Homeopatia vem sendo usada em tratamentos para emagrecer

Ao favorecer o equilíbrio físico, mental e emocional, ela elimina a ansiedade e a vontade compulsiva de comer

por Celina Aquino 09/02/2015 13:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jair Amaral/EM/D.A Press
O terapeuta José Alberto Moreno explica que o paciente não vai depender mais da comida se estiver calmo e feliz (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
 Tomar umas gotinhas todos os dias pode ser a solução para dar adeus ao excesso de peso. Os medicamentos homeopáticos são uma alternativa para quem quer emagrecer – e já tentou de tudo. Com a terapia, é possível encontrar o equilíbrio físico, mental e emocional. As fórmulas ainda aumentam a disposição, ajudam a diminuir inchaços e melhoram a performance do metabolismo, o que favorece a perda de peso.

A alimentação, para muitos, é uma forma de compensar a insatisfação com a vida, destaca o terapeuta homeopata José Alberto Moreno. Por isso, ele defende que o primeiro passo para emagrecer é encontrar o equilíbrio. O paciente não vai depender mais da comida se estiver calmo e feliz. “Em vez de eliminar gordura, vamos fazer uma lipoaspiração na parte energética. Harmonizamos o que está perturbando, como depressão e ansiedade, para que a pessoa não precise abrir a geladeira toda hora”, esclarece. A perda de peso acaba sendo uma consequência do tratamento homeopático, que com o uso constante pode até prevenir a obesidade.

Para Moreno, a homeopatia é um caminho muito fácil para chegar ao emagrecimento. Ele entende que a cirurgia bariátrica, por exemplo, não adianta nada se o paciente continuar com os sintomas da compulsão alimentar. “A vontade de comer é tão grande que anula o efeito da cirurgia de redução de estômago e a pessoa volta a engordar. Uma solução seria usar florais para equilibrar a mente.”

MUDANÇA DE HÁBITO
O presidente da Associação Homeopática de Minas Gerais, João Márcio Berto, explica que o tratamento trata a pessoa, e não a doença. “Não é o remédio que atua, ele apenas dá um empurrão para que o corpo reaja. Conseguindo isso, o paciente vai mudar a vida, inclusive os hábitos alimentares”, destaca. Assim, o organismo se mantém equilibrado por mais tempo. Muitas vezes, antes mesmo de chegar ao peso saudável, a pessoa consegue se aceitar com os quilos a mais, o que representa um grande avanço. Berto diz que não existe contraindicação para os medicamentos homeopáticos, o que não quer quer dizer que eles não façam mal. Por isso, é importante ter o acompanhamento constante de um especialista.

Há muito tempo, a servidora pública Maria Clara de Souza Alcântara, de 48 anos, tentava sair da faixa de sobrepeso. Nem o tratamento com nutricionista resolveu, pois ela não conseguia parar de comer doce. Resultado mesmo Maria Clara obteve com a homeopatia. Em quatro meses, ela eliminou quatro quilos. “Senti logo no primeiro mês o efeito de um dos medicamentos. Se estivesse fazendo atividade física regularmente, teria um resultado bem melhor”, comenta. Para a servidora pública, o emagrecimento tem a ver com o controle da ansiedade, que a fazia comer compulsivamente. Seguindo o tratamento homeopático com disciplina, Maria Clara espera conquistar um peso saudável em um ano.

Um dos medicamentos prescritos para emagrecer é o Saccharum officinarum, feito da cana de açúcar, que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Moreno destaca que o nosso sangue contém muitas impurezas, principalmente devido a uma alimentação errada, rica em produtos industrializados, que contém altas doses de substâncias químicas. “Usando a substância em forma homeopática, você olha para o doce e não sente vontade de comer de forma descontrolada. Nesse momento, deixa de acumular peso”, informa. Segundo o especialista, reprimir o desejo seria altamente adoecedor. Isso porque, quando você não come o que quer, acumula uma energia no corpo, que, com o tempo, pode se transformar em doença física. O remédio ainda age na medula para melhorar a qualidade do sangue, fortalecendo o organismo para encarar o processo de emagrecimento.

Moreno ainda descobriu outra homeopatia que ajuda na perda de peso. Chamado de Faecalis equi, o medicamento favorece a eliminação das fezes antigas acumuladas no intestino, que costumam aumentar ainda mais o abdômen. Isso também contribui para purificar o sangue e melhorar a qualidade de vida.


Homeopatia

O médico alemão Samuel Hahnemann descobriu a nova ciência depois de traduzir um texto sobre o uso da Cinchona officinalis no tratamento da malária, em 1790. Ele mesmo resolveu testar a substância e comprovou seu poder curativo. Em 1840, desembarcou no Rio de Janeiro o médico francês Benoît Jules Mure, que se tornaria o introdutor da homeopatia no Brasil. A terapia se baseia na Lei dos Semelhantes: uma substância capaz de provocar sintomas em uma pessoa sadia pode curar um doente que relata as mesmas manifestações.