Hospital da UFMG lança campanha no Facebook em prol da doação de órgãos

Para celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado em 27 de setembro, hospital da UFMG realiza a 'Caminhada pelos Transplantes' no sábado (24/09) e vai reunir transplantados, pacientes na fila, famílias e profissionais da saúde

por Redação 12/09/2016 15:27
Para ser um doador ou uma doadora de órgãos é importante conversar com os familiares sobre o desejo de ajudar a salvar vidas
Hoje somos 14 efetivos doadores de órgãos para cada milhão de habitantes de acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Nos Estados Unidos, por exemplo, a taxa de doadores efetivos é de 25 a 30 por milhão. O número de brasileiros e brasileiras aguardando um órgão na fila aumentou este ano em comparação ao primeiro semestre de 2015, de 32 mil pessoas para 33.199. Em Minas, até o final de agosto, 3089 pessoas estão na fila à espera por um órgão de acordo com o MG Transplantes.  Um dos nossos desafios em saúde é aumentar o número de doadores em todo o país. Para ser um, é importante conversar com os familiares sobre o desejo de ajudar a salvar vidas.

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) é considerado o maior centro transplantador do estado. Atualmente, realiza transplantes de fígado, coração, medula óssea, rim e córnea. Dados prévios de setembro de 2015 a setembro de 2016 mostram os transplantes que foram realizados nesse período: 21 de fígado, 21 de coração, 35 de medula óssea, 11 de rim e 106 de córnea.

O hospital do SUS coleciona histórias emocionantes nessa trajetória como a da professora Meire Monteiro de Castro, 44 anos, que depois de acordar de dez dias em coma, descobriu que carregava em seu corpo o fígado de outra pessoa. Celebrado em 27 de setembro, o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos é uma data importante para a sensibilização e o amadurecimento da população em relação á doação de órgãos. Por isso, o HC-UFMG promove em 24 de setembro, sábado, a sexta edição da “Caminhantes - Caminhada pelos Transplantes”. O evento acontecerá das 9h às 12h na Praça da Assembleia.

Evento
A ‘Caminhantes’ reúne pacientes transplantados e em fila de espera, familiares, funcionários e equipes de saúde. Na ocasião haverá a prestação de vários serviços gratuitos à comunidade, como medição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre nutrição e esclarecimentos sobre doação de órgãos. A programação também inclui a entrega de mudas de plantas doadas pelo Horto Florestal, para simbolizar o “renascimento”, palavra muito utilizada pelos transplantados; soltura de balões, representando a gratidão dos que receberam um órgão; além de apresentações artísticas com o grupo de percussão Árvore da Vida e a banda Asas de Minas da Aeronáutica, além de lazer para as crianças oferecido pelo SESC.

Nas redes sociais
O HC-UFMG lançou uma campanha no Facebook para incentivar o debate sobre a doação de órgãos e ajudar as pessoas a falarem sobre a vontade de ser um doador ou uma doadora. Para participar, basta acessar este link e trocar a foto de perfil do Facebook pela foto da campanha, seguindo o passo a passo. Ao finalizar, a imagem será atualizada automaticamente.