Malformação anatômica deixa pênis encurvado: entenda o que é hipospádia peniana

Condição provoca o encurtamento do órgão, dificuldade de urinar e desconforto emocional

por Gláucia Chaves 16/03/2016 08:20
REUTERS/Susana Vera
Problema é congênito, ou seja, o indivíduo já nasce com ele (foto: REUTERS/Susana Vera )
A figura de Hitler sempre aparece envolvida em muitos mitos e histórias. Alguns deles estão relacionados ao órgão sexual do ditador. A crença de que o Führer teria um micropênis foi confirmada no recém-lançado livro Hitler’s Last Day: Minute by Minute (O último dia de Hitler: minuto a minuto, da Short Books, ainda sem tradução para o português). Segundo os documentos encontrados pelos autores do livro, Hitler era acometido por uma doença chamada hipospádia peniana, condição em que a uretra não se forma na ponta do pênis, mas, sim, na parte de baixo do órgão.

Diogo Mendes, urologista do Hospital Santa Luzia, explica que o problema é congênito, ou seja, o indivíduo já nasce com ele. “A causa específica ainda não está completamente definida, mas sabemos que está associada com a consanguinidade.” A deficiência na ingesta de ácido fólico, segundo o médico, também pode estar relacionada ao diagnóstico.

Quanto mais grave a doença, mais perto a uretra estará da bolsa testicular. O médico Diogo Mendes explica que os primeiros registros do problema datam do século 19. Além do encurtamento peniano, que causa danos psicológicos e constrangimento ao paciente, o urologista diz que a reprodução também fica prejudicada nesses casos. “É como um arco e flecha, em que o pênis é o arco e a uretra é a corda. Como a uretra é curta, o pênis fica encurvado”, compara o médico. “Se a uretra não está na ponta do pênis, é impossível depositar o esperma na vagina.” Dependendo da envergadura, a micção também pode ficar comprometida.

Valdo Virgo / CB / D.A Press
Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais (foto: Valdo Virgo / CB / D.A Press )