Conheça oito ações para manter a beleza e o bem-estar no inverno

Hidratação, uso de filtro solar, evitar banho quente demais e lembrar de áreas do corpo que ficam mais ressecadas fazem parte da cartilha de cuidados diante de baixas temperaturas

por Estado de Minas 08/07/2019 11:08
Andre Correa/divulgação
(foto: Andre Correa/divulgação )
Lábios rachados, pele opaca, mãos e pés foveiros: a baixa nas temperaturas nos últimos dias evidencia que o inverno brasileiro também exige cuidados específicos para manter a beleza e o bem-estar em alta. Isso porque na estação mais fria do ano muitos negligenciam ações como manter o corpo hidratado ou não abrir mão do filtro solar. Em contrapartida, é também o melhor período para a realização de tratamentos estéticos

  
Ângela Carvalho, médica da unidade Anchieta da Magrass (rede de emagrecimento saudável e estética de resultado), destaca a seguir uma rotina de cuidados, além de responder às principais dúvidas sobre a dobradinha inverno x beleza. “O frio pode diminuir a sensação de sede, mas a baixa umidade relativa do ar penaliza o organismo como um todo e os sinais do problema costumam surgir rapidamente na pele”, destaca. Confira as oito ações para evitar danos e manter a qualidade de vida na estação.  

Quais os principais cuidados e o que não se deve deixar de fazer de jeito nenhum nesta época?

O inverno é uma época que favorece o ressecamento dos tecidos pela diminuição do processo de transpiração e a presença de ar seco, em consequência da baixa umidade do ar. A hidratação adequada é imprescindível para manter a beleza e saúde da pele e mucosas. A ingestão de água e os cuidados básicos devem ser mantidos durante o inverno para preservar a saúde da pele. Deve-se hidratar rosto e corpo com produtos específicos. Experimente aplicá-los logo depois do banho, isso favorece a penetração dos produtos. Deve-se também manter uma ingestão hídrica diária de, no mínimo, dois litros de água. Que tal aproveitar o friozinho e se jogar nos chás?

Andre Correa/divulgação
Médica Ângela Carvalho (foto: Andre Correa/divulgação )
O filtro solar continua sendo fundamental, não é?

Durante o inverno, também não podemos esquecer o uso de fotoprotetores. A exposição aos raios ultravioletas ocorre também no inverno. Eles penetram profundamente nos tecidos levando a alterações, muitas vezes, nocivas à saúde. A escolha de um bom filtro solar deve ser feita de forma criteriosa. Poucas pessoas sabem, mas para a adequada fotoproteção da pele temos que analisar se no rótulo do produto constam informações tanto sobre o valor de FPS quanto sobre o valor de PPD (menos conhecido para a maioria). O FPS nos fala sobre a proteção aos raios UVB e deve ser utilizado sempre em valores maiores que 30. Já o PPD nos fala sobre a proteção em relação aos raios UVA que sabidamente são muito nocivos à pele, podendo levar ao aparecimento de cânceres, além do envelhecimento dos tecidos. Os melhores produtos mantêm o PPD entre 20 e 30. No mercado, tem alguns produtos que contêm o PPD nos rótulos.

O uso de protetor somente não basta para a proteção. Assim, devemos sempre evitar exposição solar prolongada no horário das 10h às 16h, além de usar chapéus, óculos e roupas adequadas.


O que não usar de jeito nenhum?

Durante o inverno, devemos evitar banhos longos e quentes para não favorecer ainda mais a desidratação. Devemos evitar também a exposição excessiva ao sol e o uso de buchas que favorecem a perda da barreira lipídica natural, que retém a umidade da pele fazendo com que a desidratação seja ainda pior.

Algum cuidado específico na hora de fazer e retirar a maquiagem?

A hidratação é sempre o primeiro passo nos cuidados com a pele durante o inverno. Assim, o uso de um bom hidratante antes e depois da maquiagem é praticamente uma regra que não deve ser quebrada. Não podemos nos esquecer também do uso do filtro solar após a hidratação e antes da make.

No inverno, a troca de alguns produtos podem favorecer a pele e resultar em uma maquiagem mais bonita: usar BBcream em vez da base matte, batom líquido no lugar do matte e iluminadores e contornos cremosos em vez do pó. Para manter a pele hidratada e saudável, devemos sempre retirar a maquiagem antes de  dormir. Com a maior sensibilização da pele pelo frio e baixa umidade, os melhores produtos são as soluções micelares e algumas soluções que contenham ainda a água termal que, além de remover a maquiagem, auxiliam na hidratação.

Quais os cuidados específicos para pés e mãos?

A pele dos pés e das mãos sofrem muito com o ressecamento nesta época do ano. Portanto, é necessário hidratar intensamente esses tecidos. Para os pés,  sugiro hidratantes à base de ureia. As áreas de extremidades compostas também por cotovelos e joelhos têm pouca quantidade de glândulas sebáceas, com menos produção do óleo natural lubrificante, o que favorece o ressecamento. Cuide de hidratá-las também.

Nesta época, os lábios costumam queimar e rachar. Qual o produto ideal para protegê-los?

Como os outros tecidos, os lábios também estão predispostos à desidratação no inverno. A região sensível ao vento, ao frio e ao sol é formada por uma fina mucosa que, quando resseca, causa morte celular instantânea dando aquele aspecto craquelado com descamações e fissuras. Para evitar que isso aconteça, devemos ter sempre às mãos um bom hidratante específico (labial), além de usar gloss, lip balm e batons que funcionam como barreira mecânica ao ressecamento. Devemos evitar de passar a língua nos lábios. Isso porque a saliva tem um PH de 6,9, que agride o tecido dos lábios e favorece o ressecamento.

Alguma mudança na alimentação para proteger a pele nesta época?

Como já mencionado, a hidratação oral é muito importante para manter a hidratação da pele. Além disso, deve-se manter uma alimentação balanceada rica em frutas, verduras e fibras. As frutas ricas em vitamina C como laranja, mexerica, morango e limão devem ser rotina em nossa alimentação durante o inverno. Alimentos ricos em isoflavonas, como a soja, também devem ser introduzidos na alimentação, pois evitam o envelhecimento e melhoram a elasticidade da pele, assim como as sementes como nozes e castanhas, ricas em vitaminas e minerais antioxidantes.

 
Por que o inverno é a época ideal para procedimentos estéticos?

O inverno é uma excelente época para realizar alguns procedimentos estéticos que não combinam muito com o sol. Tratamentos com laser e peelings químicos e mecânicos, além da depilação à laser, preenchimentos e tratamento com toxina botulínica quando realizados nesta época do ano diminuem preocupações com a exposição ao sol.