Pesquisador faz palestra em BH e mostra a relação entre a água e palavras como amor e gratidão

A real influência que as palavras, orações e expressões têm sobre o corpo humano ainda é um mistério.

10/09/2013 13:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Office/Divulgação
Cristal de gelo formado ao ser exposto à palavra "obrigado" (foto: Office/Divulgação)
Palavras de carinho, cuidado e atenção trazem conforto e acolhimento. Isso não só se sabe, como se sente constantemente na rotina diária. Mas como mensurar o quanto expressões como amor, obrigado e gratidão podem exercer influências positivas sobre o ambiente ao redor? O cientista japonês Masaru Emoto descobriu a resposta por meio de pesquisas com a água. O estudo, destrinchado no best-seller 'Mensagens da água', será apresentado por Emoto em Belo Horizonte, na palestra 'Mensagens da água – Para uma vida saudável' nesta terça-feira.

Office/Divulgação
Cristal de gelo formado ao ser exposto à frase "seu idiota" (foto: Office/Divulgação)
Nesta pesquisa, realizada no fim da década de 1990, fica claro o poder que palavras, orações e pensamentos positivos têm. Quando a água sofre influência de sentimentos bons, absorve a energia emitida e passa por uma transformação em sua estrutura, fazendo com que as moléculas se comportem de forma distinta. O resultado só é visível na água congelada.

Por isso algumas amostras foram colocadas em potes e submetidas à temperatura de 25 graus centígrados negativos durante três horas. Antes, foram fixados adesivos com palavras como amor e obrigado em torno do recipiente. Finalizado o tempo, os potes eram levados para câmaras frigoríficas onde microscópio e aparato fotográfico estavam prontos para verificar o formato das partículas de cristal formadas durante o processo de resfriamento.

Para surpresa de todos, os cristais de gelo criavam hexágonos perfeitos, claros e com formatos diversos quando a água vinha de uma fonte de boas vibrações, que poderia ser palavras, orações, meditação e estilos musicais como concertos clássicos. Mas nenhuma imagem surgia quando o líquido era relacionado a sentimentos como ódio, inveja ou a frases como “vou te matar”. Os cristais não formavam figuras perfeitas e sim grandes borrões.

O pesquisador explica que tudo transmite vibração, mesmo que as palavras sejam escritas e não lidas em voz alta. E a água é capaz de capturar essa energia em movimento e deixar transparecer, por meio dos cristais de gelo, a beleza e serenidade ou a tristeza e obscuridade que lhe é característica. Os reflexos podem ser sentidos inclusive no corpo humano, que tem 70% de sua composição de água.

“Palavras bonitas têm vibrações lindas e claras. Quando se manifestam na forma de cristais, revelam o poder oculto que têm”, explica o pesquisador japonês, que já tratou mais de 15 mil pessoas doentes utilizando a energia vital vinda da água, denominada por ele de hado. Usando um aparelho chamado analisador de ressonância magnética, Emoto conseguiu medir essa energia vital (hado) que acabou sendo utilizada como remédio.

Office/Divulgação
Cristal de gelo formado ao ser exposto à frase "você é lindo" (foto: Office/Divulgação)
MISTÉRIO
A real influência que as palavras, orações e expressões têm sobre o corpo humano ainda é um mistério. Para o geobiólogo e fundador da Casa Saudável, Allan Lopes, uma cadeia de pensamentos lógicos, mas ainda não comprovada, leva a crer que a água que está no nosso organismo também sofre reflexos e alterações estimulados pela energia que nos circula. “Se influencio de forma negativa a água, o corpo reage. Eventualmente pode deixar de criar estruturas harmônicas no organismo, perdendo o formato e, eventualmente, a função original, o que pode evoluir para uma doença”, avalia. “Uma comprovação laboratorial seria o próximo passo”, acrescenta.

Para Allan, o ideal é nos colocarmos como uma grande garrafa d’água e estimulá-la com pensamentos positivos, amor e gratidão. “Se ocorre com a água, ocorre com nosso corpo também”, garante. Para o geobiólogo, o estudo do japonês comprovou que os pensamentos movem a matéria. “A próxima etapa seria analisar como mexem com nosso corpo.”

Serviço:
Palestra “Mensagens da água – Para uma vida saudável”
Data: 10 de setembro
Horário: 19h
Local: Minascentro – Teatro Topázio
Ingressos: www.minhacasasaudavel.com.br
Valor: R$ 150

Office/Divulgação
Cristal de gelo formado ao ser exposto à frase "vou te matar" (foto: Office/Divulgação)