Medo de dentista compromete tratamento de pacientes

Canal no Youtube comandado por especialista quer mudar a visão que as pessoas têm sobre os tratamentos odontológicos

por Agência Estado 17/06/2016 17:12
Valério Ayres/Esp. CB/D.A Press
A boca é o primeiro lugar que 46% das pessoas observam no rosto da outra (foto: Valério Ayres/Esp. CB/D.A Press)
Três em cada dez adultos têm medo de ir ao dentista, segundo a Sociedade Americana de Odontologia. No Brasil, especialistas garantem que o receio do consultório ainda é uma realidade. Esse temor em fazer o tratamento odontológico preocupa os profissionais da área, já que pode afastar um paciente com problemas bucais do tratamento correto e agravar seu quadro clínico.

Com o objetivo de informar a população sobre os mitos do tratamento odontológico e orientar as pessoas a respeito da importância de cuidar da saúde bucal, o dentista goiano Henrique Taniguchi lançou, no último dia 16/06, um canal no Youtube em que a odontologia é tratada numa linguagem simples.

"Eu vejo que as pessoas têm muito receio de ir ao dentista. Muitas vieram tiveram contato com dentistas que gerou algum sofrimento. Em outras situações, só de ouvir alguém comentando que sofreu com algum tipo de tratamento odontológico, o paciente já fica receoso e esse canal vai tentar remover esse medo", afirma Henrique Taniguchi.

Especialista em cirurgia buco maxilo facial e mestre em implantes, Taniguchi quer interagir com a população e esclarecer dúvidas simples sobre tratamentos odontológicos. "De acordo com pesquisas, 46% das pessoas disseram que a boca é o primeiro lugar que uma pessoa observa no rosto da outra. Eu acredito que o canal vai contribuir muito na visão que as pessoas têm acerca do dentista e vai despertar sobre a importância de manter a saúde bucal em dia", sintetiza.