Beleza da pele: confira cinco dicas para combater a flacidez

Com o passar do tempo, a perda de elasticidade é inevitável. Mas é possível retardar e mesmo diminuir os efeitos do envelhecimento da pele com a adoção de alguns cuidados

por Estado de Minas 04/07/2019 11:50
Laser Medical Group/divulgação
(foto: Laser Medical Group/divulgação)
A imagem no espelho já reflete os efeitos do tempo? A flacidez de rosto e corpo anda incomodando? Sim, envelhecer é inevitável. No entanto, a adoção de alguns cuidados e hábitos de vida saudáveis têm o poder de retardar o relógio biológico e dar aquele up na aparência. Palavra de Abdo Salomão, médico dermatologista que elaborou um plano de ação poderoso, capaz de garantir uma pele saudável, bonita e mais firme. 
 
 
O programa envolve cinco passos, incluindo a  ingestão de proteína magra, a prática regular de atividade física, a suplementação de nutrientes na dieta e o uso de tecnologias que ajudam a combater a flacidez e deixar tudo "durinho". 

O que causa a flacidez?

 
Abdo lembra que a  falta de elasticidade cutânea deixa rosto, colo e pescoço com aparência envelhecida e flácida. O problema acomete também o corpo, que perde firmeza mais comumente em áreas como coxas, abdômen e braços
 
Laser Medical Group/divulgação
Dermatologista Abdo Salomão cria programa contra flacidez (foto: Laser Medical Group/divulgação)
 
 
“A flacidez pode ser dividia em duas categorias: muscular e dérmica. A muscular é causada pela falta de exercício físico e alimentação inadequada, o que reduz a massa muscular, diminuindo a firmeza da pele. Já a dérmica, ou tissular, pode ser provocada por fatores naturais, como a exposição em excesso ao sol, maus hábitos como fumo e alimentação inadequada ou fatores genéticos e hormonais. Em ambos os casos, adotar atitudes saudáveis e investir em tratamentos potentes ajudam a vencer o inimigo”, afirma o médico.

Conheça o programa criado pelo especialista:
 

1 - Faça uma avaliação nutricional

 
Para o médico, uma pesquisa sobre a alimentação é o princípio de tudo. “É importante consultar uma nutricionista para elaborar um cardápio rico em proteínas magras e alimentos funcionais. As proteínas são ricas em colágeno, substância que ajuda a manter a elasticidade da pele, e como têm menos gordura, ajudam o organismo a construir massa magra, auxiliando na tonificação dos músculos”, afirma. Ele lembra que os alimentos funcionais têm propriedades antirradicais livres, aumentando a resistência da pele e contribuindo para o aumento do tônus muscular.

 
2 - Mantenha ou comece a praticar exercícios físicos

 
Salomão destaca a atividade física como importante aliada no combate à flacidez. "Os exercícios físicos estimulam nossa pele a lidar melhor contra os radicais livres, ao mesmo tempo em que estimula fibroblastos e elastina. Isso torna nossa pele mais elástica e menos flácida”, conta.
 

3 - Peça um check-up laboratorial ao médico

O dermatologista lembra a importância de estar em dia com os exames. Para tanto, uma análise laboratorial é importante para descartar qualquer deficiência ou alteração hormonal. Salomão cita como exemplo a diminuição de estrogênio, comum na menopausa, como uma das causas da flacidez dérmica.

 
4 - Avalie a possibilidade da suplementação de nutrientes

 
Sempre indicada por médico e ou nutricionista, Salomão indica a possibilidade de incluir na dieta substâncias ricas em ativos antioxidantes e antiglicantes, cuja ação evita a degeneração das fibras de ancoragem de colágeno e elastina. Entre elas, destaque para exynutriment, glicoxyl, ácido hialurônico, resveratrol, curcumina e fosfolipídeos do caviar.
 

5 - Recorra à tecnologia 

 
Por fim, o dermatologista cita o uso de tecnologias para firmar face e corpo.
 
Para o rosto, ele destaca tratamentos à base de ultrassom microfocado que, em apenas uma sessão, promove melhora significativa no aspecto da pele, por causa do estímulo de produção de colágeno. No mercado, há aparelhos capazes de atingir o músculo e o enrijecer. "O músculo sofre uma contração imediata ao ser atingido pelos pontos de coagulação e isso produz um efeito lifting, com melhora expressiva da firmeza, que pode apresentar evolução no período de três meses após o procedimento, quando o novo colágeno continua a ser produzido”, afirma o médico. O equipamento age de dentro para fora, sem atingir a epiderme, dessa forma, a recuperação é imediata. “O paciente pode voltar às atividades de rotina no mesmo dia, já que os sintomas melhoram rapidamente. É importante lembrar que o tratamento é bastante seguro”, avalia.
 
Para enrijecer a pele do corpo, o dermatologista sugere o drug delivery digital, procedimento novo que atua contra a flacidez corporal em sessões rápidas. “A técnica permite a inserção de ácido hialurônico na região corporal por meio de agulhas, com total controle do médico e na dosagem perfeita, que é 100% aproveitada”, explica. 
 
De acordo com ele, o tratamento para flacidez corporal é feito em quatro sessões mensais. “Após 30 dias da primeira sessão já é possível notar mais firmeza, com melhora do aspecto geral da pele. Diferentemente de cirurgias, que têm pós-operatório complicado, o sistema tem tempo de recuperação tranquilo. Além disso, não fica cicatriz”, finaliza o médico.