Ursinho que ameniza solidão de crianças com câncer rende prêmio mundial a profissionais mineiros

Bichinho de pelúcia transmite mensagens de voz de familiares, amigos, colegas e professores, gravadas por um aplicativo de celular

por Estado de Minas 10/07/2014 11:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Reprodução / Youtube
A ideia é aproveitar o vínculo das crianças com seus brinquedos para amenizar a saudade da vida fora do hospital (foto: Reprodução / Youtube)
A agência mineira de comunicação digital 3bits Estúdio Criativo honrou Minais no 61º Cannes Lions Festival Internacional de criatividade em 2014. Com o projeto do Ursinho Elo, conquistou o Leão de Ouro na categoria Mobile, que premia o melhor trabalho criativo ativado por meio de dispositivos móveis, aplicativo ou mobile web.

 

Assista ao vídeo da campanha:

 


AFETIVO

Marcos Michelin/EM/D.A Press
Ricardo Wagner: satisfação pelo reconhecimento internacional do projeto (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
Trata-se de uma solução criada para diminuir a solidão das crianças internadas em isolamento para o tratamento do câncer. O ursinho de pelúcia transmite mensagens de voz de familiares, amigos, colegas e professores, gravadas por um aplicativo de celular.

A ideia é aproveitar o vínculo das crianças com seus brinquedos para amenizar a saudade da vida fora do hospital.

PARCERIA
A 3bits é a empresa responsável pela criação da solução tecnológica do Ursinho Elo. O projeto foi realizado em parceria com a DM9Rio para o Hospital Amaral Carvalho, referência da oncologia infantil no Brasil e na América Latina, localizado em Jaú (SP). "É muito gratificante ter o reconhecimento deste trabalho em um festival internacional, principalmente por se tratar de uma iniciativa voluntária da agência, que pode afetar positivamente a vida de muitas crianças em tratamento", declara o diretor da 3bits, Ricardo Wagner. "Agora, a expectativa é estender o projeto a outras instituições de saúde, ajudando ainda mais pessoas", acrescenta.

FUNCIONALIDADE
Ao apertar a mão do ursinho, a criança ouve a voz de seus familiares e amigos. O brinquedo foi adaptado para comportar o equipamento que recebe as mensagens. Por sua vez, o hospital recebe os arquivos personalizados e o sistema desenvolvido pela 3bits intercepta esses recados, que passam por um processo de moderação dos médicos para selecionar o conteúdo de acordo com o tratamento e o estado emocional de cada criança. "O aplicativo se encarrega de automatizar esse processo, a fim de que a criança receba apenas asmensagens selecionadas, tudo isso sem precisar ficar longe do brinquedo", explica Wagner. Além do Ouro, o projeto do Ursinho Elo foi finalista na categoria Cyber e no Lions Health, festival paralelo de Cannes que celebra o poder da criatividade de quem trabalha com marketing voltado para a área da saúde.