A pele e o outono: cuidados devem ser redobrados

Nessa época do ano é comum que a pele fique mais ressecada

por Estado de Minas 01/04/2016 11:00
Bolsa de Mulher/Reprodução da internet
(foto: Bolsa de Mulher/Reprodução da internet)
O outono chegou. E durante esta época do ano é necessário que os cuidados com a pele sejam redobrados,
já que é normal que ela fique mais ressecada e com aspecto de envelhecimento. Para manter a aparência saudável,
é essencial fazer hidratação constante e adotar hábitos que ajudem na rotina do dia a dia, segundo dicas da esteticista Maria Luiza Vidigal, da Hinode:

» Rosto: A hidratação da pele do rosto pede atenção especial, pois a pele é sensível e sempre fica à mostra. O problema já começa no banho, que tende a ficar mais quente e demorado. Por isso mesmo, o ideal é entrar no chuveiro com água morna e não prolongar a ducha por mais de 10 minutos. Na hora de ensaboar, prefira os sabonetes neutros ou os indicados para bebês.

» Mãos: A mudança de temperatura resseca a pele e, por isso, o ideal é manter as mãos sempre hidratadas. E ter um produto prático, que facilite o processo, faz toda a diferença para ficar com a beleza em dia. Para isso, o creme
para as mãos é uma boa alternativa.

» Lábios: Os lábios, como o resto da pele, são muito sensíveis a mudanças de temperatura e ventos fortes, porque, nesta temporada, geralmente ressecam e racham. Lembre-se de ter sempre em sua bolsa manteiga de cacau, vitamina E ou apenas vaselina e aplicar qualquer um desses produtos quantas vezes forem necessárias durante o dia. Dessa maneira, manterá seus lábios protegidos e hidratados.

Blog da Lorena/Reprodução da internet
(foto: Blog da Lorena/Reprodução da internet )

Óleo de coco
O óleo de coco é muito usado na alimentação, mas o produto também oferece benefícios cosméticos. Por ser um óleo muito rico em nutrientes, ele ajuda no fortalecimento e crescimento dos cabelos, além das propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas que ajudam a prevenir a caspa, piolhos e outros problemas. Seu uso também melhora a saúde das cutículas capilares e do couro cabeludo. Uma das formas de uso pode ser espalhar o óleo líquido, deixar agir por uma hora e lavar os fios normalmente.

Vivo di Benessere/Reprodução da internet
(foto: Vivo di Benessere/Reprodução da internet)

Dieta normoproteica
Perder peso rápido no começo de uma dieta é, sem dúvida, um grande estímulo para quem se propõe a atingir sua meta. Uma grande aliada para essa missão pode ser a dieta normoproteica, baseada na ingestão normal de proteínas. Essa dieta de baixa caloria, também conhecida como método para perda de peso VLCD (very low calorie diet), ajuda o paciente a emagrecer mais rápido, porque quando a pessoa deixa de ingerir ou reduz a ingestão de carboidratos o corpo passa a queimar a gordura como fonte de energia. O bom resultado vai além da perda de peso, já que também há ganho de massa magra. Porém, não é recomendado que uma pessoa passe a substituir as refeições normais apenas por proteína, sem o devido acompanhamento médico.

Estudos homeopáticos a distância
O Centro de Estudos Homeopáticos de Londrina oferece curso a distância de educação continuada em homeopatia: Abordagem homeopática em casos agudos. Terá início em 15 de abril e vai até junho. Informações e inscrições no site www.cehl.com.br

Rotinas para grandes cirurgias
O Hospital Infantil São Camilo e o Neocenter promovem encontro com discussão de rotinas para grandes cirurgias, voltado para anestesistas e cirurgiões. O hematologista Thiago Haikal discutirá o tema “Sangramento em grandes cirurgias”. O evento está marcado para quarta-feira, às 19h, no auditório do São Camilo, localizado na Rua Pouso Alegre, 1.771, Floresta. Entrada franca.
Mais informações pelo telefone (31) 3489-6100.

Movimente-se durante viagens
Geralmente, nos fins de semana ou feriados, como o que termina hoje, muitas pessoas preferem descansar longe de casa ou conhecer novas cidades. Se sua viagem for longa, é preciso tomar alguns cuidados, sobretudo com a trombose, que é a formação de coágulos no sangue, começando normalmente nas pernas. Os cuidados podem começar antes do embarque, ao escolher uma meia elástica e calçados bem confortáveis. Outra dica é mover bastante as pernas. Se estiver no avião, levante-se e ande um pouco, ainda que não vá ao banheiro. Se a viagem for de ônibus, desça em todas as paradas, mesmo que não pretenda comprar nada.