Hidratante de banho com enxágue é o mais novo desejo de consumo das mulheres práticas

Correria do dia a dia não impede cuidado com o corpo e a forma como elas lidam com a beleza

por Lilian Monteiro 25/02/2014 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Natura / Divulgação
A proposta é, ainda debaixo do chuveiro, usar o creme ou óleo com enxágue para deixar a pele macia ao toque e hidratada sem perder tempo (foto: Natura / Divulgação)
Cada vez mais o banho se torna uma rotina de cuidados. Tempo para cuidar da pele e acarinhar a autoestima. O mais novo desejo das mulheres, também liberado para os homens (ainda que só os metrossexuais arrisquem!), é incluir no passo a passo da beleza o uso do hidratante de banho. A proposta é, ainda debaixo do chuveiro, usar o creme ou óleo com enxágue para deixar a pele macia ao toque e hidratada sem perder tempo. Solução fácil, rápida e prática tanto para dias quentes quanto para os frios. No calor, você evita a sensação de ficar “grudenta” e, no frio, foge da “tremedeira”. Mas será que a pele fica mesmo suave e sedosa sem precisar do hidratante comum?

O certo é que a pele tem de ser hidratada, já que atua como barreira contra agentes externos. Sem falar que, esteticamente, mal cuidada vai apresentar aspecto áspero, seco, sem brilho. Nada bonita. A dermatologista Adriene Barbosa Cabral reconhece que os hidratantes e óleos de banho são produtos cada vez mais comuns, com inúmeras marcas, nacionais ou importadas, e, apesar de não ser novidade, têm se popularizado. “Vivemos um verão atípico, muito quente e seco. A baixa umidade do ar favorece o ressecamento e um aumento da sensibilidade da pele. A hidratação diária da pele deveria ser um hábito na vida de todas as pessoas e de todas as idades. Para aquelas com vida corrida ou preguiça de se hidratar com cremes e loções tradicionais, os hidratantes “in shower” são uma opção. Mas é importante alertar que a qualidade da hidratação e o tempo em que a pele se manterá hidratada são inferiores quando comparado ao uso de hidratantes após o banho. E ele não é recomendado para quem tem pele seca.”

No entanto, Adriene Barbosa Cabral assegura que os hidratantes de banho oleosos formam uma barreira que evita a perda da umidade natural na pele. Eles mantêm a hidratação que a pele já tem. “Deve-se dar preferência a produtos à base de óleos vegetais, que causam menos alergia. Como aderem à pele, costumam causar uma certa intolerância nos usuários no período de calor, em que suamos mais.”

A dermatologista ensina que os hidratantes de banho cremosos têm em sua formulação óleos, água e outras substâncias nutritivas que, além de formar uma barreira, acrescentam hidratação à pele. “A escolha quanto ao tipo (creme ou óleo) é pessoal. Não recomendo o uso desses produtos em regiões do corpo naturalmente mais oleosas, como rosto, tórax e nas costas, devido ao risco de aparecimento de acne. Vale ressaltar que frequentemente somos procurados por pacientes com dermatites causadas por produtos comerciais muito perfumados e com muita química. Com relação ao assunto, é muito importante orientar o paciente em como tomar banho de forma saudável, o que ajudaria a melhorar a qualidade da pele independentemente de como será feita ou não a hidratação.”

CELEBRAÇÃO
Penélope Uiehara, gerente de marketing de ativação da Natura, explica que a linha de hidratantes de banho com enxágue da marca apresenta fórmulas que contam com óleos vegetais com 12 e 24 horas de hidratação. “Nossos produtos promovem uma experiência sensorial e transformam o banho num momento de celebração do corpo. A proposta inicial é invernal, até porque é a época em que a consumidora mais procura pelo produto, mas ele pode ser usado o ano todo. De algodão, frutas vermelhas e amora e amêndoas, a aplicação é suave, a emulsão é fluída e cremosa.”

A marca tem ainda o óleo trifásico, que desodoriza a pele e é rico em ácidos graxos, o que confere emoliência com a formação de um filme protetor. “As diferenças estão nas fragrâncias e no tempo de hidratação. São para todo tipo de pele, da mais ressecada à mais oleosa. E podem ser usados no dia a dia.”

Suave massagem
Gerente de cuidados pessoais de O Boticário, Ricardo Gritsch enfatiza que os produtos da marca “têm ação emoliente e proporcionam sensação intensa de maciez em todo o corpo. A proposta é oferecer na hora do banho um momento ideal para ficar com a pele hidratada e perfumada com propriedades nutritivas que deixam o corpo macio. É para ser aplicado depois do sabonete e enxaguado em seguida. A fórmula tem os energizantes óleos de monoï e argan”. Ele recomenda que a consumidora aproveite a hora para “fazer uma suave massagem”.

Natura / Divulgação
Hidratantes de banho oleosos formam uma barreira que evita a perda da umidade natural na pele (foto: Natura / Divulgação)
De acordo com Ricardo, óleo ou creme, a escolha depende do gosto de cada uma. “O óleo corporal ultra- hidratante frutoterapia garante mais de 30 horas de hidratação intensa sem deixar a sensação residual do produto. Composto apenas por óleos vegetais, ele contém óleos de uva, amêndoas, monoï e argan. Com textura mais densa, garante ultra-hidratação e a sensação de toque aveludado na pele.” A marca acaba de lançar o óleo corporal baobá & tamanu, que garante 30 horas de hidratação e visual iluminado. “São ingredientes exóticos que proporcionam textura única na pele.”

OPÇÕES

De olho nessa fatia de consumidoras, a alemã Nivea também lançou sua linha de hidratantes especialmente para a hora do banho no Brasil. Com textura firme e consistente, a marca garante que é absorvida facilmente pela pele úmida. “Buscamos oferecer uma experiência que une praticidade e alto poder de hidratação”, enfatiza Tatiana Ponce, diretora de marketing e trade da BDF Nivea. A marca tem duas versões, a milk, para peles secas, com óleo de amendôas e minerais naturais, e a lotion express, com minerais marinhos e indicada a todos os tipos de pele.

A Monange também está nessa disputa com sua linha de hidratante de banho flor de baunilha, que promete nutrir a segunda camada da pele. Com tantas opções, você encontra produtos de R$ 7 a R$ 70. É experimentar e encontrar o que combina com sua pele.

Passo a passo do banho saudável

1 – Os banhos devem ser rápidos
2 – Evite banhos de imersão (de banheira)
3 – A água do banho deve estar em uma temperatura morna para fria
4 – O uso do sabonete deve ser comedido! Seu uso é indicado em regiões como pescoço, axilas, virilha e pés. Nas outras regiões, uma pequena quantidade é suficiente.
5 – Buchas ásperas, muito esfoliantes, não devem ser usadas no dia a dia
6 – A toalha de banho não deve ser esfregada vigorosamente e sim batida levemente na pele
7 – O hidratante deve ser massageado na pele semiúmida, assim que sair do banho, para melhor absorção

Fonte: Dermatologista Adriene Barbosa Cabral