Novo tratamento para doenças cardíacas usa a grapefruit

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que cerca de 23,3 milhões de pessoas morrerão de uma doença cardiovascular até 2030

por AFP / Relaxnews 13/08/2013 10:02

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
©velora/Shutterstock.com
A fruta também é conhecido pelos nomes de jamboa, grapefruit, laranja-melancia, pamplemussa, laranja vermelha, laranja-romã, entre outras denominações (foto: ©velora/Shutterstock.com)
Pesquisadores da Universidade de Glasgow indentificaram moléculas presente na grapefruit (também conhecida no Brasil como toranja, do cruzamento entre a laranja e o pomelo), os flavonóides, que podem entrar na elaboração de um futuro tratamento contra doenças cardiovasculares. Os resultados deste estudo foram publicados na revista científica Biochemical Journal.

Os flavonóides são moléculas encontradas naturalmente em frutas cítricas e especialmente na grapefruit. Os cientistas da Universidade de Glasgow conseguiram demonstrar que elas eram eficazes na diminuição de uma inflamação responsável por doenças cardíacas fatais.

Os pesquisadores provaram que os tais flavonóides originados de cítricos isolados teriam um efeito "protetor" natural contra essa inflamação.

Esta descoberta permitiria "desenvolver uma nova geração de medicamentos anti-inflamatórios mais baratos, mais fáceis de produzir e menos tóxicos que os dos tratamentos atuais", concluem os principais autores do estudo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que cerca de 23,3 milhões de pessoas morrerão de uma doença cardiovascular até 2030.