Respirar é uma técnica que proporciona desenvolvimento pessoal

Ter consciência da respiração significa saúde mental e corporal. Alivia a ansiedade, diminui o estresse, dá clareza aos pensamentos

por Lilian Monteiro 28/11/2017 14:01

Leandro Couri/EM/D.A Press
"Respiração é vida. Todos devem aprender a respirar para viver com saúde" - Maria José Marinho, de 85 anos, professora de ioga (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
“Existe uma antiga história indiana que ilustra bem a importância da respiração. Conta-se que todos os sentidos estavam brigando entre si para determinar qual deles era o mais importante. Sem conseguir resolver o dilema, foram até Brahma – o Criador na mitologia hindu – e lhe perguntaram: “Entre nós, qual é o mais importante?”. Brahma então respondeu: “O mais importante é aquele cujo afastamento faça o corpo piorar”.

Assim, os sentidos decidiram que cada um se afastaria por um ano para que os outros pudessem avaliar o efeito de sua ausência. A Fala se afastou e ao voltar após um ano perguntou: “Como vocês viveram sem mim?”. Os outros sentidos responderam: “Como os mudos: não falando com a língua, mas vendo com os olhos, ouvindo com os ouvidos, respirando com a respiração, conhecendo com a mente, gerando com o sêmen. Assim vivemos.” E a língua retornou ao seu lugar. Então, afastou-se a Visão, mas os outros viveram como os cegos. Depois foi a vez da Audição e todos viveram como os surdos. Quando o Sêmen se afastou, os sentidos viveram como os impotentes. E foi a vez de a Mente se afastar. Por um ano foi possível viver como os loucos. Por fim, chegou a vez da Respiração. Ao afastar-se, rompeu os demais sentidos e o corpo virou uma grande confusão. Então, todos os outros sentidos lhe pediram: ‘Não partas senhora, pois não poderemos viver sem vós’”.

O oxigênio é o alimento vital para viver. É o primeiro ato do ser humano ao sair do ventre, quando inspira pela vida, e o último suspiro quando expira antes da morte. Nascemos sabendo respirar e muitos de nós desaprendemos ao longo dos anos. As pessoas se esquecem do quanto a respiração é importante para o bem-estar físico, mental e espiritual. Aliada da saúde, executada da maneira correta, já que respirar é uma técnica, alivia a ansiedade, diminui o estresse, dá clareza aos pensamentos, melhora a concentração e o sono, proporciona paz interior, amplia a inteligência, ajuda na atividade física, traz calma para o corpo e a mente, aumenta a oxigenação das células e elimina toxinas. Enfim, é fundamental para quem quer descobrir a arte de viver.

A professora de ioga Maria José Marinho, de 85 anos, mais de 50 deles dedicados à prática e às ciências orientais, precursora em Belo Horizonte, afirma que “respiração é vida. Todos devem aprender a respirar para viver com saúde”. Ela explica que os pulmões não têm musculatura própria, são como dois sacos inertes e para inspirar e expirar é preciso usar o diafragma, um músculo chato que separa o tórax do abdômen, que precisa encher e esvaziar. Por isso, é possível ensinar quem desaprendeu. A criança nasce sabendo e ao crescer deixa de respirar corretamente porque a respiração está ligada às emoções. Todas as vezes que mudamos o estado emocional, mudamos o ritmo respiratório: raiva, medo, alegria, felicidade... É a partir das emoções que a respiração vai se modificando. “Observem uma criança dormindo, é assim que todos devemos respirar.”

A missão de Maria José Marinho é aplicar seus conhecimentos, ensinando as pessoas a melhorar sua qualidade de vida e aprender a viver melhor. “Temos duas energias. A ligada ao Sol é ativa, dinâmica, quente, e a relacionada com a Lua é calma e pacífica. Separadas não é bom, o ideal é o equilíbrio para absorver o O². Para as entidades superiores, absorvemos outra forma de energia que se chama Prana, que é uma forma de energia encontrada no ar de forma fluida. Isso é física, não metafísica. O Prana é uma outra forma de energia quântica encontrada no cosmo, que alimenta nossas atividades superiores mentais, emocionais e espirituais.”

CHACRAS

Maria José Marinho explica que a respiração influencia em todos os nossos chacras. Por isso, saber respirar controlando as emoções também acalma a mente. “Em situação de conflito e emergência, para manter a calma e tomar a atitude certa, nada como respirar direito.” E o grande valor desse ensinamento é que, como enfatiza a yogueterapeuta, o efeito da respiração é imediato. “É no momento. Por isso, respiração é vida, é terapêutica.”

Respiramos cerca de 20 mil vezes num dia. Em cada respiração, absorvemos cerca de 300ml de ar. Mas nossos pulmões foram planejados para muito mais, já que a capacidade pulmonar de um adulto é de cerca de quatro litros. “Nossa respiração cotidiana movimenta apenas 10% do que nossos pulmões comportam. Assim, nosso corpo e nossa mente funcionam com uma quantidade de combustível bem menor do que necessitam e jamais poderemos expressar plenamente nossos potenciais e viver uma vida realmente saudável se não aumentarmos nossa absorção de oxigênio.”

Maria José Marinho lembra que ao inspirar não absorvemos só O², assim como não só expelimos CO², mas outras coisas que o ser recusa a conservar em si. “Se aprendemos a respirar corretamente, vamos nos nutrir melhor de tudo o que necessitamos para viver e nos livraremos do que é negativo, do que nos prejudica, envenena e diminui a vida.”

O Saúde Plena propõe ao leitor prestar atenção em sua respiração. Observe-a, perceba como ela anda, se não está pedindo socorro. Além da professora Maria José Marinho, fomos atrás de personagens, médicos, nutricionista, ambientalista, instrutor de respiração, enfim, pessoas que vão ajudar e indicar os caminhos para quem deseja respirar bem em todas as dimensões.

Uma questão de saúde
Vivemos em uma época de tanta pressão, cobrança e tensões que respirar corretamente se tornou um desafio, o que impede uma melhor qualidade de vida. É importante reaprender

Jonathan Natiuk/Freeimages
(foto: Jonathan Natiuk/Freeimages)

Você sabe respirar? Antes de responder, você sabe o que é a respiração? Como leigos, diríamos que é o ato de inalar e exalar o ar através da boca e do nariz. Na fisiologia, ela é definida como a troca de oxigênio e dióxido de carbono com o meio ambiente. E pela bioquímica é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia, geralmente glicose, que pode ser usada nos processos vitais. Não importa os conceitos, o fundamental é que você saiba inspirar e expirar corretamente para buscar ter bem-estar e qualidade de vida. É isso mesmo, respirar direito é questão de saúde!

No mundo atual, as pessoas simplesmente desaprenderam a respirar. Muitos nem sequer prestam atenção e vão se atropelando no dia a dia. E a culpa, imputada pela maioria, é do estresse, que nem é tão culpado assim, já que ele é uma reação de adaptação aos obstáculos da vida. E só vira problema quando se torna crônico. O risco é quando o corpo passa a achar normal as altas doses de cortisol e adrenalina no organismo. Daí é preciso fazer um reparo no sistema nervoso parassimpático, que faz parte do sistema nervoso autônomo (que cuida das atividades sobre as quais não temos de pensar, como respiração e digestão), responsável por estimular ações que permitem ao organismo responder a situações de calma, como desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição da pressão arterial e a diminuição da adrenalina e do açúcar no sangue.

As informações são do médico psiquiatra e nutrólogo Frederico Porto. Para saber o grau de estresse de seus pacientes, ele mede o desequilíbrio do sistema nervoso autônomo por meio da ação do principal nervo do sistema nervoso parassimpático, o vago, que é ligado a diversos órgãos e músculos que pertencem aos sistemas respiratório, cardíaco e digestório, especialmente. “Ausência de tensão não é relaxamento. O mundo precisa reparar e recuperar o parassimpático. E a mudança começa com a prática respiratória correta. Entre as ações, indico lavar o rosto com água gelada, bocejar, gargarejar, alongar e expirar prolongadamente. Um antigo ditado tibetano diz que ‘a respiração é o cavalo e a mente é o cavaleiro’.”

Jair Amaral/EM/D.A Press
Para saber o grau de estresse de seus pacientes, o psiquiatra Frederico Porto mede o desequilíbrio do sistema nervoso autônomo (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Frederico Porto, que também é professor da Fundação Dom Cabral, explica que o segredo está em mudar a fisiologia e, para isso, a base é a respiração. O médico enfatiza que a respiração tem três parâmetros: “O primeiro é o ritmo, o segundo, é a suavidade, e o terceiro é o ser abdominal, ou seja, fundamental para alongar o diafragma que está tenso. Assim se respira da forma adequada”. Ele alerta que a fisiologia precede a emoção. “Não temos controle da emoção, mas temos da fisiologia.”

O médico ensina que, da forma como vivemos hoje, sempre em estado de ativação e não de relaxamento, “este só ocorrerá se fizermos uma intervenção consciente por meio da respiração. O treinamento diário, aliado à dedicação, seguramente vai proporcionar mais qualidade de vida, bem-estar, disposição e energia, além de maior controle sobre seu estado emocional”.

Frederico Porto avisa que a manutenção da vida é proporcionada pelo suprimento adequado daquilo que o organismo precisa para seu bom funcionamento. “No caso do corpo humano, precisamos de alimentos, água, ar e luz, entre outros. Esses são processos primários. O ar obtido pela respiração é um dos meios primordiais. O ato de respirar é uma necessidade constante e vital e dedicamos pouca atenção a ele. As técnicas de meditação, de relaxamento e as de busca do ‘eu interior’ vêm demonstrando ao longo dos anos como podemos interferir nessa necessidade básica e desfrutar de resultados na vida prática.” Hoje, segundo o médico, tem até aplicativos de graça para baixar nos smartphones para você (re) aprender a respirar.

BATIMENTOS CARDÍACOS

A respiração é imprescindível à vida. “Ela não ocorre de modo isolado. Sua movimentação mobiliza músculos específicos e produz uma série de desdobramentos na caixa torácica. Para se ter ideia, basta considerar sua influência direta nos batimentos cardíacos. Ao inspirar, o número de batimentos cardíacos aumenta, e ao expirar, o processo se inverte e ocorre uma redução.”

Frederico Porto explica que o coração tem uma variável que é a frequência cardíaca (número de batidas por minuto) e uma outra, que melhor espelha o funcionamento do sistema nervoso autônomo, que é a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) - variação do tempo entre uma batida e outra do coração. “Se o tempo entre uma batida e outra variar de mais a pessoa tem uma arritmia; se variar de menos, o que é mais comum, está em um estado de maior estresse. É por meio da alteração da VFC, medida com o paciente deitado e depois pedindo-o para ficar em pé, que o equipamento mede o estado do sistema nevoso autônomo e consequentemente o nível de estresse.”

O médico destaca que ao respirar da forma correta, a VFC volta a um estado de equilíbrio e essa é a notícia boa, que é possível aprender, reaprender, mudar o jeito de respirar. “Todos podem alcançar esse estado por meio de treinamento diário. Ao conquistá-lo, certamente cada um terá maior poder de atividade durante o dia, e melhor relaxamento durante o sono.”

Resultados de uma respiração correta

» Redução do nível de estresse
» Melhora da saúde e do bem-estar físico e mental
» Mais harmonia e tranquilidade
» Maior eficiência, criatividade e entusiasmo
» Elevação do estado de consciência e maior clareza mental
» Controle da ansiedade e depressão
» Renascimento na própria vida

Fique ligado

Seja para smartphones Android ou IOS, há muitos aplicativos na play store que auxiliam você a respirar melhor e corretamente. Busque pelo que mais se adapte a você. Para ajudá-lo, listamos algumas opções gratuitas:


1 - Paced Breathing
2 - Breath2Relax
3 - Relax Meditation: Sleep Sounds
4 - Stop, Breath & Think
5 - Headspace
6 - Calm

Alimentos do pulmão
A respiração saudável depende de uma alimentação protetora do aparelho respiratório. Saiba qual é o cardápio mais indicado. O ar poluído também afeta, faz mal e mata, problema de saúde pública

Você sabia que a alimentação influencia na respiração? Alguns alimentos e nutrientes, como proteínas, vitaminas e minerais, são fundamentais para ajudar a respirar melhor e prevenir as alergias e inúmeras infecções respiratórias. “Existem estudos comprovando que a nutrição desempenha papel na promoção e progressão das doenças pulmonares, bem como é coadjuvante na prevenção e no tratamento. A dieta pode ser uma das maneiras mais rápidas e eficazes para aumentar a saúde do pulmão e proteger de doenças pulmonares”, explica Patrícia Araújo Duarte, nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento.

Beto Magalhães/EM/D.A Press - 3/11/14
A nutricionista Patrícia Araújo Duarte explica que a dieta é uma das maneiras eficazes para aumentar a saúde pulmonar (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press - 3/11/14)

Conforme Patrícia, estudos comprovam que alguns fitoterápicos contidos em frutas, grãos, peixes e vegetais, e muitas vitaminas e minerais desses alimentos, auxiliam na saúde do nosso sistema respiratório. “Os ácidos graxos encontrados no peixe, castanhas e sementes de linhaça podem melhorar a função pulmonar e aumentar a capacidade do pulmão, reduzindo a inflamação das vias respiratórias. Os baixos níveis de vitamina E e ômega-3, presentes nesses alimentos, estiveram associados a uma incidência mais elevada de asma. A associação das frutas à função pulmonar e aos sintomas respiratórios pode ser o resultado de um efeito protetor dos flavonoides e da vitamina C nas vias aéreas e no epitélio alveolar. Os carotenoides, encontrados em frutas e legumes com tons de laranja ou amarelo, como batata-doce, abóbora, cenoura e damasco, são alimentos que beneficiam os pulmões, já que contêm betacaroteno, que se converte na vitamina A e reduz significativamente a probabilidade de se desenvolver a asma.”

A nutricionista conta ainda que o alho tem alto nível de alicina, antibiótico natural que combate infecções bacterianas e fúngicas nos pulmões. “O gengibre é uma raiz antioxidante e anti-inflamatória. O gingerol reduz o excesso de muco produzido. Já as sementes e oleaginosas, como as castanhas, nozes e grãos, são ricos em magnésio, mineral anti-inflamatório natural que aumenta a capacidade pulmonar e melhora a eficiência do processo respiratório.” Patrícia Duarte destaca ainda que os vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho e couve-de-bruxelas, além de conter uma quantidade imensa de antioxidantes, têm glucosinolatos, compostos químicos que ajudam a inativar agentes que afetam nossa imunidade.

Patrícia Duarte conta que, de acordo com pesquisas, as pessoas são mais afetadas por problemas respiratórios quando suas dietas são deficientes em determinados nutrientes. “Uma alimentação balanceada seria o ideal. Ter sobrepeso ou estar abaixo do peso pode ter consequências nocivas para a saúde pulmonar.” A nutricionista lembra que grãos, peixe, nozes, queijo e ovos, além de ter concentração alta de folato (vitamina B9), têm selênio, que também beneficia o sistema imunológico, diminui as doenças infecciosas em idosos e ajuda na recuperação de crianças com infecções do trato respiratório.

CONTRAINDICAÇÃO

A alimentação ideal para manter a saúde dos pulmões não tem contraindicação, a não ser que a pessoa tenha alguma alergia, intolerância ou outro comprometimento. “O indivíduo que já tem diagnóstico médico de algum comprometimento no aparelho respiratório, quando consultar uma nutricionista terá um plano alimentar individualizado para o estilo de vida próprio. Esse plano deve ser para atingir os objetivos, observando o tipo de atividade física, os hábitos, o peso ideal e os exames recentes.” A nutricionista alerta que os nutrientes protetores do nosso pulmão precisam fazer parte dos alimentos que consumimos diariamente: “E além da frequência que existe para cada um, uma porção adequada para a saúde em geral”.

Poluição que sufoca

Instituto Saúde & Sustentabilidade/Divulgação
Evangelina Vormittag, médica e ambientalista da ONG Instituto Saúde e Sustentabilidade, alerta para os efeitos da poluição do ar (foto: Instituto Saúde & Sustentabilidade/Divulgação)
A respiração depende de um ar de qualidade. A médica e ambientalista Evangelina Vormittag, diretora-executiva do Instituto Saúde e Sustentabilidade, organização cívica e social, explica que os efeitos da poluição do ar, em nível respiratório, ocorrem em toda a árvore respiratória, que compreende o trato respiratório superior e inferior. As consequências são, em relação ao superior, sintomas de alergia respiratória, que podem ser: rinite, sinusite, dor de garganta e traqueíte. E no inferior, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como asma, enfisema, bronquite, bronquite crônica e até a pneumonia. “Todas essas inflamações podem levar a infecções locais, que requerem tratamento com antibiótico. Ainda em relação ao tecido pulmonar, podem ocorrer inflamações e até mesmo o desenvolvimento de câncer do pulmão, que é uma das causas da poluição do ar.”

A médica enfatiza que, além dos efeitos respiratórios, há os cardiovasculares, sendo os mais importantes o infarto do coração e o derrame cerebral, que perfazem 80% dos efeitos da poluição do ar. “Para melhor entendimento, a poluição do ar e o tráfego na cidade juntos são o primeiro fator de risco para o desenvolvimento de doença cardiológica, doença crônica não transmissível nas cidades.”

Diante desse quadro, como o cidadão pode enfrentar o ar ruim e se cuidar? Evangelina Vormittag lembra que, de fato, as principais ações para reduzir as emissões de poluentes atmosféricos são de incumbência do governo. No entanto, ela enfatiza que as pessoas podem se defender. “Procurar evitar exposição ao ar poluído, não deixar as janelas abertas por muito tempo, ficar atento ao uso de tapetes e objetos que são difíceis de limpeza e higienização. Se o ar estiver muito seco (baixa umidade), colocar uma bacia com água ou mesmo uma toalha molhada nas janelas para que o ar do interior da casa fique mais úmido e, com isso, o sistema respiratório melhore suas defesas.”

De forma geral, a médica recomenda que as pessoas evitem morar em áreas de tráfego intenso de veículos ou próximas a indústrias que emitem gases por meio de combustão, como as chaminés, assim como não fazer atividades físicas ao ar livre quando a qualidade do ar estiver ruim. Do ponto de vista mais amplo, ela destaca a necessidade de atitudes coletivas que diminuam o impacto da poluição do ar com escolhas inteligentes que beneficiem a todos. Como privilegiar o transporte público ou a bicicleta.

Evangelina Vormittag avisa que um ar saudável influencia na respiração. “Sabe-se que crianças que vivem em lugares mais poluídos, no seu desenvolvimento o pulmão cresce com uma menor função respiratória. Então, se o ar é saudável, não é poluído, elas desenvolverão uma função respiratória normal e isso fará diferença na idade adulta. O contrário também ocorre. Um ar de má qualidade afeta o sistema respiratório. Os principais riscos à saúde são inerentes aos tipos de poluentes presentes nesse ar. E sempre estarão associados ao tempo de exposição a um determinado agente tóxico. Quanto maior a concentração desses poluentes e tempo de exposição, maiores são os riscos de se adquirirem doenças. Além disso, dependendo do componente tóxico você pode devolver uma ou outra doença.” Quem já não respira bem sofre ainda mais com o ar de má qualidade. Principalmente crianças, idosos e pessoas que têm alguma doença respiratória.


CÂNCER


A médica e ambientalista alerta que o ar hoje é um grande problema de saúde pública em todo o mundo. “É um dos focos de atuação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de órgãos locais. Hoje, ele é líder ambiental, ultrapassou a água por doenças por vetores. Uma em cada oito mortes no mundo tem como causa a poluição do ar. No Brasil, a cada ano, segundo da OMS, são 14 mortes a cada 100 mil habitantes. É causa comprovada de câncer e mata mais que acidentes de trânsito. É muito despercebida a morte causada pela poluição do ar e por isso é um problema de saúde pública muito grave.”

O quadro é tão sério que Evangelina Vormittag avisa sobre a importância de cada um acompanhar os boletins e relatórios da qualidade do ar em sua cidade. “O cidadão tem de estar informado para que possa reivindicar do poder público medidas e políticas públicas que assegurem sua saúde. O desenvolvimento econômico tem que caminhar em conjunto com a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente.”

Salada protetora do pulmão

Servida com salmão grelhado, riquíssimo em ácido graxo ômega-3

» Para a salada

1 xícara de lentilhas cozidas e refogadas no alho, 1 molho de agrião, lavado e seco, 2 laranjas, ½ abacate em cubos, 1 xícara de chá de nozes quebradas, 1 maço de brócolis al dente.

» Para o molho:

3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 colher (sopa) de agave, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, 1 raiz de gengibre em lascas, 1 xícara de sementes de romã, limão a gosto.

» Preparo

Descasque as laranjas e corte-as em gomos, removendo a parte branca, as membranas e as sementes. Coloque o agrião com as lentilhas e os gomos de laranja em uma travessa. Disponha o abacate de forma que ele não amasse. Adicione o brócolis, as nozes e misture os ingredientes do molho. Regue a salada com ele e sirva.

É como mágica
Fonte de energia mais poderosa do ser humano, a respiração consciente e correta aumenta o nível de bem-estar, cria paz interior e felicidade para todos os indivíduos

“Como economista, trabalhei na área financeira e de gestão para grandes empresas, vivia sempre muito ansioso, tinha dificuldades para dormir e com o tempo meu nível de concentração passou a cair também. Um amigo me falou do curso da Arte de Viver (organização internacional fundada em 1981 pelo líder humanitário e espiritual Sri Sri Ravi Shankar) e despertou meu interesse. Mal terminou o meu primeiro curso e eu já estava impressionado. Muito impressionado mesmo com a velocidade e o tamanho do meu bem-estar. Parecia mágica! Passei a praticar todos os dias. Criatividade, foco e alegria aumentaram. Minha mãe e meus irmãos ficaram impressionados com minha ‘mudança’ e todos foram experimentar o curso. E o mais importante para mim foi que ganhei tempo também. Não imaginava que perdia tanto tempo pensando no passado e no futuro. Resolvi ajudar a compartilhar esse conhecimento com as pessoas, me envolvi com voluntariado em cursos regulares, projetos sociais em comunidades (curso Respiração, Água e Som) e presídios (curso Prison Smart).”

Davi Vorcaro/Divulgação
Meditação da lua cheia na Praça do Papa: mais de 150 pessoas meditando e aprendendo exercícios de respiração em uma sessão introdutória ao ar livre (foto: Davi Vorcaro/Divulgação)

Essa é a história de Ruy Nunes. Ele explica que “quando estamos com energia alta nos sentimos felizes, dispostos, criativos e focados, mas quando a energia está baixa ficamos tristes, cansados e negativos. A respiração é a fonte de energia mais poderosa que temos, pois não podemos suportar alguns minutos sem respirar. Podemos ficar sem comer e sem dormir dias. E só alguns minutos sem respirar. Então, quando exploramos a nossa respiração de forma consciente e correta aumentamos nossa energia muito rapidamente. E consequentemente o nível de bem-estar se eleva”.

Com oito anos de experiência ensinando cursos de respiração e meditação, Ruy Nunes destaca outro aspecto, que é o fato de a respiração e as emoções estarem diretamente conectadas. “Quando estamos ansiosos, a respiração é curta e densa; quando estamos felizes, é longa e suave. Cada emoção tem um padrão específico de respiração. Porém, quando fazemos o caminho inverso, ou seja, mudamos conscientemente o padrão de respiração, começamos a utilizá-la como ferramenta para mudar nossos sentimentos. Podemos nos livrar mais rapidamente de emoções negativas e aumentar nosso bem-estar físico e mental.”

Como todos repetem, as crianças é que sabem respirar. Crescemos e desaprendemos. “É fato! Pesquisas dizem que o adulto utiliza em média 30% da capacidade pulmonar, enquanto as crianças utilizam 100%. Isso ocorre porque a criança está em seu estado natural constantemente. Sempre sorrindo e em paz. Ela não fica com a mente presa no passado nem com medo ou ansiosa em relação ao futuro. Sabemos que está tudo conectado: nossa mente, emoções, respiração e corpo. E a criança tem todos esses elementos em equilíbrio. Porém, com o tempo vamos perdendo essa capacidade de estar com a mente no momento presente. Somos bombardeados por muitas informações, passamos a viver a pressão das regras sociais, além daquela imposta por nós mesmos. A mente passa a oscilar entre passado e futuro com cada vez mais frequência, mexendo com nossas emoções e com a respiração. Esse processo faz com que usemos cada vez menos partes importantes do nosso pulmão. Por isso também, atualmente, vemos cada vez mais adolescentes estressados, as taxas de suicídio entre os jovens aumentando etc.”, explica o instrutor.

Ruy Nunes conta que a Arte de Viver tem um foco grande nessa prevenção por meio de projeto em escolas públicas e particulares (no Caju e no complexo da Maré, no RJ, por exemplo) chamado YES! (Youth Empowerment Seminar), além dos projetos nas universidades (YES! Plus), ensinando os jovens a lidar com suas emoções por meio da respiração. “É processo de reeducação da nossa respiração, e os benefícios físicos e mentais são comprovados por diversos estudos científicos específicos feitos com as técnicas ensinadas na organização nos EUA, Europa e na Ásia. No site aolresearch.org podem ser encontrados muitos deles.”

TÉCNICAS E RESULTADOS

Há uma respiração certa para cada um. E é possível aprendê-la. “Sim, perfeitamente. Essas técnicas são ensinadas há milênios. Utilizar a respiração de forma consciente e correta é mais fácil do que se imagina. Mas para isso é preciso investir algumas horas. A Arte de Viver existe há 36 anos e hoje já está presente em 154 países. As pessoas estão buscando cada vez mais esse aprendizado e implementando em suas vidas.”

Ruy Nunes explica que todos os dias limpamos nosso corpo. Tomamos banho, escovamos os dentes etc. Mas não temos o hábito de limpar a própria mente todos os dias, apesar de saber que ela acumula sujeira diariamente. “Em algum momento é necessário parar e cuidar desse aspecto, porque andar sufocado pelo estresse no dia a dia tem consequências. É sabido que a maior parte das doenças atualmente são psicossomáticas, resumindo, ou paramos ou somos parados pelo nosso próprio corpo por meio de doenças, depressão etc. Para vocês terem ideia, estamos na segunda fase de um grande projeto na Bahia, ensinando essas técnicas para mais de cinco mil policiais militares no estado por meio de convênio com o governo. Imagina o impacto positivo para a sociedade termos policiais mais equilibrados, atentos e felizes”, afirma.

O instrutor acredita que pessoas no mundo inteiro estão entendendo aos poucos a importância de cuidar da mente e buscam mais equilíbrio em suas vidas. “Não estou falando que a pessoa precisa ficar horas meditando, nem ir morar na floresta ou nas montanhas e se isolar de todos os problemas. É o caminho do meio que buscamos. Uma paz que nos permita fazer tudo o que precisamos fazer, só que com mais qualidade, sendo mais produtivo e com energia. Para isso, basta tirar de cinco a 30 minutos do dia para cuidar dessa limpeza mental.”

Segundo Ruy, para tudo que queremos almejar tomamos uma ação. Por exemplo, trabalhamos para construir carreira, família e estabilidade material. Mas nada disso pode ser realmente aproveitado se não tivermos a mente centrada. Então, no fim das contas, precisamos não só almejar paz, mas também trabalhar por ela. “Na prática, o primeiro passo pode ser prestar atenção na respiração. Como exercício inicial diário para todos, pode tomar umas 10 respirações longas e profundas de olhos fechados, sentado em uma cadeira ou na própria cama, percebendo a entrada e a saída do ar. Isso logo pela manhã. Nos cursos aprendemos exercícios mais completos, profundos e fáceis de ser executados.”

Como bem alerta Ruy, o fundador da Arte de Viver costuma falar: “A existência é um fato, viver é uma arte!”. Não sabemos quanto tempo estaremos aqui neste planeta, mas podemos fazer com que essa estada seja aproveitada com muito mais qualidade. Ajudar as pessoas nisso é a missão da organização.”

Leandro Couri/EM/D.A Press
Professora de ioga, Maria José Marinho ensina a prática da respiração para a saúde do corpo e da mente (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press )

Formas de respirar

A ioga é chamada de ciência da saúde perfeita. Ela ensina a encontrar o equilíbrio por meio das posturas, exercícios de respiração, meditação, relaxamento e concentração com técnicas milenares. A prática constante completa os efeitos saudáveis sobre o corpo e o sistema nervoso e endócrino, melhorando a saúde de um modo geral. Conheça as várias formas de respirar na prática da ioga e que servem como guia para todas as pessoas, conforme informações da professora Maria José Marinho, de 85 anos, com mais de 50 delesdedicados à ioga e precursora em Belo Horizonte:

1 - UDDYIANA-BANDHA: respiração equilibrante glandular. Tem o poder de trabalhar a tireoide, glândula que regula o nosso metabolismo. Ao equilibrá-lo, ocorre também equilíbrio do sistema nervoso.

2 - KAPALABATI: respiração para a limpeza do cérebro. Proporciona o equilíbrio do cérebro, faz a limpeza das vias respiratórias, amplia o campo da inteligência e da memória.

3 - BHASTRIKÃ: respiração acelerada, de limpeza das células e da aura. Dinâmica e rápida, queima a gordura da parede interna das veias e artérias. É uma respiração enérgica, acelerada, reduz a taxa de colesterol. Outra vantagem é que purifica a áurea, deixando-a limpa, translúcida e leve. Equivale a um sedativo e calmante, é tranquilizante.

4 - VAMA KRAMA: respiração calmante e sedativa. Ao inspirar vamos absorver paz, tranquilidade, serenidade, harmonia, autoconfiança e alegria, e ao expirar lance para fora os estados de tristeza, cansaço, raiva, mágoas, impurezas e o passado, que deve se distanciar de você. Proporciona um sono tranquilo e equilibra o sistema nervoso central.

5 - NADÍ SHODHANA PRANAYÂMA: a respiração alternada. Essa respiração purifica os canais de energia.