram aos lançamentos do cinema e passaram horas e horas em frente às telas da TV e do smartphone. Mais ainda resta uma semana para a volta às aulas. O que fazer para entreter os pequenos sem sair de casa? 
 
 
A dica é de Nathalia Pontes, especialista em pesquisa e desenvolvimento educacional da PlayKids, plataforma de conteúdo educacional. A seguir, ela lista sete opções de brincadeiras que entretêm crianças de diferentes gerações e ainda promovem a atividade física e mental. 

Confira!    

1. Caça ao tesouro: a ideia é só ganhar se achar 

 
Esconda um presente ou algum mimo em algum lugar "secreto" e comece a brincadeira com uma pista que levará à segunda e assim por diante. O número de pistas até chegar ao lugar certo vai depender da sua criatividade e da idade do pequeno, claro.

 

2. Elefante colorido: gelo é cor?

 
De preferência, a brincadeira deve ser realizada ao ar livre. Um playground ou pracinha, por exemplo. Se a ideia é ficar em casa, uma dica é recortar de revistas algumas figuras coloridas e ou disponibilizar alguns brinquedos que permitam à criança fazer a escolha da cor.  Funciona assim: um participante é o escolhido para liderar o grupo e ficar na frente dos outros. Então, ele deve gritar: "Elefante colorido", e os outros respondem: "Que cor?". O líder fala o nome de uma cor e os jogadores têm que correr para tocar em algo com aquela cor.
 

3. Construa o próprio brinquedo: craft da vida real 

Playkids/divulgação
(foto: Playkids/divulgação)

 
A brincadeira envolve o uso de cola, canetinha, papel colorido, fita adesiva e outros objetos, o que sempre agrada às crianças. “Elas amam explorar com as mãos e construir coisas, atividade que traz a sensação de autonomia e aumenta a autoestima delas”, explica Nathália.  No mercado, há a oferta de kits para desenvolver a brincadeira, mas vale usar a criatividade e a imaginação para a produção.  

4. Batata quente: pegando fogo

 
Uma brincadeira rápida e divertida para fazer usando somente uma bola ou qualquer objeto que pareça com isso (pode ser até uma bolinha de papel). Os jogadores precisam formar um círculo (sentados ou em pé). No meio da roda deve ficar um jogador com os olhos fechados. Enquanto os jogadores passam a bola de mão em mão todos devem cantar: "Batata quente, quente, quente, quente…". Até que a criança que está no meio grita quando quiser: "Queimou!". E quem estiver com a bola na mão nessa hora será a próxima a ir para o meio da roda.

 
5. Passa anel:  tem que ser bom de encenação
 

Forme uma fila com as crianças lado a lado. Uma delas ficará na frente de todas com um anel na palma das mãos fechadas. Todos devem juntar as mãos, palmas com palmas. O passador passará suas mãos pelas mãos das outras crianças e deixará o anel com uma delas que deverá guardar o segredo. Então, o passador deve escolher alguém para adivinhar com quem está o anel, se ela acertar será a nova passadora, se errar sairá do jogo e o passador deve perguntar para outra criança até alguém acertar.
 

6. Você me conhece? A hora da verdade

 
Esse jogo vai aproximar pais e filhos. Cada um pega cinco pedaços de papel e escreve uma frase sobre si e coloca seu nome, a frase pode ser verdadeira ou mentirosa. Depois todos devem juntar os papéis, o primeiro jogador pega um papel, lê a frase e deve dizer se aquilo é verdade ou mentira. Se acertar ganha um ponto, se errar deve pagar uma prenda (pode ser uma brincadeira como cantar, dançar ou contar uma piada). Depois, é a vez do jogador seguinte e assim por diante. Se você pegar o papel com seu nome, deve misturar no meio dos outros e pegar outro. Ganha quem acertar mais coisas sobre os outros membros da família!

7. Vamos pular! Amarelinha

 
Com um giz para desenhar ou tiras de papel, faça um retângulo dividido em dez retângulos menores e de igual tamanho. Numere as casinhas de 1 a 10. Na parte de cima, depois do 10, escreva "céu". A primeira criança a jogar deve ficar parada antes do primeiro retângulo, de lá ela deve atirar uma pedrinha na primeira casinha (essa não poderá ser pisada). Depois, ela deve seguir pelos outros números, sem cair. Se cair ou pisar com os dois pés onde era para pisar só com um perde a vez e na próxima rodada terá que tentar o mesmo número de novo, até acertar. Depois de todas fazerem o mesmo, devem recomeçar, agora acertando a casinha de número 2 e assim por diante até chegar ao céu. Quem chegar primeiro ganha!