Manteiga ghee ou clarificada vem ganhando espaço em receitas que priorizam uma vida saudável

Na onda da alimentação saudável livre de lactose, aprenda uma receita desse tipo de manteiga

por Paula Takahashi 10/12/2014 10:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução Internet - www.bomcorpo.com.b
Sem a proteína do leite e toxinas provenientes da industrialização, o produto tipicamente indiano vem ganhando a preferência dos adeptos de receitas funcionais (foto: Reprodução Internet - www.bomcorpo.com.b)
Na onda da alimentação saudável livre de lactose, é claro que a manteiga não ficaria de fora de adaptações para ganhar as receitas fit. Considerada uma vilã da dieta, a gordura animal também tem solução e ela vem da culinária indiana. A manteiga ghee ou clarificada já é ingrediente garantido tanto no preparo de pratos como em tratamentos propostos pela tradicional medicina ayurveda. Sem a proteína do leite e toxinas provenientes da industrialização, o produto tipicamente indiano vem ganhando a preferência dos adeptos de receitas funcionais e espaço nas gôndolas dos estabelecimentos comerciais dedicados a esse público. “É uma manteiga mais limpa”, garante a nutricionista funcional Rute Mercurio.

Sem muito segredo, basta esquentar a manteiga tradicional para começar o processo de produção de sua versão mais saudável. “Quando a manteiga é derretida, ela começa a formar uma espuma na superfície que é basicamente composta pela proteína do leite. Além disso, as toxinas que são hidrossolúveis, ou seja, se dissolvem na água, são eliminadas à medida que ocorre a evaporação”, detalha Rute. Essa espuma branca pode ser retirada com o auxílio de uma escumadeira até que não reste mais resquícios. “Outra alternativa é retirar a manteiga do aquecimento logo depois de ela derreter. É preciso deixá-la descansar por alguns minutos. Passado um tempo, essa proteína contida na espuma formará uma casca na superfície e aí é só removê-la”, aconselha a especialista.

Para os que ainda quiserem, há opção de passar o líquido em um pano para que seja filtrado. O resultado é um óleo límpido e de cor bem clara e brilhante. “A manteiga clarificada não tem a proteína do leite, que pode causar alergia. Também não tem as toxinas que podem ter vários efeitos sobre o corpo, como oxidação celular e até estimular um processo inflamatório do organismo”, detalha Rute. Esses elementos tóxicos podem conter, inclusive, metais pesados e componentes químicos nocivos à saúde.

Arquivo Pessoal
Culinarista funcional Fernanda Carneiro usa o ingrediente para substituir a versão original em suas receitas (foto: Arquivo Pessoal)
Para garantir uma ghee com as melhores propriedades possíveis, o ideal é que toda a fase de aquecimento da manteiga ocorra em banho-maria para que ela não atinja temperaturas muito elevadas e inicie um processo de saturação. “Se ela atingir 100 graus vai saturar muito e não é o que queremos. Além disso, pode mudar sua composição”, explica a nutricionista funcional.

HÁ LIMITE
Apesar de mais indicada, a manteiga clarificada não pode ser consumida de forma indiscriminada. Isso porque depois de retirada a proteína do leite e as toxinas, o que resta é somente gordura em suas formas saturada e insaturada. “A indicação é de seis gramas de gordura saturada por dia, o equivalente a uma colher de café”, alerta Rute.

Adepta da manteiga ghee, a culinarista funcional Fernanda Pereira Carneiro utiliza o ingrediente para substituir a versão original em todas as receitas que ensina aos milhares de seguidores que tem na rede social Instagram. “Por ter uma textura menos pesada que a manteiga tradicional, ela deixa os bolos mais fofinhos e leves. Geralmente, para cada meia xícara de óleo uso duas colheres de sopa de manteiga ghee.” Uma dica para os amantes da boa culinária é temperar a ghee. “Coloque algumas ervas em forminhas de gelo, como alecrim e tomilho por exemplo, e despeje a manteiga lá dentro. Quando se solidificar no freezer, você terá uma manteiga saudável e temperada”, afirma.

FAÇA SUA PRÓPRIA MANTEIGA GHEE
1) Coloque a manteiga em uma vasilha. Esse recipiente deve ser colocado dentro de uma panela maior com água para o banho-maria. Leve ao fogo médio
2) Ela começará a derreter e formará uma espuma branca na superfície, que deve ser retirada com a ajuda de uma escumadeira
3) Quando acabar de subir a espuma, retire a panela do banho-maria e coloque-a diretamente no fogo médio para que suba (ou não) um pouco mais dessa mesma espuma
4) Certifique-se de que o fogo não está muito alto para a manteiga não esquentar demais e saturar
5) Note que formarão alguns cristais no fundo da panela, que também serão descartados
6) A manteiga ghee está pronta quando parecer um óleo dourado, brilhante e transparente
7) Pegue um recipiente de vidro e uma peneira bem fina. Com a ajuda de uma colher, retire a manteiga derretida, tomando cuidado para não pegar os cristais do fundo
8) Armazene-a em temperatura ambiente ou, se preferir, na geladeira

Fonte: Fernanda Carneiro, culinarista funcional