Indicada para qualquer idade, natação coleciona benefícios para a saúde

Atividade é sugerida para quem tem problemas na coluna e nos joelhos, por ser um exercício que não causa impacto

por Estado de Minas 18/06/2014 11:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
César Cielo, atleta do Minas, começou a nadar por sugestão do pai, que é pediatra (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Indicada para qualquer idade, a natação é utilizada tanto para melhorar o condicionamento físico quanto para beneficiar o sistema cardiorrespiratório. De acordo com o coordenador de aqua e kids da academia Bodytech, José Roberto Moreira, a atividade é sugerida para quem tem problemas na coluna e nos joelhos, por ser um exercício que não causa impacto, já que trabalha com o corpo na horizontal.

O educador físico conta que existem várias outras vantagens de se fazer natação, entre elas:

» É um relaxante natural, alivia o estresse e transmite sensação de leveza e calmaria no atleta.
» Trabalha a coordenação motora, por movimentar os braços e as pernas ao mesmo tempo.
» Fortalece os músculos e trabalha a flexibilidade.
» Um treino de natação para uma pessoa de 70kg pode gerar um gasto calórico médio de 600kcal/h.


O professor indica ainda que pessoas que queiram iniciar o exercício comecem devagar, com poucas sessões, aumentando gradativamente a quantidade de aulas. Seguem algumas dicas:

» Procure um médico para fazer uma avaliação física e fisioterápica. Normalmente, as academias já proporcionam essa consulta.
» Três sessões semanais de aproximadamente 45 minutos cada são o suficiente para quem está iniciando.
» Antes da atividade, é necessário se alimentar. Frutas e sucos são os mais indicados por serem leves.
» Após o exercício também é preciso comer. Os carboidratos, como massas e pães, são a melhor escolha.
» Apesar de exercitar-se na água, o praticante precisa se hidratar durante a atividade. Parece que não, mas a natação faz com que o atleta libere muito suor.


E se seu objetivo é ter uma vida mais saudável e perder peso, fique atento também a essa dicas:

Jair Amaral/EM/D.a Press
Além de saudável, a bicicleta é um meio de condução indicado para quem quer economizar (foto: Jair Amaral/EM/D.a Press)
Para quem quer economizar
:
Além de saudável, a bicicleta é um meio de condução indicado para quem quer economizar. As pessoas estão, cada vez mais, utilizando esse método não só como passeio, mas para ir ao trabalho e à escola. As bikes são utilizadas para modificar essa sensação de perda de tempo e de estresse causada pelo trânsito diário, por serem boas opções para manter o condicionamento físico.

Se você quer começar essa atividade, o site da Escola Bike Anjo (www.bikeanjobh.wordpress.com), grupo que ensina as pessoas a andar corretamente de bicicleta, contém várias dicas que podem ajudar, como itens de segurança adequados, tráfego nas grandes vias, sinalização, entre outras.

Controle
Pessoas com sobrepeso ou obesidade com diabetes têm agora a opção de reeducação alimentar por meio de programas nutricionais de gerenciamento de peso. Esses métodos contêm produtos funcionais que ajudam os pacientes a realizar o tratamento de maneira saudável, além de contar com a substituição das refeições.

Os hábitos saudáveis devem ser acompanhados por especialistas, que podem ajudar no controle das doenças e na redução de peso. De acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Luiz Turatti, as opções de educação alimentar por meio de soluções nutricionais trazem mais resultados na perda e no controle de peso, sendo por isso as mais indicadas.