Facebook censura vídeo educativo sobre câncer de mama

Conteúdo da Associação Sueca contra o Câncer foi excluído da rede social

por AFP - Agence France-Presse 20/10/2016 16:02

A rede social Facebook apagou um vídeo sobre o câncer de mama publicado na Suécia, alegando que o conteúdo é "ofensivo". A informação foi divulgada nesta quinta-feira (19/11) pela Associação Sueca contra o Câncer.

O objetivo do vídeo, onde se vê figuras animadas de mulheres com seios em forma de círculo, é explicar como as mulheres podem se autoexaminar para detectar se têm nódulos suspeitos nos seios. Veja publicação no Twitter:

A Associação Sueca contra o Câncer, com sede em Estocolmo, disse que tentou em vão entrar em contato com o Facebook e decidiu recorrer da decisão de remover o vídeo.

O Facebook ainda não fez nenhum comentário sobre o caso.

"Achamos que é incompreensível e estranho que alguém possa perceber informação médica como ofensiva", disse à AFP Lena Biornstad, diretora de comunicações da Cancerfonden.

"Esta é uma informação que salva vidas, que é importante para nós", acrescentou.

Em setembro, o Facebook provocou uma onda de indignação ao apagar repetidamente da rede social uma foto histórica da Guerra do Vietnã, inclusive de um post da primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg.

A empresa disse que a foto icônica de uma menina vietnamita nua fugindo de um bombardeio de napalm violava as suas regras de restrição de nudez, mas depois voltou atrás na decisão.