Desanimado? Veja cinco dicas para turbinar a autoconfiança

Especialista em comportamento afirma que estar motivado e bem consigo mesmo é fundamental para enfrentar a vida de cabeça erguida, superar obstáculos e alcançar metas

por Estado de Minas 09/07/2019 12:03
Shutterstock/reprodução
(foto: Shutterstock/reprodução)
Em todo lugar, escutamos a frase: “não está fácil para ninguém”! Sim, a vida real é repleta de dificuldades. Mas, segundo especialistas em comportamento,  turbinar a autoconfiança ajuda a superar obstáculos, seguir adiante e conquistar metas. “Ser consciente de si mesmo e ter fé nisso são chaves para prosperar, em todos os aspectos da vida”, afirma Jairo Ferreira Filho, CEO da escola de desenvolvimento de líderes Master Mind, unidades Curitiba e Campos Gerais.  

Arquivo pessoal/divulgação
Jairo Ferreira Filho (foto: Arquivo pessoal/divulgação)
O especialista cita Napoleon Hill,  autor do livro Lei do triunfo.  “A autoconfiança é algo decisivo para o sucesso, pois assim você motiva a si mesmo e aqueles à sua volta, que poderão trilhar o caminho com você”.  
 
 
A seguir, Filho aponta cinco dicas que levam o indivíduo a acreditar em si mesmo e se tornar aquilo que deseja ser,  “fatores fundamentais para viver de forma saudável e feliz, para encontrar determinação em alcançar suas metas e para enfrentar momentos difíceis”. 

1: Jamais pregue pensamentos depreciativos

Repetir frases como “eu sou inútil” ou ter pena de si são venenos para nós mesmos. Cada pessoa tem inteligência e habilidades diferentes, que têm, sim, importância.


2: Quando preciso, lembre-se do que já alcançou

Todas as conquistas – mesmo que pequenas, fazem diferença. Ao sentir que algo não está dando certo, recorde o quanto se dedicou para chegar aonde está.

3: Cuide de si mesmo

A aparência tem influência em nossa autoestima, existem pessoas mais vaidosas que outras, mas apenas um detalhe pode fazer grande diferença. Além do externo, cuide também do seu psicológico, foque no que lhe faz bem.

4: Aprecie as coisas belas da vida

Quando apenas situações ruins nos acometem, é difícil enxergar aquela luz no fim do túnel, mas tente! A beleza existe de forma abundante no nosso dia a dia, só precisamos prestar atenção.

5: Saiba celebrar

Se mesmo quando já alcançou muito do que pretendia não faz uma pausa para respirar, então nunca estará satisfeito. Procure um tempo para receber suas conquistas de braços abertos.

Filho reforça: “Pequenas e simples atitudes podem ajudar em como vemos o mundo ao acordar cada dia. Use isto a seu favor e transforme seu cotidiano com produtividade, autoconfiança e sucesso”.