Caminhada é atividade física preferida dos brasileiros

Pesquisa mostra a importância de a população ter acesso a condições que favoreçam a prática da caminhada, corrida e bicicleta

25/07/2014 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Em qualquer horário, por qualquer pessoa e sem investimento financeiro. A caminhada aparece em primeiro lugar na lista de atividades físicas mais praticadas pelos brasileiros. Estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens-USP) mostra a adesão de 18,1% da população. Na sequência, ficaram a musculação/ginástica (11,2%), o futebol (7,2%), a corrida (3,1%) e a bicicleta (2%).

Beto Novaes/EM/D.A Press
Caminhada aparece em primeiro lugar também na lista dos belo-horizontinos (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
De autoria do professor do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Rafael Moreira Claro, e dos pesquisadores da Universidade de São Paulo, Thiago Hérick de Sá e Leandro Martin Totaro Garcia, o levantamento ressalta a importância de as cidades oferecerem condições para essas práticas esportivas como a conservação de calçadas, parques e praças. “Mais de um quinto da população faz da caminhada e da corrida suas atividades físicas”, afirma o pesquisador mineiro.

Levantamento do Saúde Plena mostra opções (por regional) de locais na capital mineira onde é possível  praticar uma atividade física. Escolha a sua!



Em Belo Horizonte, os dados seguiram a tendência do país. Por aqui, 21,5% dos entrevistados afirmaram praticar caminhada. Em relação ao uso da bicicleta, apenas 1,5% dos mineiros são adeptos. “A estagnação do ciclismo nas capitais pode ser associada à escassez cada vez maior de áreas seguras para o uso da bicicleta”, explica Rafael Moreira Claro que também chama atenção para a queda na prática do futebol: “É curioso que a prática dessa atividade esteja diminuindo em um momento em que o número de telespectadores do esporte esteja em alta”.

Conheça os grupos de pedal urbano em BH

A pesquisa considerou dados de entrevistas feitas pelo Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2012, com adultos residentes em todas as 27 capitais do país, com o objetivo de avaliar quais os tipos de atividades físicas mais praticadas pela população.