Salve vida com as mãos: campanha que acontece em BH ensina reanimação cardiorrespiratória para leigos

Iniciativa da Sociedade Brasileira de Pediatria integra Campanha Mundial idealizada pela American Heart Association e que acontece em vários países da América Latina entre 1 a 7 de junho

por Redação 01/06/2016 13:51

Divulgação
A intenção é treinar 10 mil pessoas sobre como salvar vidas com a reanimação cardiorrespiratória (foto: Divulgação)
Em uma parada cardíaca, cada minuto pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Segundo a American Heart Association (AHA), a cada 60 segundos de atraso no atendimento à vítima, reduz-se a chance de sobrevivência em 10%. No entanto, não precisa ser especialista para fazer a diferença diante de uma situação como essa. Quando alguém, mesmo que não seja profissional de saúde, conhece as técnicas de execução da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) a chance de a pessoa ser salva pode duplicar ou até triplicar. “Nós acreditamos que qualquer um pode e deve aprender os passos simples para salvar uma vida”, recomenda a AHA.

Com o intuito de treinar a maior quantidade possível de leigos para a reanimação cardiorrespiratória, a Campanha Mundial de Reanimação Cardiopulmonar acontece entre 1 a 7 de junho em diversos países da América Latina. Em Belo Horizonte, é organizada pela Sociedade Mineira de Pediatria com o apoio da Faculdade de Medicina da UFMG e da Liga Acadêmica de Simulação em Saúde da UFMG (LASS). “Salve vidas com as mãos” é o slogan da campanha idealizada pela American Heart Association (AHA) com o apoio de seus polos de treinamento espalhados pelo mundo, sendo um deles a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Os leigos serão treinados pelos integrantes da LASS, coordenados pela enfermeira, professora convidada da Faculdade de Medicina da UFMG e instrutora da American Heart, Monalisa Gresta. Veja os locais de treinamento:

1/6 (quarta-feira)

Hall de entrada da Faculdade de Medicina da UFMG - Av. Prof. Alfredo Balena, 190 - B. Santa Efigênia – 11 às 14 horas

2/6 (quinta-feira)
Departamentos da Faculdade de Medicina da UFMG – Av. Prof. Alfredo Balena, 190 - B. Santa Efigênia - 9 às 11 horas e 14 às 16 horas

3/6 (sexta-feira)
Gerência Regional de Limpeza Urbana (treinamento dos Garis) – Av. dos Andradas, 1345 – B. Floresta - 8 às 9 horas

5/6 (domingo)
Lagoa da Pampulha, ao lado da Casa do Baile - 10h às 12h


6/6 (segunda-feira)
Fundação Logosófica - R. Piauí, 742 – B. Funcionários – 8 às 10h30 e 15 às 16h30

7/6 (terça-feira)
Campus Pampulha UFMG – Praça de Serviços - Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Pampulha - 10h30 às 13h30