Veja sete mitos que envolvem os cuidados com os cabelos

A maioria das mulheres tem uma lista extensa de tentativas frustradas de tratar os fios; veja dicas

por Estado de Minas 12/04/2014 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Pode confessar: qual loucura você já fez para deixar os cabelos mais bonitos? É bem provável que a maioria das mulheres tenha uma lista extensa de tentativas frustradas de tratar os fios. Muitas se arriscam preparando máscaras caseiras, outras misturam substâncias ao xampu ou condicionador e ainda existem aquelas que compram produtos com promessas milagrosas, mas nenhuma delas tem a certeza de que as fórmulas realmente funcionam.

 

Leia também: Cabelos tingidos com cores berrantes, como rosa e azul, ficam cada vez mais populares

 

A tricologista ortomolecular Sandra Assis Maia, da clínica capilar Alto Stima, em Goiânia (GO), alerta que as mulheres não devem procurar soluções que prometem mudar a aparência dos fios de um dia para o outro. É recomendado consultar um profissional que possa indicar o produto mais adequado para o tipo de cabelo e, mesmo assim, o resultado só aparece depois de um tempo de uso. A seguir, a especialista aponta o que não deve ser usado para tratar os fios.

Quinho
Não se deve procurar soluções que prometem mudar a aparência dos fios de um dia para o outro (foto: Quinho)
1. Misturar uma ampola de vitamina A ao condicionador

Muitas ampolas são incompatíveis com a fórmula do condicionador e, por isso, as substâncias não se misturam. A maneira mais eficaz de nutrir os cabelos é com fórmulas indicadas por um especialista.

2. Enxaguar os fios com limão
Existe o sério risco de causar queimaduras. Caso o limão não seja totalmente retirado do couro cabeludo, em contato com o sol ele pode provocar graves ferimentos.

3. Usar vinagre para dar brilho
Apesar de ter a fama de ser uma fonte de brilho, o vinagre não contém nutrientes que beneficiam o cabelo. Por ter ácido em sua composição, ele neutraliza os fios e dá a impressão de brilho, contudo, a sua fórmula os deixa mais rígidos
e quebradiços.

4. Preparar máscaras com maionese
Como é rica em gordura, a maionese pode deixar resíduos nos fios, tornando-os mais opacos. Máscaras com óleo de amêndoas ou abacate são mais eficientes.

5. Colocar anticoncepcional no xampu para o cabelo crescer mais rápido
Os hormônios presentes em anticoncepcionais não têm efeito nenhum no cabelo.

6. Encharcar os cabelos com óleos
O uso exagerado de cremes e óleos pode deixar o couro cabeludo úmido e oleoso, causando doenças como a dermatite seborreica (caspa) e até queda. Produtos oleosos devem ser usados em pequenas quantidades e nunca aplicados na raiz, apenas nas pontas.

7. Usar produto de cabelo liso para eliminar os cachos
Esse tipo de cosmético é feito especialmente para quem tem os fios lisos. Por isso, não espere que essa linha de produtos vá soltar, alisar ou tirar o volume dos seus cachos.