Pilates mostra ótimos resultados entre os praticantes com idade avançada

Atividade trabalha o fortalecimento da musculatura, a respiração e a concentração

por Revista do CB 29/08/2013 11:00
Janine Moraes/CB/D.A Press
Praticante de pilates há mais de um ano, Concita Vieira esbanja vitalidade aos 71 anos (foto: Janine Moraes/CB/D.A Press)
Atingir a maturidade com qualidade de vida é o desejo da maioria das pessoas. Passar a marca dos 70 anos “vendendo” disposição, condicionamento físico, flexibilidade e elasticidade nos membros, controle sobre o trato urinário, entre outros benefícios, ainda é privilégio para poucos. Porém, para os praticantes de pilates, esse é um sonho cada vez mais próximo. Os adeptos dessa modalidade fitness em idade mais avançada vêm demonstrando resultados muito positivos. Redução de dores ósseas e em ligamentos, estímulo à produção natural de cálcio pelo corpo — fator que auxilia na prevenção de doenças ósseas, como a osteopenia e a osteoporose — e controle da musculatura pélvica são algumas das grandes vantagens da atividade para quem está na chamada melhor idade.

Roberto Alves, instrutor da modalidade e professor de educação física, ressalta que o impacto zero para as articulações é uma das maiores vantagens para praticantes em idade mais avançada. Segundo ele, os exercícios do pilates, que é baseado no princípio da contrologia (leia abaixo), são trabalhados com movimentos de poucas repetições, em sua maioria realizados com o corpo em posição horizontal, com foco na flexibilidade de ligamentos e no fortalecimento de músculos. O objetivo é usar princípios de concentração, respiração e fortalecimento muscular, integrando corpo e mente em uma mesma atividade.

Além do aumento da força muscular, da melhoria da condição respiratória e postural e da concentração, o professor também destaca a ação do pilates no assoalho pélvico, na base do quadril, especialmente para os mais velhos. “Diferentemente da maioria dos outros métodos, o pilates estimula musculaturas implícitas da região do abdome, que ajudam a regular o fluxo de urina e fezes, o que muitas vezes é um problema para os idosos.”

Concita Vieira, 71 anos, pratica pilates há cerca de um ano e já sente no corpo as consequências. A aposentada exalta os resultados do método e se diz empolgada. “Tive um grande aumento de força muscular e de flexibilidade, mas, principalmente, o pilates me ajudou a corrigir a postura, o que eu acho muito importante.” Ainda segundo Roberto Alves, o pilates pode reduzir e abrandar males muito comuns em idosos, tais como, artrose, artrite, osteopenia, entre outras patologias inerentes à idade.

O instrutor de dona Concita, Wesley Paixão, afirma com otimismo e bom humor que sua aluna não fica “devendo” em nada para muitos de seus alunos jovens. “Por trabalhar músculos muito específicos, o pilates permite que pessoas como dona Concita, mesmo com a idade, após algum tempo de prática, acabem se destacando perante jovens novatos, que não tiveram chance de fortalecer esses músculos.”

Outro bom exemplo, segundo o instrutor, é Laudelina Cotrim, de 68 anos. Também praticante há cerca de um ano, ela encontrou no pilates, além de uma forma de se manter saudável, uma válvula de escape. “Para mim, é como uma continuação da ioga, que também pratico. É tão relaxante quanto, você esquece de tudo e se concentra só no movimento.” Laudelina diz ser uma pessoa muito ativa. “Nenhuma das minhas amigas da época da faculdade aguenta meu ritmo. Às vezes, até algumas mais novas, do trabalho, ficam espantadas com o meu pique”, diverte-se. O corpo de Laudelina já se habituou à prática diária. Quando deixa de fazer um único dia, não se sente bem. “Por isso, para não ter erro, tem dias que faço pilates até duas vezes por dia.”

Tudo sob controle

A teoria da contrologia se baseia no controle total do corpo, unindo a mente e a respiração ao exercício, realizado com concentração e precisão exaustiva. Os exercícios exigem equilíbrio e estabilidade, a partir do centro do corpo. A contrologia se divide em princípios. A seguir, os principais deles e seus respectivos efeitos em corpos de idade avançada:

Princípio da concentração - Centrar a mente para permanecer no “aqui e agora” sem dar lugar à distração. Nos idosos: com o avanço da idade, o corpo começa a apresentar algumas perdas cognitivas, e o trabalho de concentração ajuda a minimizar essas perdas.
Princípio do controle - Estar sempre vigilante, educar para que a respiração seja feita no momento certo, não permitir que as regiões que possam sofrer sobrecarga estejam fora do alinhamento.Nos idosos: o princípio do controle ajuda na manutenção da coordenação motora.
Princípio da fluidez - Realizar todas as etapas do movimento de forma lenta e fluente.Nos idosos: com o avanço da idade, é natural que os movimentos fiquem menos precisos, muita vezes com tremedeiras. O princípio da fluidez ajuda a minimizar esses sintomas.
Princípio da centralização - Fortalecer os músculos do quadril. Nos idosos: importante para fortalecer e melhorar a função dos órgão internos.