Exposição premiada sobre parto retorna a BH a partir deste sábado

Vencedora do prêmio InovaSUS 2015, 'Sentidos do Nascer' chega ao Parque das Mangabeiras

por Valéria Mendes 04/11/2016 15:20
Marina Mamede / Divulgação
(foto: Marina Mamede / Divulgação )
Para mostrar que o corpo feminino sempre foi e ainda é capaz de parir, na tentativa de contribuir para a mudança da percepção sobre o nascimento e incentivar a valorização do parto normal para a redução de cesarianas desnecessárias, a exposição Sentidos do Nascer retorna a Belo Horizonte para a sua terceira temporada. Nesta edição, a exposição será montada no Parque das Mangabeiras, com funcionamento gratuito a toda população, até fevereiro de 2017.

Na sequência, as pessoas entrarão no Mercado do Parto que faz uma crítica à forma como a gestação e o parto são tratados como um negócio comercial. Com produtos à venda e dispostos em gôndolas, os visitantes serão confrontados com o interesse econômico que permeia o nascimento no Brasil e que leva à massificação da experiência do parto que, por essência, é única.

A exposição é uma experiência interativa e sensorial na qual o visitante percorrerá cinco ambientes - da gravidez ao nascimento. O percurso tem início no espaço intitulado Gestação. Nesse ambiente, uma tela de televisão fará uma projeção 3D da imagem do visitante, que se verá grávido; homens também poderão experimentar a sensação da gravidez. A experiência interativa ainda permitirá o registro do momento através de fotos que poderão ser compartilhadas nas redes sociais.

Na sequência, as pessoas entrarão no Mercado do Parto que faz uma crítica à forma como a gestação e o parto são tratados como um negócio comercial. Com produtos à venda e dispostos em gôndolas, os visitantes serão confrontados com o interesse econômico que permeia o nascimento no Brasil e que leva à massificação da experiência do parto que, por essência, é única.

O Controvérsias é o marco da exposição Sentidos do Nascer, um espaço para o diálogo entre os sujeitos que comumente opinam e influenciam a decisão da mulher sobre a via de parto: cirúrgica ou normal. Um vídeo elaborado exclusivamente para a exposição coloca para conversar personagens que resumem a multiplicidade de pontos de vistas e argumentam contra ou a favor do parto normal.

Com linguagem simples e direta, o produto audiovisual simula o que os casais grávidos costumam ouvir durante a gestação: aquele que defende a cesariana marcada por desacreditar na capacidade do corpo feminino em parir, a mulher que viveu a experiência de um parto humanizado e fala sobre o protagonismo feminino no trabalho de parto, o obstetra que promete tentar o parto normal, mas coloca inúmeros empecilhos; o pediatra que explica os benefícios do parto normal para a saúde do bebê; a doula que se apresenta como alguém que ajuda no trabalho emocional das gestantes; a enfermeira obstétrica que explica as formas não farmacológicas de alívio de dor e tantos outros que comumente entram em cena na vida de um casal grávido.

Após o vídeo, o público segue para a experiência sensorial do Nascimento. Nesse ambiente, os visitantes ouvirão sons de batimentos cardíacos e ruídos de água que reproduzem os barulhos internos que a criança ouve quando está no ventre da mãe. Os visitantes simularão a entrada no útero e passarão pelo canal de parto como se fossem bebês. Ao final, serão recebidos pela imagem de uma mulher de braços estendidos que representa a mãe de cada um.

Por último, o público se encontrará no espaço Conversas, uma área de convivência em que será possível se aprofundar nos temas abordados na exposição e trocar experiências. Além disso, quem quiser poderá deixar um depoimento que será registrado em vídeo. É uma oportunidade para que cada visitante coloque sua voz nesse amplo debate.

Divulgação
(foto: Divulgação)

De sua estreia, em abril de 2015 - também na capital mineira - até agora, a Mostra interativa foi contemplada com prêmio InovaSUS 2015 - Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O projeto foi idealizado pela pediatra, epidemiologista e coordenadora da Comissão Perinatal e do Movimento BH Pelo Parto Normal da Secretaria de Saúde de BH, Sônia Lansky, e pelo professor da Faculdade de Educação da UFMG e historiador da Ciência, Bernardo Jefferson de Oliveira. Sônia Lansky reforça que “devemos mudar a forma como se nasce no Brasil. Sabemos que há efeitos graves para a saúde dos bebês de intervenções desnecessárias no corpo da mulher e no processo natural do parto, que, no lugar de promover saúde e afeto, podem  deixar marcas negativas para o resto da vida”.


EXPOSIÇÃO INTERATIVA SENTIDOS DO NASCER
Parque das Mangabeiras

Visitação Gratuita
Período: 05 de novembro de 2016 a 05 de fevereiro de 2017
Horário: das 9h às 17h, de quinta-feira a domingo
Local: Parque das Mangabeiras | Av. José do Patrocínio Pontes, 580 - Mangabeiras, Belo Horizonte - MG
Informações e Agendamento de vistas em grupos (acima de 5 pessoas) pelo site: www.sentidosdonascer.org.br / Facebook: www.facebook.com/sentidosdonascer