CrossFit conquista mineiros adeptos de treinamento de alta intensidade e performance

A modalidade praticada pela S. W. A. T., Bombeiros, Exército e Marinha trabalha a força, flexibilidade, potência, resistência cardiorrespiratória e muscular, velocidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e precisão

por Lilian Monteiro 25/09/2013 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Juarez Rodrigues/EM/ D.A Press
Henrique Filizzola Mesquita - estudante de administração do Ibmec (foto: Juarez Rodrigues/EM/ D.A Press)
Força, flexibilidade, potência, resistência cardiorrespiratória e muscular, velocidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e precisão. O crossFit é a modalidade perfeita para quem busca o condicionamento físico completo e está à procura do melhor corpo para encarar o verão que vem aí. Indicada para todas as idades, a atividade, desenvolvida nos anos 1980 nos Estados Unidos, começou com o treinador Greg Glasman dando aulas aos seus amigos da ginástica olímpica. Sucesso imediato, agentes das forças especiais americanas, marinheiros e S. W. A. T. passaram a utiliza-la como base da preparação física de suas tropas. Desde então, faz parte do programa de treinamento de academias militares de elite.

Há dois anos essa prática chegou a Belo Horizonte e logo ganhou adeptos por otimizar a capacidade física em exercícios dos mais variados como pular corda, correr, levantar peso, saltar, remar, escalar corda, jogar medicine ball (halter bola), subir nas argolas, pendurar na barra, dar cambalhota e qualquer outro ação que faça você se movimentar. Cansou? Pense na queima calórica e no resultado que o cansaço e o desânimo somem. O foco e a mentalização têm de ser no resultado: qualidade de vida saudável e corpo na medida certa. Metas que exigem comprometimento.

Carlos Eduardo Guedes, o Cadu; Leonardo Pádua, o Leo; e Luiz Mello, formados em educação física, montaram a crossfit BH e, com mais de 300 alunos, estão com as vagas quase esgotadas. "Oficialmente, a modalidade chegou a Belo Horizonte em julho de 2010, com a primeira academia credenciada de Minas Gerais, a crossfit BH. Com professores certificados nos Estados Unidos e Canadá, fomos a segunda academia de crossfit do Brasil", garante Luiz.

Já Cadu destaca o diferencial da prática, que não trabalha músculos isolados, mas o conjunto. "É mais complexo e torna o treino completo, porque exige demanda energética maior." Como perder peso é a meta desafiadora da maioria, ele, também nutricionista, enfatiza que a modalidade, que alguns chegam a dizer que proporciona queima de 500 calorias por sessão, "queima dependendo do peso corporal e do nível de condicionamento de cada um. O principal é que a alta intensidade aumenta o gasto calórico ao longo do dia. Ou seja, por algumas horas a pessoa ainda vai sentir o efeito".

Cadu explica que, para não desanimar, as aulas são coletivas e todos os exercícios podem ser adaptados. Se for para subir numa caixa, ela pode ter 20, 40 ou 60cm. Se a barra pede elástico, ele pode ser mais fino ou mais grosso para ajudar na execução e assim por diante: "A turma é heterogênea e cada um usa sua carga. Um dá força ao outro e forma-se uma comunidade. Ninguém faz aula com headphone e vai embora. Todos se entrosam e são incluídos no grupo."

MOMENTOS
Ele conta que a aula, com uma hora de duração, é dividida em três momentos. Primeiro, o aquecimento. Em seguida, a técnica, quando o professor ensina os movimentos e trabalha a capacidade física como força, coordenação e flexibilidade. "A terceira etapa é o workout of the day (WOD), ou seja, a missão do dia. Dentro das forças especiais, o treino militar tem sempre uma missão a executar. Assim fazemos na academia. Não é circuito, os alunos recebem uma missão e têm de cumprir no menor tempo possível ou maior número de repetições."

Luiz Mello enfatiza que o crossfit é um esporte derivado de outros, como atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso. "A proposta é reunir tais esportes em um só e conseguir que o praticante seja apto a realizar tarefas diferentes baseadas em várias capacidades físicas para buscar condicionamento físico completo."

Três princípios do CrossFit

1) Movimentos funcionais: realizados com o maior número de grupos musculares possível, utilizando exercícios de levantamento de peso, ginásticos e cíclicos, incluindo movimentos como remar, correr, pular corda, mover cargas por determinadas distâncias em curto espaço de tempo e muito mais.
2) Estímulos constantemente variados: tem como objetivo preparar para qualquer tipo de situação, além de evitar rotinas, já que ela é o maior inimigo dos treinos e dos resultados.
3) Alta intensidade: comprovadamente a melhor forma de elevar o nível de condicionamento e alcançar os objetivos.

Onde fazer:
» Crossfit Lourdes
Rua da Bahia, 1.605. Telefone: (31) 3222-5862.

» Crossfit Pampulha
Rua Doutor Agnaldo de Monteiro, 67, Bairro Castelo.
Telefone: (31) 3654-6192.

» Academia Body On e Crossfit Guerreiro
Rua Mossoró, 140, Bairro Nova Floresta. Telefone: (31) 3421-4444.

Juarez Rodrigues/EM/ D.A Press
Fernanda Gardini - administradora de empresa e dona marca de roupa FG (foto: Juarez Rodrigues/EM/ D.A Press)


Depoimentos
:

Fernanda Gardini - administradora de empresa e dona marca de roupa FG

"Sempre gostei de academia. Fazia musculação e corria. Mas buscava novidade e uma amiga me apresentou o CrossFit. Fiz uma aula experimental e gostei muito porque não tem rotina. São exercícios variados e espanta a preguiça. Tive uma evolução absurda, meu percentual de gordura baixou e melhorou meu condicionamento físico. Adoro correr e meu desempenho também deu um salto. São exercícios pesados, é preciso disposição, mas é tão bom que nem sequer lembro do cansaço ou da dor. Faço três vezes por semana. Comecei com movimentos simples e aos poucos evoluo. Aliás, só penso em aumentar."

Henrique Filizzola Mesquita - estudante de administração do Ibmec

"Faço crossfit há dois anos. Depois de um intercâmbio, voltei ao Brasil e encarava academia com um personal trainer, o Leo. Mas sempre fui agitado e ficava entediado, não me dedicava tanto. Fui apresentado à modalidade e, como sempre fiz esportes, o crossfit virou meu hobby, esporte e paixão. Como exige muito, na academia formamos um grupo que é uma família, um dá a mão para o outro. É a prática em que quem fica por último é o que tem mais torcida para terminar sua missão. O legal é que ele nos ensina a ter consciência corporal e o que podemos atingir. E ainda desenvolvemos rápido. Estava num ritmo nada saudável e com o crossfit perdi 30 quilos e ganhei muita massa magra e habilidade que nunca sonhei ter. Sempre fiz esporte, luta, natação, e hoje além do crossfit corro e pratico por lazer basquete, futebol e squash. É impressionante como minha resistência e força aumentaram. Incrível. É tão bom que carreguei a família toda, só meu pai ainda não aderiu."