Curso em BH aborda técnicas para controlar o estresse e gerar equilíbrio emocional no dia a dia

Especialista ministra workshop que apresenta e exercita ferramentas para desenvolver essas habilidades. Evento acontece no próximo sábado, 27 de julho

por Estado de Minas 23/07/2019 14:09
Alexandre Rodrigues/Divulgação
(foto: Alexandre Rodrigues/Divulgação)

Aumentar a criatividade, melhorar a comunicação, conseguir agir de forma serena e racional em situações de estresse e pressão. Quem, nos dias atuais, não gostaria, ou até não precisa, desenvolver essas habilidades? E com essa necessidade, a cada dia, surgem mais ferramentas para ajudar nesse processo. A Programação Neurolinguística (PNL) é uma delas. A abordagem de comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia criada por Richard Bandler e John Grinder na Califórnia, Estados Unidos, na década de 1970, se propõe a interferir nas estruturas específicas que geram o comportamento para que ele seja remodelado, oferecendo técnicas para aprender e desaprender comportamentos de forma que se torne natural que a pessoa passe a apresentar o comportamento adequado para cada situação da vida.

Pode parecer pretensioso, mas a procura pelos treinamentos do tipo tem crescido, e com relatos de mudanças no dia a dia. Outra forma de buscar esses objetivos, que tem sido bastante comentada, é a meditação, tida como ferramenta para combater a ansiedade, e para que as pessoas possam exercitar se manterem com mais frequência, física e mentalmente, no momento presente, mais atentas e sensíveis ao que fazem no dia a dia, e ao que acontece à sua volta, o que tem se tornado um desafio com os excessos de informação e o fácil acesso à comunicação rápida o tempo inteiro. A mestre em ciências da saúde e especialista em psicossomática Juliana Torres ministra, no sábado (27), em Belo Horizonte, workshop que apresenta e exercita ferramentas de ambas as técnicas.

Alexandre Rodrigues/Divulgação
Juliana Torres explica que o estilo da vida moderna tem influenciado no surgimento de patologias diretamente ligadas ao estresse (foto: Alexandre Rodrigues/Divulgação)

De acordo com Juliana, a vida contemporânea tem favorecido fortemente o aparecimento de doenças diretamente ligadas ao estresse, como a ATM (disfunção da articulação temporomandibular), depressão, déficit de atenção e outros distúrbios e patologias, tanto psicológicos quanto físicos. "Tenho refletido muito sobre o quanto a dependência das redes sociais e outros fatores contribuem para deixar as pessoas muito dispersas, sem foco, e com percepções distorcidas sobre a própria vida, tudo isso tem consequências para o corpo e para a saúde. Por isso, acho importante que cada vez mais especialistas falem sobre esse assunto e se empenhem em trazer ferramentas que ajudem as pessoas a se libertarem e resgatarem o controle de suas mentes e de seu tempo", diz a especialista, que também é treinada em gerenciamento do stress pela ISMA (International Stress Management Association).

Alexandre Rodrigues/Divulgação
(foto: Alexandre Rodrigues/Divulgação)

A meditação é outra dessas ferramentas apontadas por Juliana. A prática tem conquistado cada vez mais adeptos, incentivando o surgimento de plataformas e aplicativos como o Headspace e o Insigh Timer, biblioteca multilíngue gratuita de músicas e exercícios de meditação que já conta com 8 milhões de usuários em todo o mundo. Unindo relaxamento, exercícios respiratórios e de consciência da realidade do momento presente, a técnica faz parte de diversas culturas e, assim como a PNL, está em franca expansão como uma espécie de protocolo prático para operar mudanças profundas nas experiências diárias, no humor, disposição, estado psicológico, equilíbrio emocional e criatividade. "Os benefícios da meditação são incontáveis e visíveis a partir da prática frequente que, mesmo que com poucos minutos por semana, combate a ansiedade e auxilia em todos esses aspectos", conta Juliana.

Alexandre Rodrigues/Divulgação
(foto: Alexandre Rodrigues/Divulgação)

Foi a partir desse conhecimento e do desejo de incentivar mais pessoas a serem mais felizes que Juliana começou, há seis anos, a ministrar o workshop de meditação e PNL. Com duração de 8 horas, segundo a organizadora, o encontro é realizado de forma leve e focada no bem estar, quebrando com o paradigma de treinamentos mais maçantes geralmente associado aos cursos de fim de semana. "O curso é preparado com base na minha bagagem de 15 anos cuidando de pessoas e promovendo transformações, e é feito pensando em contribuir para iniciantes e já praticantes de meditação", conta a especialista. A próxima edição acontece de 8h30 às 16h30, no Mangabeiras, e as inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira através do formulário acessível pelo link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfcHgVt2JN8WteBH2QvXIDC_xOoc16WJROvLHqw9yhn12CEA/viewform

Serviço:
Workshop de Meditação e PNL - com Juliana Torres
Rua Ajax Corrêa Rabelo, 18, Mangabeiras - BH (em frente ao Parque Serra do Curral)
Investimento: R$ 250 (individual) e R$ 210 (cada pessoa em casal)
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfcHgVt2JN8WteBH2QvXIDC_xOoc16WJROvLHqw9yhn12CEA/viewform
Informações: (31) 998687763